Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quarta-feira, 24 de março de 2010

Gabela (Fotos eviadas por Micoulena em 08/03/2010)








Gabela é uma cidade angolana, sede do município de Amboim, na província do Cuanza-Sul. Foi nos até aos anos 70, uma das mais prósperas terras angolanas.
O café aí produzido chegou a ter títulos do melhor café do mundo.
Hoje foi engolida pela selva. Digna de visita, consequência das suas belas paisagens, entre as quais se salientam as quedas de água, no rio Cuvo, quedas da Binga.

Nesta mesma região encontra-se a Empresa C.A.D.A. Companhia Angolana de Agricultura, grande produtora de café. Sua sede é uma pequena vila chamada Boa Entrada. E as fazendas de Mário Cunha (Congulo, Nova Ereira, Quipungo, etc.). O caminho de ferro do Amboim (C.F.A.),comboio fazia o transporte do café, outras mercadorias e passageiros da cidade da Gabela até Porto Amboim. Na época era de grande importância para a região. Note-se um detalhe interessante, o desnível geografico da região, de 1.000 metros aproximadamente, para o nível do mar. Boa Entrada, vulgo C.A.D.A., actualmente vila fantasma, era a menina dos olhos do Amboim-Gabela. Com as suas vivendas construídas à moda californiana, os seus bairros bem ordenados urbanisticamente: Bairro Residencial para os quadros superiores da empresa; bairro do Galinheiro, do Cassange, do Hospital e da "Sanzala" para os operários... Um clube C.A.D.A. no seio do G.R.D. da Boa Entrada, piscina, cinés, biblioteca, campo de futebol, tiro aos pombos, barragem... Enfim, Boa Entrada era aquele paraíso, à 7 Kms da Gabela, onde se podia viver e morrer sem necessidade de ir à cata de novos céus! Não é por acaso que o Poeta Agostinho Neto lá foi... talvez para aflorar com a sua poderosa pena de escritor os céus ali tão pertinhos! A uma altitude de 1000 mts com relação à Sumbe (litoral e capital da província.) Gabela sem Boa Entrada - C.A.D.A. seria uma cidade sem luz!
Algumas fazendas agrícolas, verdadeiras povoações, são, hoje, motivo de turismo, com o espectáculo deslumbrante do seu café em flor. Bem me lembra delas... a C.A.D.A, Nova Ereira, Congulo, Quipungo, Boa Entrada, CAOP, etc. etc. As localidades; Quilenda, Lundo, Dala-Cachibo, Pombuíge,etc. etc. Na cidade da Gabela havia a Aricanga, Sétima, Zunzua, Catandala, Kipindo, Waku-Kungo, Vista Alegre, Cateco, Cassussua, Conda, Cumbira, Caculo, Bela Vista, Sossegado, Hengue, Ébo etc. Foi aqui que cresci, nas fazendas e sanzalas do Amboim. Ai que saudades.........

1 comentário:

  1. Meus parabéns José Sousa pelo seu artigo, muito bem estruturado e de certa forma, um verdadeiro guia dessas bandas de Angola, que infelizmente já não conheci.
    Gostaria que me esclarecesse do seguinte:
    - Quem eram os donos e administradores da C. A. D. A., por altura da descolonização? Seria uma família Corte Real?
    Continue.
    Abraço.

    João Alegria

    ResponderEliminar