Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Carta ao amigo Daniel.

Olhe, meu amigo Daniel, você me dizia que era bonito o amor que eu sentia por Angola, mas "se havia alguma coisa má que eu não gostasse na minha terra de origem". A minha resposta é; tudo, na terra de origem, onde vivo actualmente, é assim: As pessoas não são sérias em seus relacionamentos, a amizade não é pura e quando se juntam para conviverem é só com uma finalidade, apanharem a bebedeira ou traírem as suas mulheres, aqueles que as tem, frequentado casas de Alterna. Também, não gosto da forma como os presidentes de Câmara governam o seu município, não fazem nada, mas quando chega hora de eleições fazem umas pequenas obras, colocando ali um candeeiro com um banquinho de jardim, ou fazendo ali, em outra aldeia, uma pequenina capelinha, ou colocando um pouco de asfalto perto das casas das pessoas que ele tem o conhecimento que não são seus apoiantes, tentando dessa forma ver se adquir o voto. O som que se houve já não é dos passarinhos ou das cascatas das águas num rio ou ribeiro mas sim os barulhos dos automóveis. Todo o mundo vive querendo passar rasteira ao outro. Existe muita violência, assaltos constantemente, crianças que batem encarregados de Educação e se o Encarregado de Educação lhe fizer um processo disciplinar o pai move um processo contra o Encarregado. As crianças, em frente de próprios pais, não tem respeito e utilizam uma linguagem de palavrões feios mas, os próprios pais, também utilizam esses palavrões. Todo o mundo fala ums com os outros com arrogância, desconhecem a humildade. Olhe meu amigo Daniel... é triste mas é sincero o que lhe vou falar: Aqui isto é o inferno, na selva onde vivi, como já sabe, era o céu. Estas formas de governação, não prestam, só servem para incentivar o homem á rebeldia. Matam, os patrões roubam e o governo também, é a pedofilia, não existe humanismo, as pessoas viraram bicho. Não gosto destes sistemas, não sou livre, a selva sim, ele me dava a plena liberdade, respiro muita poluição, ouço muita poluição e o chão está coberto de poluição. Aqui, não tem nada de Natural tudo é artificial, até as pessoas se transformaram em artificiais. Eu sou um pró-natura, sou um naturalista e aqui se vive num mundo de ilusões. Este sistema me deixa desiludido e me retirou a liberdade de viver. As pessoas vivem reféns de dinheiro, de coisas... Não vou falar mais, acho que já me percebeu.
Grande abraço meu amigo Daniel.

13 comentários:

  1. Bom dia amigo!
    É assim a lei daqueles que vivem para sugarem o menor.
    Sua sinceridade me comove e alerta-nos para uma tentativa de lutar contra o sistema.
    Deus abençoe sua semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo...é sempre muito triste e decepcionante, vermos tantas coisas erradas, mas lembremos, que os problemas estão de fato nas pessoas e no agir delas...a terra em si continua bela...infelizmente, muitas vezes, nós só conseguimos ver o que está "estragado", pois é o que tanto encontramos.

    Que sua semana seja doce e serena... que você consiga ver mais o belo em tudo...apesar de tudo...se esforce...e vai valer a pena.
    Beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  3. É complicado, pois em certo grau, também acontece no Brasil...

    Pior é quando educador acaba sendo repreendido pelos pais do menino mal educado.

    Fique com Deus, menino José Sousa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que o desenvolvimento material prometeu com a tecnologia é muito bom, mas para muito poucos. A maioria continua sendo serviçal, explorada e oprimida. Fora o apelo ao consumo demasiado, que não está conseguindo fazer mais as pessoas pensarem nas outras como comunidade e sim como êmulos. Não sei aonde vamos parar com tudo isso, mas que não está bom, isso é muito verdadeiro.
    Abraço grande. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  5. Triste morar em um lugar que você se sente estrangeiro.
    beijos

    ResponderEliminar
  6. Fruto de uma sociedade de consumo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite José,
    vim agradecer a visita e peço desde já desculpa pela demora.
    Acertou em cheio, gosto muito de poesia e voltarei para ler as suas poesias.
    Você visitou o meu blogue "OS MEUS TRABALHOS", mas também escrevo poesia. Deixo o link para se desejar visitar: Ave Sem Asas

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!Será um prazer segui-lo e recebê-lo em meu blogg brasileiro,é como nosso coração, sempre cabe mais um...
    Suas postagens são muito interessantes e profundas . Conte comigo. Abraços

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    vim conhecer o seu blog e te agradecer a visita lá no meu cantinho, já estou te seguindo e adorei saber mais um pouco sobre esse pais lindo que e angola.
    fiquei encantadada com as culturas e o povo.
    estarei sempre por aqui
    beijos no coração.

    ResponderEliminar
  10. Que pais é este?Não é o Brasil? Aqu tudo é maravilhoso. É só procurar o bem das pessoas. Os malvados deixa nos filmes.
    com carinho Monica

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde José
    Escrever alivia a dor que a gente sente quando estamos longe de um lugar que gostamos, continua, estou ficando leitor assiduo de teus escritos das tuas histórias.
    um abraço

    ResponderEliminar
  12. obrigado pela sua visita! estou aqui te lendo !

    abs

    ResponderEliminar
  13. Olá José ,
    agradeço sua gentil visita, e a retribuo.
    Concordo com você mas,não totalmente pois gente boa, com valores respeitados ainda existem, em menor quantidade mas existem. Se assim não fosse estaríamos naufragados em um mar de lamas total e sem volta.
    Ainda acredito na descência do ser humano, embora admita uma grande decadência moral e ética da espécie.
    Já dei uma passeada pelo seu blog, gostei muito, volto para me interar com mais calma.
    Adoro esses artesanatos, e confesso sentir uma certa invejinha de poder conviver da forma que escolheu .
    Fique em paz.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar