Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os sons da minha selva e os da savana


No meio da Selva eu estou
Às vezes também na Savana,
Os sons que a mim chegam
Alegra coração que vive em chama.

Escuto as águas das cascatas
Os gritos dos Macacos e Kwitas,
Com cantares de belos Pássaros
E os gritos das Criancitas.

Isto se passa á beira-rio
Por baixo de grande arvoredo,
Convidando-me a ser feliz
E perder todo o meu medo.

Estes são os sons do dia
Os da noite vem a seguir,
Então começa pelo Javali
Com seus dentes cócónóte partir.

Vem ainda a gritar da Onça
E os berros de uma Palanca,
Com o rugir de um Leão
Na savana da Mayanca.

Ninguém consegue imaginar
Aquele som de que estou a falar,
E como não posso lá continuar
Aos meus seguidores o quis contar.

Selva, Savana, Povo querido
Nunca vos consigo esquecer,
Muxima yangue está sofrendo
Vou ficar assim até morrer.

Tradução de palavras: Kwitas = nome de um animal parecido com uma ratazana mas maior que um coelho. Cócónóte = caroço do bago "Dendem" do caxo de onde se estrai o óleo de palma. Onça = Animal feróz parecido com o Leopardo mas, em vez de ser amarelo é branco (também com pintas). Palanca = animal um pouco mais pequeno que um boi e com chifres compridos e afiados. Mayanca = nome de um lugar na nossa savana. Muxima = coração. Yangue = meu.

12 comentários:

  1. Amigo Gostei e gosto de tudo que escreves, sobre Angola sobre politica as tuas criticas tudo amigo.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  2. José, agradeço suas visitas e seus comentários em meu blog, fique a vontade para voltar outras vezes.
    Suas postagens são de muita cultura, com direito a dicionário angolano...Estou gostando muito!
    Desejo um ótimo fim de semana cheio de paz e alegria!
    Um grande abraço!
    PS: Muito obrigada pelos parabéns à minha filha.

    ResponderEliminar
  3. Muito lindo o amor que demonstra por sua terra,pelos seus.Grande beijo no coração.

    ResponderEliminar
  4. Esqueci de dizer que tenho outro blog e que talvez goste:http://rumoslibertadores.blogspot.com


    visite-o,ok?

    ResponderEliminar
  5. Somos...
    parte de um processo
    fazemos...
    parte de um progresso

    viemos...
    através dos tempos
    já fomos mais ferozes
    mas ainda somos algozes

    habitam...
    ainda em nós rancores
    somos ainda tomados...
    pelo orgulho devedores

    existe...
    em nossos olhos um véu
    andarilhos numa viagem
    em busca do azul do céu

    urge...
    que nessa caminhada toda
    possamos adquirir humildade
    para dizer começamos melhorar

    feras...
    sim nós feras e domadores
    numa linda gineteada intima
    em busca do amor gladiadores

    sim...
    aprontem-se gladiadores da paz
    os exércitos do amor clamam
    assim com justiça e verdade
    devera caminhar a humanidade.

    Antonio Campos 28/05/10.

    ResponderEliminar
  6. Oi José, em primeiro lugar, obrigada pela visita.
    Volte sempre- é um prazer.
    Olha, estou impressionada com seu blog - e um banho de beleza e cultura - sério!!!!
    Fotos perfeitas - no sentido cultural da palavra.
    Em fim, amei seu blog.

    ResponderEliminar
  7. Mas estes sons que são realmente da vida, não os sons dos carros e buzinas que temos nas nossas cidades...

    Fique com Deus, menino José Sousa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. José...lindo seu poema a retratar os sons magníficos da natureza...também amo estes sons, pena não conhecer todos, pois nunca tive a oportunidade e o privilégio de ficar por entre a beleza da Savana como você.

    Tenha um sereno final de semana
    Um abraço
    Valéria

    ResponderEliminar
  9. Até quem são seus amigos me inspira poesia e inteligencia.
    Eu só consigo dizer que fiquei com medo desta floresta.
    com carinho mOnica

    ResponderEliminar
  10. Que bonito escrito! Adorei este cantinho, de verdade.
    Beijinhos
    Ceiça

    ResponderEliminar
  11. Achei muito interessante o seu blog.

    Bom fim de semana,

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Lindas tuas lembranças e saudades!Adorei!abraços,chica

    ResponderEliminar