Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tradições nos meus "Cambas"


Os portugueses estiveram em Angola cerca de 500 anos. Eu, estive lá, como muita gente que lê os meus blogues sabem, nos anos 60 e metade dos anos 70. No entanto, segundo apreciei com meus olhos, é que sempre incentivaram os nativos de Angola a continuarem a ter as suas tradições de origem. Tradições, essas, que sempre dei e continuo a dar muito valor. Um povo, tem, desde séculos, as suas tradições e penso que não pode, ou não deveria haver um outro povo que tentassem substituí-las, não!!! Não concordo com essas. Eu falo disso, porque tal como tem acontecido em Portugal, também em Angola, actualmente, os jovens estão-se deixando influenciar por culturas e tradições que vem do Brasil, china, Europa e E.U.A. (confirmem no You Tube). É uma pena isto acontecer, pois eu vivi, como todos já se aperceberam, no mato, na selva, na savana, no lugar do Amboim-Kwanza-sul, e uma das coisas que ficou enraizada em mim foi as tradições dos meus “Cambas”. O Xinganche (um homem vestido com Capim e mascarado), a Batucada, o Semba (tipo de musica), o Feiticeiro (Bruxo que faz feitiço), o Soba (o Homem que ditas as leis e toma as devidas medidas na aldeia), o Quimbanda (Curandeiro). Depois tem o artesanato; o artesanato, faziam de tudo, desde panos, até peças feitas, com tanta sabedoria, de pau, de marfim, de chifre, até o capim (erva) servia para fazerem Quindas (cestos) lindos. Penso que os trabalhos artesanais dos africanos são lindos e inigualáveis. Havia, ainda, aqueles sinais feitos de uma Sanzala para a outra a 3, 4 ou 5 quilómetros de distância, através de grandes Bombos ou através de toques feitos por uma corneta construída de um grande chifre. Esses sinais, até poderiam serem o meio de comunicação para saberem que amanhã haverá ali uma dança, ou que iriam á caça, ou que precisavam de socorro do Quimbanda etc. etc. Enfim… são estas e muitas que me está na alma e não aceito que acabem com estas tradições, do país que tenho no coração.

13 comentários:

  1. Tem dois caminhos, tentar junto ao governo um projeto visando a conservação dos costumes, ou fazer uma ONG visando o mesmo objetivo...

    E ambos os casos, o problema seria arranjar recursos para manter empreitada, seja financeiro, ou de pessoal...

    Fique com Deus, menino José Sousa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. José, a África é um mundo à parte sem igual.
    Que privilégio, meu amigo de Portugal, vc ter vivido alguns anos por lá. Vc ficou enfeitiçado. Também não era para menos, pois a beleza desse lugar e a sua diversidade mostram-nos que o nosso mundo começou mesmo por lá.
    Acho tudo muito bonito e muito forte o que vc escreve, nos dá uma sensação de que pessoas assim, como vc, estão mais do que antenadas e com uma capacidade de visão inigualável.
    A sua força e disciplina ( rebelde rs ), na minha humilde opinião , são incontestáveis.
    São sustentadas por valores morais firmes e verdadeiros!
    Quem dera que todos tivessem essa sua coragem de opinião e a sua visão por direitos mais humanos.
    Você é um grande homem. Eu te admiro!

    Amigo, o que vc acha da Jornalista Helen Thomas? Eu assiste um documentário sobre ela e a achei uma mulher corajosa. Na verdade peguei o documentário já no final.
    Se vc gostar dela, vai aí uma idéia.
    Mas, continue enchendo os nossos olhos com a sua África querida.

    Abraços
    Glória

    Obs: Não entendo nada de política, José.
    Mas, posso ver quando cometem injustiças. Sou filha de militar bem da época da ditadura. fácil não, amigo!rsss

    ResponderEliminar
  3. Oi, José!
    Vim conhecer teu espaço também.
    Eu penso que devemos ampliar nossa visão e conhecer outros costumes, mas também preservar nossa cultura. Aqui em Florianópolis, cidade de colonização açoriana, não são muitas pessoas que ainda trabalham com a renda de bilro, pois as jovens não querem saber disso, querem dançar, sair, namorar. É uma pena, pois a cidade vai crescendo e perdendo suas características com o passar dos anos. E a preocupação dos governantes, claro, é apenas com a economia. Vai saber...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. José, que coisa linda teu amor pela África, que lindo o amor que tens pelo negro, sou neta de portugueses e meus avós eram racistas, eu não sou!
    Tuas postagens são admiráveis, cheias de sensibilidade e muito inteligentes.
    Tu escreves muito bem e algumas frases me tocam profundamente.
    Obrigada por me permitires conhecer esta África tão amada por ti!
    Um grande abraço!
    Estou te aguardando lá no meu blog, viu?

    ResponderEliminar
  5. Preservar a cultura de um povo é preservar sua identidade, mas vejo como é dificil desenvolver-se e preservar a cultura, entendo sua preocupação. A história tem inumeros exemplos dessas mudanças.
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante seu blog,amigo
    Obrigada por sua visita e por ser meu seguidor,também me tornei sua seguidora
    Abração

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que tu me convidaste para visitar, este teu blog é bárbaro,dá um banho de informações sobre Angola, rico em cultura.
    Teu amor por este povo é encantador e com certeza só dará frutos.
    Parabéns!
    Estou te seguindo.

    ResponderEliminar
  8. Tb acho que não existe necessidade de mudanças na tradição de ninguem.
    amigo, vim lhe visitar está vendo? me desculpe pela demora, já estou lhe seguindo.

    um otimo final de semana

    ResponderEliminar
  9. José, vim agradecer seu carinho no meu blog, e dizer que é valioso seu amor a África.
    Bem por ai mesmo, estava olhando as fotos, e a gente não deixa de "Viajar" olhando as imagens, e passa a entender um pouco a cultura de outros paises.
    Um grande abraço!!

    ResponderEliminar
  10. Gostei de saber sobre Angola e este belo artesanato que nos mostrou.
    Desculpe eu não ter prestado atenção em seu comentário.
    Eu até anoto para não esquecer de ninguem.
    Hoje mesmo estará no meu favorito
    Fomos a Portugal em Abril, conheci Coimbra.
    MUito obrigada. Apareça sempre Me dará muita alegria. Mas só faço rascunhos.
    Com carinho MOnica

    ResponderEliminar
  11. Amigo lindo como sempre. É conhecer Africa através da sua magnifica descrição de costumes, é uma lição de cultura. Obrigado.

    Aproveito desejar um excelente fim-de-semana.

    Um grande abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Para quê andar léguas a pé se têm tanta gasolina? para Quê cavar de exada Se já existem tantas máquinas? Para quê ter filhos e mais filhos para depois abandonar a tistes sortes? Para quê batuques agressivos se há músicas tão armoniosas? Para quê fazer cócó nas praias em vez de usar os sanitários? Para quê lixo aos Montes nas ruas em vez do o queimarem. Porque não duches mesmo que colectivos?hÁ TRADIÇÕES BONITAS È É BOM CONSERVÁLAS. Mas as outras? As de primitivos....Essas NÃO.. Aproveitem a EVOLUÇÃO com menos poluição. Aproveitem AS BARRAGENS E A ENERGIA SOLAR

    ResponderEliminar
  13. Olá José! Cheguei para lhe agradecer pela visita e conhecer o que escreves. Faz pouco tempo que comecei a escrever por aqui, ainda estou iniciando, mas quando eu aprender, queria ter a mesma intensidade e força que você tem ao escrever. Ótima semana!

    ResponderEliminar