Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

domingo, 16 de maio de 2010

Os melhore dias da minha vida (Janeiro de 1962 a Junho de 1975)

Os cafeeiros
As Holo-holo (Trotinetas)

Fui feliz na minha juventude. Cresci junto de gente boa, gente com um grande poder de humanismo, eram os meus amigos de raça negra das selvas do Amboim. Não tive outros amigos, mas hoje, com 56 anos de idade, sinto que, em todos amigos que criei, aqueles foram os melhores. Para mim sentia-os como irmãos. Vivia com eles nas sanzalas, nos kimbos. Aquelas aldeias eram as nossas cidades. Eles construíam em madeira, com as suas habilidades, um veículo de 2 rodas e que era idêntico ao que é vendido hoje aqui e que é chamado de trotineta. Naquelas descidas de terra batida e vermelha, logo em frente à Sanzala da Cananguena - Lundo, lá iam todos em fila com esses veículos, chamados de “Holo-holo”, e a poeira no ar e a criançada gritando de alegria.
Ali, por todo lado existiam as roças, chitacas, lavras, arimbos de café. As lavras eram mais de milho, feijão, batata-doce, mandioca, jinguba, papaia, mamão, abacate, manga, banana, ananás, Sap-sap (fruta pinha), etc.
Às Sextas-feiras e Sábado eu com um gira-discos de marca Philips, movido a pilhas e com 2 colunas, fazia farra até às 2h. da manhã com a luz fornecida por um petromaxe. Aquela gente, de todas as idades, mexendo o mataco e roçando as suas partes genitais na perna do parceiro, dançavam o merengue, o semba, as mornas e coladeiras. Para alem dos vinis da bela música como o Brinca na areia do Minguito, Zé Viola, Duo Ouro Negro, Thinina, Bana, Cesária Évora, e os merengues da República Dominicana etc. também gostavam que eu passa-se o Calhambeque do Roberto Carlos. Aqueles cafécos da minha idade entre os 16 e os 20 anos, de seios bem erguidos, de minissaia e um quimono, mostrando as belas ancas e suas barriguinha dançava com erotismo, não havia tabus e punham a minha cabeça maluca.
Durante os dias da semana, os mais velhos trabalhavam nas roças ou nas lavras.
Era uma zona de muito café, e era espectacular o todo desenrolar daquela planta. Desde o nascer da flor que inundava a tonga com o seu perfume e se misturava com as manhãs de Cacimbo, até o grão passar a vermelho pareciam cerejas, depois era colhido e colocado em grandes terreiros para secar, no fim de estar seco era transportado para dentro de um Armazém onde existia uma gigantesca debulhadora com grandes correias e grandes polis, accionada por um tractor que ficava na parte de fora e fazia a ligação á descascadora através dum veio. O Café saía dessa máquina em tão grande quantidade que dava para encher um saco de 50 quilos em 3 ou 4 minutos. Esse café, desde sair da Tonga até ser transportado para o lugar que recebia, acho que era o grémio, era transportado pelas velhas Secania, Volvo, Bedford, e quando paravam lá ia o ajudante colocar um calço de madeira junto á roda. Havia ainda umas carrinhas Chevrolet, GMC, Ford, e os Land Rover, e JEEP, alguns eram postos a trabalhar por manivela. Que grande saudade daqueles tempos onde todos nós vivíamos com alegria, Liberdade, Paz e Amor… Foi os melhores anos da minha vida e é por isso que “Amo Angola”.



Vocabulário:
Sanzala, Kimbo – Aldeia rudimentar.
Roças, Chitacas – Fazenda de cultivo de Café.
Arimbos – Lavras onde se cultivava todo o género para alimento.
Farra – Baile.
Mataco - O traseiro, rabo, nagdas.
Cafécos – Moças da idade dos 14 aos 25 (se focem solteira).
Quimono – Género de um Blusa mas curta de forma a ver-se a barriga.
Cacimbo – Nevoeiro denso provocado pela floresta virgem.
Terreiro – Era um terreno do tamanho de um campo de futebol, de terra batida, género de Eira.
Tonga – Era o nome que se dava dentro das roças de café que tinham sombra produzida por arvoredo secular.

21 comentários:

  1. "saudade daqueles tempos onde todos nós vivíamos com alegria, Liberdade, Paz e Amor… Foi os melhores anos da minha vida e é por isso que “Amo Angola”."

