Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

segunda-feira, 29 de março de 2010

Quilenda - Amboim -Cuanza Sul




Quilenda ou Kilenda é uma vila e município de Angola, na província de Cuanza Sul.
Tem 1 604 km² e cerca de 79 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município da Quiçama, a Este pelos municípios de Quibala e Ebo, a Sul pelo município do Amboim, e a Oeste pelo município de Porto Amboim. É constituído pelas comunas de Quilenda e Quirimbo.
O município foi criado em 1965.

Nos anos 60, do Século passado, o meu tio Crlos, irmão do meu pai tinha ali uma Chitaca (Fazenda) e no centro uma pequena mercearia. Eu adorava ficar por lá, quando era possivel, pois tinha o filho mais novo que andava ali na escola e de tarde ia-mos para a chitaca ver as máquinas, com grandes correias, que ligadas a um tractor fazia rolar uma maquinaria dentro do armazem a pilar o café e separar o grão. A Quilenda é um dos locais do Amboim que me deixa saudades, assim como todo o Amboim.
Os 43 quilómetros da estrada entre a cidade da Gabela e a sede municipal da Quilenda, na província do Kwanza-Sul, estão a receber obras de reabilitação, no quadro de um programa local de melhoria das vias inter-municipais.
A obra está orçada em um milhão de dólares e contempla trabalhos de desmatação, terraplenagem e alargamento de bermas.
O governador provincial do Kwanza-Sul, Serafim do Prado, disse que a reabilitação do troço vai contribuir para o aumento de investimentos e desenvolvimento socioeconómico e produtivo da região.
Serafim do Prado acrescentou que a recuperação da via vai permitir que muitos investimentos possam ser executados no município, tendo em conta o seu potencial agrícola, turístico e madeireiro.
“É preciso que o município da Quilenda não se dissocie dos demais, por isso a reabilitação do troço é urgente”, frisou Serafim do Prado.
O governador anunciou a reabilitação do troço Cachoeiras/Conda, numa extensão de cerca de 20 quilómetros.
Para a administradora municipal da Quilenda, Maria Monteiro, a empreitada vai permitir o escoamento dos produtos do campo para a cidade, visto que as viaturas circularão com maior segurança.
"Com a estrada em bom estado teremos uma maior quantidade de investimentos no município", disse a administradora.
O município da Quilenda está localizado a 120 quilómetros a norte da cidade do Sumbe (capital da província) e possui uma população estimada em 50 mil habitantes, maioritariamente camponeses. Como vemos, e pelas fotos que tenho recebido de amigos que por lá circulam, o Amboim está crescer a bom ritimo. Que bom que assim seija, o povo merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário