Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Diva das Morna e Coladeiras


Cesária Évora (Mindelo, 27 de Agosto de 1941), também conhecida como «a diva dos pés descalços», é a cantora cabo-verdiana de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular. O género musical com o qual ela é maioritariamente relacionada é a "morna", por isso também recebe o apelido de "Rainha da morna" (mesmo tendo sido bastante sucedida com diversos outros géneros musicais).
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora foi hospitalizada e submetida hoje à tarde a uma intervenção cirúrgica em Paris, na sequência de um problema cardíaco, disse hoje à agência Lusa a promotora da cantora em Portugal.
Segundo a mesma fonte, Cesária Évora, 68 anos, ter-se-á sentido mal domingo de manhã e hoje foi internada de urgência num hospital da capital francesa, onde foi operada ao coração.
A mais famosa cantora de Cabo Verde actuou sábado no Coliseu de Lisboa, num espectáculo intitulado "Vozes Africanas", em que também cantou angolano Bonga.
Digressão cancelada
Na sequência da hospitalização, já foram cancelados 20 concertos de Cesária Évora previstos até ao final de Agosto, disse a fonte da agência que representa a cantora em Portugal. Roménia, Suíça, Turquia, Bélgica, Polónia, Finlândia, Estados Unidos da América, Canadá, Itália, China, Grécia, Tunísia, França e Brasil eram os países onde Cesária Évora tinha concertos marcados. O primeiro espectáculo realizar-se-ia no sábado em Bucareste (Roménia) e o último deste grupo a 27 de Agosto em Belém (Brasil).

23 comentários:

  1. que os ventos lhe soprem de feição!
    boa noite, josé.

    ResponderEliminar
  2. ainda me lembro perfeitamente de escutar musicas dela sinto pelo que aconteceu espero que tudo fique bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ESTOU CURIOSA PARA OUVI-LA MAS MEU PC TA LENTO VOLTO DEPOIS PRA CONFERIR,

    AMEI AS FOTOS NA LATERAL MUITO BONITO....TENHA UM BOM DIA!

    ResponderEliminar
  4. Genteee...ela vinha a minha terra e eu nem sabia.
    Desculpa eu entrar assim gritando e nem msm te cumprimentei, mas adoro as músicas desta mulher.
    Gostei muito do que vi por cá, da tua história de vida e deste enorme amor por Angola....sigo-te e deixo aki meus rastro para que voltes mais vezes.

    Fica hoje com os meus melhores sorrisos.

    ResponderEliminar
  5. Olá José!

    Eu sou fascinada por África..., embora só conheça Cabo Verde e foi lá que conheci pessoalmente Cesária Évora no Hotel Morabeza..., que saudades!!!
    Adorei falar com ela!
    Muito obrigada por trazeres Cabo Verde até mim...
    Gosto tanto que já lá fui sete vezes de férias desde 1999. Eu costumo dizer... se há Paraíso na Terra... só pode ser em África!

    Muito obrigada pelas fotos que tens na lateral do teu blog... fizeste-me viajar...!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Jose,

    desconhecia o fato. Sou fã incondicional de Cesaria Évora. Que tudo corra bem.

    Beijos, com carinho.

    ResponderEliminar
  7. José Sousa,

    Quanta riqueza cultural tem seu blog, principalmente quando é vista com admiração. Não conhecia essa cantora e desejo que tudo corra bem.

    Espero não perder contato, viu?

    Maravilhosa terça.

    Rebeca

    -

    ResponderEliminar
  8. Olá, José
    Venho agradecer a tua visita a um dos meus blogs, e conhecer o teu espaço, que me agradou muito.
    Por uma coincidêncoa engraçada, em outro blog meu, A Casa da Mariquinhas, o último post é uma história passada comigo em Angola, onde vivi dois anos. Se quiseres, passa lá. Gostarei de te ver.
    Cesária Évora conheço muito bem e considero-a a melhor cantora de mornas ( e também de coladeras). Conheci-a quando ela tinha 25 anos. Tenho muita música dela gravada no pc.

    Não vi a tua imagem entre os meus seguidores... O que aconteceu? Não conseguiste registar-te? Eu vou fazer-me tua seguidora já de seguida.

    Aparece mais vezes. Fico-te esperando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que o teu aanjo da guarda te proteja.

    Para ti josé um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Que gostoso estar aqui, José, e conhecer um pouco do seu pedaço de chão.
    Maravilhoso! Vou deixar também aqui as minhas pegadas no seu chão,posso?
    Enquanto houver vida, há esperança!
    Abraços
    Glória

    ResponderEliminar
  11. Bela música e Angola é muito linda, com suas tradições e peculiaridades. Parabéns pelo blog. Obrigada por sua visita ao Arca. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Esta é uma grande forma da musuca africana
    Adorei essa mano mais velho

    ResponderEliminar
  13. Vamos torcer pela recuperação Diva.
    Amigo, estou aqui. A recíproca é verdadeira.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Amigo, obrigado pela sua visita ao meu humilde cantinho, também eu adorei o seu blog e irei seguir com muito prazer.
    bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  15. José...muito lindo seu amor por Angola... muito bonito ver sua história de tanta perseverança...você é admirável...
    Seu blog é muito rico de cultura e vida...Parabéns!
    Obrigada por visitar meu blog...
    Um abraço
    Valéria

    ResponderEliminar
  16. Oi José!
    Eu não conhecia esta cantora, mas que delícia de ritmo! Esperemos que ela se recupere rápido.
    Lendo a sua história de vida, dá pra perceber a sua superação e chega a emocionar este poema na lateral. Parabéns pela sua garra e a sua avidez por aprender sempre, compartilhando conosco o seu saber.
    Bjusss

    ResponderEliminar
  17. José, aqui é o Guilherme respondendo pelo blog da Vanuza. Minha mãe tem um alto conhecimento musical e já nos falou da Cesaria de Évora. Estimamos que ela volte aos palcos. Excelente espaço o teu!Abraços!
    Guilherme

    ResponderEliminar
  18. Oi pessoal... para todos que vem até meu blog me dando tanto elogio, o meu muito obrigado.
    Fico-vos grato e que Deus esteja em vossas vidas
    Um abração do tamanho do mundo

    Kandando

    ResponderEliminar
  19. Não conheço a música nem a África mas deve ser maravilhosa...paz.
    Um abraço Lisette.

    ResponderEliminar
  20. Aprecio demais a Cantora, Torço por sua plena recuperação rápida. Obrigado pela visita e gostei também do seu blog. Abraços. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  21. _________________________________________

    É uma grande pena! Pessoas que tem tanto para oferecer, não deveriam ficar doentes, nunca... Infelizmente, não é assim.
    Conheci e gostei!


    Obrigada, pela gentil visita!

    Beijos de luz e o meu carinho...

    ______________________________________

    ResponderEliminar
  22. Adoro música e não poderia deixar de conhecer Cesária Évora - a "Diva dos pés descalços" - e sua música muito gostosa e ritmada.Que ela fique bem logo, logo.
    Estou apaixonada pelo seu Blog, lindo e rescendendo a história, nem sempre alegres, mas reais. Parabéns, também vou te seguir.

    ResponderEliminar
  23. Espero que a cantora já esteja melhor...

    Fique com Deus, menino José.
    Um abraço.

    ResponderEliminar