    Bonito.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. NOssa viajei com vc. Que vontade imensa de conhecer Angola. Amei, com certeza hoje tive momentos de uma leitura prazerosa. Abraços criativos.

    ResponderEliminar
  3. Interessante a narração, só que algumas palavras eu já sabia, pois usamos aqui no Brasil...

    Mas tudo é diferença da cultura, as vezes estranhamos, as vezes achamos pontos semelhantes.

    Fique com Deus, menina José.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Oi, José, meu amigo!! Boa tarde! Estou quase chegaaando...
    Mas como eu desejo ler muita coisa, volto então com mais calma, ok?
    Abs
    Glória

    ResponderEliminar
  5. José me emocionei muito lendo o seu Blog. As minhas origens são da Africa, Portugal e Espanha.
    Tua sensibilidade e a forma delicada como você percebe o mundo a sua volta são realmente incríveis. Parabéns por esse lindo espaço que vou seguir sempre.
    Paz e Bem,
    Namastê !!!!
    meu e-mail é hemyangel@gmail.com e o msn é hemilyangel@hotmail.com
    quando quiser bater um papo e trocar idéias será um prazer.

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Fiquei surpreendida com o seu comentário no meu blog.
    Entrei aqui e gostei do que li. Vou procurar ler mais e irei comentar, Ok?
    parabéns.
    clara

    ResponderEliminar
  7. Quando se tem uma infência alegre assim a gente carrega um pouquinho dessa felicidade dentro de nós para sempre. É só recordar e ela aparece.
    Lindas recordações.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá José,me emocionei com o seu perfil você é um batalhador.O seu blog é sensacional.Até breve.Forte abraço.Zen.

    ResponderEliminar
  9. Olá José,
    A sua história é ímpar e isso dá-lhe um valor especial. É sincero e genuíno; sensível e atento.
    Obrigada por me ter trazido até aqui.
    (Angola hoje é tão diferente..., mas o coração é o mesmo)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. José,
    Vim agradecer sua visita ao meu blog, e conhecer o seu. Lindo seu amor por Angola.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. José

    Adorei sua visita. Vou te visitar sempre sim e vou te add no meu.
    Nossa que lindo tudo isso aqui. Vou ter muito o que ler e ver.
    Obrigada.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  12. José, estou apaixonando-me por sua terra. e adorando conhecer as palavras locais.

    ResponderEliminar
  13. Caro José Sousa, já cá estive, mas hoj deixo "rasto". É meu jeito de retribuir-lhe a visita que deixou no nosso blog www.ajslobito.blogspot.com
    Muito obrigado e volte lé sempre!

    ResponderEliminar
  14. Grato pela visita, vim e li com atenção. Me transportei e revivi cenas que preencheram a minha juventude e onde me fiz gente.
    Kandandos e uma óptima semana.

    ResponderEliminar
  15. ;) obrigado pela visita no meu simples matabichar!!!
    Espero dar umas espreitadelas demoradas por aqui...
    Abraços!

    ResponderEliminar
  16. Ola, obrigado por ter visitado o meu blog, tmbem gostei do seu, poderemos trocar experiencias. sou seguir o seu blog

    obrigado

    ResponderEliminar
  17. Opá, meu cota como vai a vida popr aí?
    Olha da uma olhada neste blogs e verás que mudou

    ResponderEliminar
  18. Carissimo José de Sousa, só não gosta de Angola, quem nunca teve o privilégio de estar, cheirar e ver, é inegualavél o calor a paisagem as suas gentes, aquele pôr de sol maravilhoso no leste profundo, não há palavras...!! obrigado pela visita e comentário em cart3514, fiquei rendido e leitor do congulolundo.
    um abraço

    ResponderEliminar
  19. Estou aqui para retribuir a sua visita. Gostei imensamente deste blog e prometo ser mais um seu frequentador. Sucessos

    http://cangue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. ola querido.tbm estou me apaixonando ,por este lugar e esta gente,
    o guy e a mariane acabei de conhecer e fiz o bloguinho deles ,eles são um amores...um abraço!

    ResponderEliminar
  21. Meu irmão morou em Angola uns tempos a trabalho,gostou bastante.Uma beleza de texto e até copiei o vocabulário.
    Sento o cheiro do café rs... Viver com alegria e liberdade é uma lembrança que se constrói e não se esquece mais. Obrigada pela visita nos olhos da coruja. Montão de bjs e abraços

    ResponderEliminar