Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quarta-feira, 24 de março de 2010

Pisando o milho na confeção de farinha


As mulheres, para fazerem farinha do milho, sentavam-se sobre uma grande laje, de pernas abertas, unindo os pés e entre elas, na laje, colocavam o milho e com um “pilão” (instrumento feito de pedaço de tronco em forma de “L”) iam batendo milhares de vezes até os grãos se transformarem em fubá (farinha fina). Esta farinha também podia ser produzida colocando o milho dentro de um grande almofariz, feito de um tronco de árvore ao qual chamavam, também, de “pilão”.
Com um outro grosso e pesado pau iam pisando vezes sem fim até o milho passar à dita farinha. Com esta farinha era feito o “Funge, pirão”: este consistia em colocar numa panela com água a ferver, a dita farinha, mexendo com um pau espalmado, até ficar uma papa dura à qual se chamava “Fungi” pirão em geral.
Com a mão ou com um garfo, (mas sabia melhor à mão), tirava-se um pedaço de pirão e molhava-se no molho feito com carne ou peixe, misturado ou não com o calúlú

1 comentário:

  1. Gostei de ler todos os textos que até agora escreveu no seu blogue. Têm uma forte componente poética e um certo misticismo a que certamente, não foi alheia a sua vivência no ambiente de luxuriante beleza que nos descreve. Catorze anos são uma vida, muito em especial se eles foram vividos com o ardor e a simplicidade que caracteriza os jovens. Continue a escrever, pois os seus textos revelam um conhecimento factual do que viveu e sentiu na sua juventude que guardou ciosamente para nosso prazer. Já deve ter muitos leitores atentos como eu, por isso desejo-lhe sorte e saúde para continuar, sem medo de ir mais longe ainda, porque tem mérito para isso. Força Amigo!

    ResponderEliminar