Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

terça-feira, 20 de abril de 2010

Porto Amboim - Kwanza Sul


Porto Amboim é uma cidade e município da província do Cuanza Sul, em Angola.
Tem cerca de 137 mil habitantes e 3 646 km². É limitado a Norte pelo município da Quiçama, a Este pelos municípios de Quilenda e Amboim, a Sul pelo município do Sumbe, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. É constituído pelas comunas de Porto Amboim e Capolo.
No local da actual cidade existia uma aldeia chamada Kissonde. Os portugueses tentaram colonizar a região em 1587, fundando uma povoação com o nome de Benguela. O povoado foi abandonado pouco depois e reconstruído no local onde hoje se situa a cidade de Benguela. Em 1771 os portugueses voltaram ao local original e ergueram a povoação de Benguela Velha, actual Porto Amboim. Em 1870 surge a primeira freguesia civil e em 1912 é instalado o município. Em 10 de Setembro de 1923 Benguela Velha é elevada à categoria de vila com o nome de Porto Amboim. Em 15 de Janeiro de 1974 passou a cidade.
Porto Amboim era o Porto e Estaleiro naval do Amboim. Era o local de escoamento do Café produzido nas serras do Amboim. Era ligado á cidade da Gabela por uma linha férrea e que passava entre a selva que cobria os cafeeiros no local do Congulo com paragem no Chindinde e que eu via passar todos os dias. Com o seu «pouca-terra muita-terra, pouca-terra muita-terra» e apitando fazia com que os garotos e crescidos se juntassem para o ver parar ao chegar, ao Chindinde, para descarregar e carregar passageiros. A sua máquina era a vapor produzido por lenha colocada na fornalha, e os vagões construídos de madeira com cobertura de chapas de zinco.
Ai que saudades eu tenho da minha adolescência!

4 comentários:

  1. OLA PASSEI PARA TE AGRADECER O MEU APELO E DIZER QUE SINTO MUITO TER APAGADO SEM QUERER O TEU COMENTÁRIO
    E AO POR LER O TEU TEXTO POUCA TERRA POUCA TERRA
    NOSSA ME TROUXE UM SORRISO NOS LÁBIOS PORQUE ME LEMBRO DE QUANDO ERA CRIANÇA E ANDAVA DESCALÇA PELA TERRA ENTÃO IA A PASSAGEM DE NÍVEL VER PASSAR O COMBOIO JUNTO COM MINHA MÃE QUE Deus TEM E LEMBRO ELA DIZER ANITA SABES O QUE DIZ O COMBOIO? EU NA MINHA INOCÊNCIA RESPONDI MÃE COMBOIO NÃO FALA ELA DISSE OLHA ANJO COMBOIO FALA ESCUTA SEU BARULHO BEM DENTRO DE TEU CORAÇAO E TENTA RELACIONAR O QUE ELE TRANSMITE PELO BARULHO QUE FAZ EU DEPOIS DE MEDITAR DISSE MÃE ESTA CANSADO PORQUE TEM QUE ANDAR MUITO E CARREGA MUITA GENTE ME DEU UM ABRAÇO E DISSE MINHA FILHA ELE DIZ POUCA TERRA MUITA GENTE MEDITEI TODO O DIA ESSA FRASE NOSSA PARECE HISTORIA INVENTADA MAS É TAO REAL QUANTO A MINHA ALMA ESTAR AQUI PRESENTE E PENSEI POUCA TERRA ... MUITA GENTE? VOLTEI A MINHA MÃE E DISSE MAMÃE ELE SE QUEIXA POIS A TERRA É PEQUENA PARA TANTA GENTE MINHA MÃE SORRIO E DISSE ANITA NESSE ANDAR VAIS FUMEGAR DA CABEÇA
    CRIANÇA VAI NANAR NOSSA COMO AMAVA E AMO MINHA MÃE ÉRAMOS ASSIM UNIDAS PELA VIDA PELO UMBIGO DE ONDE ELA ME ALIMENTOU DURANTE 9 GESTAÇÕES BEIJOS COM CARINHO NANA BEM BOA NOITE

    ResponderEliminar
  2. ola meu anjo que tens
    que me fazes sentir no meu coração
    essa tua melancolia de solidão e tristeza
    anjo não fiques assim eu também sofro mas tento levar a minha vida adiante olha anjo não te quero assim por favor
    quero que sorrias que enchas o teu coração
    de amor a ti pro-pio para poderes gostar mais da vida
    e ver as coisa de outra forma
    sei que falar é fácil o pior é quem as sente
    vou te adicionar no meu mns assim sempre poderás falar se quiseres
    obrigada pelas palavras
    que me fizeram escorrer lágrimas de tristezas na minha face porque eu não tenho amigos reais a não ser virtuais apesar de nem com eles falar pois sou muito recatada a mim propia
    tenho medo de sorrir de falhar de ser inconveniente só me consigo expressar na escrita o meu anjo te desejo um bom dia e sempre que quiseres não para comentar mas para desabafar podes deixar la um recado um beijo carinhoso anjo se quiseres adiciono-te mas terás que me dizer sim ou não um beijo ate logo passarei para ver como estas porque pareces mal
    xau

    ResponderEliminar
  3. Querido José, me comoveu ver tamanho amor que você sente por essa terra, sofrida, mas com também com tantas belezas. Seu Blog é uma viagem por esse mundo que somente a poesia pode retratar. Pois na poesia, pode ir todo o amor de que somos capazes de sentir. Muito bonito o seu Blog.
    Obrigado pelas suas palavras.
    Volte sempre.

    Um abraço.
    Helio Thompson

    ResponderEliminar
  4. olá, gostaria de saber se existe alguma referência para para a história de Porto Amboim ou se são baseados em conhecimentos seus. Obrigado

    ResponderEliminar