Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Informar e dizer a verdade em defesa dos verdadeiros Angolanos, meus Cambas


Bengo disse:

Olá Kaluanda, gostei muito de poder tornar a ouvir esse hino que nos era tão familiar, tempos que foram e que não voltam mais, mas mesmo assim ,foi óptimo poder recordar. Continue a surpreender-nos.


Até breve

bjs
..................................................................................
Kaluanda disse:
Oi Bengo!

Quando o encontrei, nem estava bem a acreditar no
que estava a ver e a ouvir!!!


Bjs.


Kaluanda
..................................................................................
Lopes disse:

Amiga Kaluanda.

Lembro-me muito bem dessa canção que surgiu logo após 1961.."
"Angola é Nossa"..O problema é que Angola nunca foi nossa;
O meu pai para ir para Angola precisou de uma carta de chamada, os emigrantes que iam para França e Alemanha e outros Países da Europa, vinham a Portugal e trocavam as pesetas, francos e marcos por escudos Portugueses, ao passo que o dinheiro que se ganhava em Angola não tinha qualquer valor em Portugal, nenhum banco na metrópole, como se dizia naquela altura, cambiava escudos Angolanos por Portugueses.
Angola naquela altura também não era dos Angolanos, pois eram maltratados pelo dito poder colonial, tanto nas cidades como nas aldeias e só já, por volta dos anos 70, começou a haver alguma abertura.
Resumindo, Angola era de meia dúzia de grandes capitalistas que estavam encostados ao poder que então governava e que eram os donos da metrópole (Portugal) e das ex-províncias ultramarinas.


bjs.

Toni Lopes
..................................................................................
Kalunda disse:

Olá amigo Lopes!

Não querendo entrar pelo campo da política, aqui no Forum, apenas te digo que, se então não estava bem, hoje está muito pior...

Obrigada pelo comentário!!


Bjs.


Kaluanda
..................................................................................
Lopes disse:

Amiga Kaluanda.

Tens razão, eu também me estou a marimbar para a política, e é
verdade o que dizes, mas será que o que está a acontecer no
presente não é a consequência do passado....


Bjs.

Toni Lopes.... :noel:
..................................................................................
José Sousa disse:

Oi Kandangueiros amigos!
Eu vou lendo, no fórum, o que escrevem e o que respondem uns aos outros, mas tenho que ser sincero! Em relação ao Vídeo "Angola é nossa", concordo que, tal como dizia um Kandangueiro, 90% dos brancos que lá viviam, trabalhavam e davam trabalho, não está em cauda se eram mal pagos, pois mesmo hoje, por todo o mundo existe exploração do homem, mesmo aqui em Portugal isso acontece hoje em dia. Mas é que mesmo mal pagos quem trabalhava, eu vivi no mato, numa fazenda na Canannguena-Lundo-Gabela, e nunca vi ninguém viver com fome. Aliás, muitos não iam trabalhar, ou se trabalhavam era um dia por semana, para arranjar dinheiro para as bebedeiras, e comer não faltava porque tinham as suas lavras e as mulheres é que as trabalhavam. Havia uma escola por perto, no Lundo, mas os administradores, mandavam os Sipaios, lá á Sanzala (Kimbo), para obrigar que os filhos focem á escola. O pai dizia que ele não precisava de ir á Escola e que precisava dele para ir trabalhar, fazer uns Biscates, para lhe trazer dinheiro que servia para comprar, sal, roupa mas principalmente bebida (Candingolo). Naqueles tempos, pelo que por lá vi, ninguém vivia na miséria, havia fartura e os meus Cambas usufruíam de boa saúde. Todas as semanas havia uma equipa de Saúde que passava por lá para dar a vacina aos mais novos e a todos obrigar a tomarem o comprimido (Quinino) para não apanharem o paludismo (Malária). E tal como dizia um Kandangueiro, ninguém conseguia enviar dinheiro para fora de Angola. Pelo menos o meu pai tentou, para poder comprar aqui uma casa, pois tinha vendido a sua para ter dinheiro e semeá-lo em Angola, e não conseguiu.

Agora toda a gente sabe, nunca em Angola houve um extorquir de riquezas como está acontecendo. A invasão dos extorquidores é tão grande, que quando o mais humilde acordar, já é tarde! Já tem 6 chineses para cada Angolano, e aí... eles vão acabar por os comer e Angola ficará dos chineses. A culpa é de quem detêm o poder sem ser eleito pelo povo, e que os está a escravizar. A verdadeira escravatura e colonização começou agora! E ninguém jamais se livrará dela.

Abraços, bjs

Kandando

José Sousa

1 comentário:

  1. Oi, José

    Adoro saber cada vez mais sobre Angola.

    Neste post com o hino e os comentários, a minha mente se abriu quando vc no final falou muito bem sobre o assunto: Angola que para todos um país de miséria e sem leis.

    É muito interessante saber de tudo por uma pessoa que viveu essa realidade e não se desligou de lá.
    Aqui no Brasil, muitos brsileiros esperam os seus que trabalham em Angola. Uns em programas humanitários e outros apenas para fazer seu império e voltar. Outros já voltaram e falam muito da reconstrução do país.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar