Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quarta-feira, 17 de março de 2010

COR DE PELE, PRECONCEITO E RACISMO



Como é do conhecimento geral, existem varias cores de pele no ser humano. Falasse muito de racismo e que este, parte dele, devêm da diferença da cor de pele. A mim custa-me muito acreditar neste factor: “Porque eu sou branco e tu és negro”, ou, “eu sou negro e tu és branco”. Vivi parte da minha infância e toda a adolescência até me tornar homem junto de gente de cor negra e para ser sincero até gosto daquela cor, em nada me afectaria se a minha pele em vez de branca fosse negra. Mas eu tenho a resposta certa para o facto de os de cor “negra” sentirem complexo e gostariam mais de terem nascido com a pele de cor “branca”.
Faz-me muita confusão o facto de alguém não se sentir bem com a cor que tem.

Como vivi cerca de 14 anos no meio de negros, como já falei noutros artigos, e como sabia que eles sentiam e diziam que nós, os de raça branca éramos racistas, um dia perguntei a um deles se gostava de sere “negro” e a resposta dele foi: -Não, eu gostar mais de ser branco.

Eu, como não consigo desclassificar aquela cor, e como já referi, até gosto dela, respondi-lhe: -Então o racista és tu, porque não te contentas com a cor que tens.

E ele respondeu-me que: -Ah, ser s’branco mesmo é que bom, porque os branco é que manda nos preto.

Aí eu disse-lhe: -Estás errado, existem muitos brancos a mandarem em brancos e fazerem deles escravos. Não foram só negros que fora escravizados, também existiram e ainda existem, por todo o mundo, brancos a serem explorados por outros brancos. Tira essa ideia da cabeça porque a tua cor é bonita e se me dessem a escolher a cor da minha pele pedia a tua cor.

Muita coisa, eu, falava com aqueles negros a respeito do racismo. O facto da cor da pele não poderia servir para se sentirem diferentes. Então disse-lhes que: -O homem branco era ganancioso e á séculos atrás, quando entrou na África, e descobriu as riquezas que ali existiam, tentaram sulca-las á força e através da força esforçavam os habitantes daquele continente a trabalharem para eles de forma gratuita e até houve, entre o homem branco, quem capturasse negros para os venderem a outros para trabalharem em trabalho esforçados e é por este motivo que centenas de anos depois ainda eles sintam a diferença da superioridade.

Mas não, eles teriam que esquecer esse lado porque esse lado não pode ser tido em conta para a existência de racismo com a convicção de que é a diferença pela cor da pele. As atitudes dos homens é que contam e se alguém teria de se sentir envergonhado com a cor da pele teriam de serem os brancos pelas atitudes que tiveram. E disse-lhes: -Eu mesmo não me importaria de ter a tua cor! O importante é sermos amigos e vocês são os meus melhores amigos.
Mas eu falava tudo aquilo com sinceridade e não me sentia bem ser descriminado no meio do ambiente onde viviam. Gostava de me sentir integrado na comunidade deles, por isso a diferença de cor, para mim, não tinha, não tem e nunca terá sentido.

O que mais de estupido aconteceu, e que toda a gente tem conhecimento, foi a questão de Machael Jackson. Era um negro tão bonito mas preconceituoso, não gostava da cor que tinha, tornou-se numa "mumia" até que se matou.

Sem comentários:

Enviar um comentário