Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cubal





O Cubal é uma vila e um município da província de Benguela, em Angola.
Situa-se a 150 km da cidade de Benguela e a 200 km da cidade do Huambo, antiga Nova Lisboa. Tem 4 794 km² e cerca de 252 mil habitantes. Limita a Norte com o município do Bocoio, a Este com o município da Ganda, a Sul com o município de Chongoroi e a Oeste com o município de Caimbambo.
É banhado por um rio que partilha o seu nome, o rio Cubal. À sua volta, existem numerosos campos de cultivo do sisal, que conferem à sua terra um aroma muito particular. Desempenharam um papel importante na economia da região durante o século XX, fornecendo grandes quantidades dessa matéria-prima para exportação.
O Caminho de Ferro de Benguela chegou ao Cubal em 1908. Em 1974, foi concluída a construção de uma nova variante ligando o Cubal à cidade do Lobito, diminuindo a distância entre as duas cidades de 197 km para 153 km. Após muitos anos de interrupção de actividade, esta variante foi reinaugurada em 2004, circulando nela actualmente três comboios por semana.
Conheci esta vila nos anos 70. Para atravessar o rio era uma ponte em madeira. A estrada era rodeada por muita verdura. Hoje, tenho um amigo, em Benguela, o Guy Rodrigues que vai até lá inserido num projecto das ONG’s. Ele, é que me alimenta a alma com informações daquela terra querida.

Sem comentários:

Enviar um comentário