Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dedico a Benguela




Sentei-me à beira de rio Catumbela
Por perto estava um cubata,
Dentro dela um casal
Armara uma grande zaragata.

Gritei e perguntei
O que se passava ali afinal,
Diz-me o homem muito bravo
Que a mulher lhe matara o melhor animal.

A mulher vira-se para mim
E responde com clareza,
Se o não matasse o que deitaria
Na refeição na nossa mesa.

Era um galo afinal
E o único da capoeira,
Convidaram-me para a refeição
Apanhei uma bebedeira.

Foi comer até fartar
A moamba estava apetitosa,
Bebemos umas cucas
As crianças beberam gasosa.

Na sobremesa comeu-se manga
Da linda terra de Benguela,
São gostosas como as moças
Daquela terra tão bela.

Em Benguela eu fiquei
Dias da minha mocidade,
E vi que as mulheres mais lindas
Eram as daquela cidade.

São belas por natureza
Com um sorriso especial,
No seu coração tem nobreza
Nunca vi mulher igual.

4 comentários:

  1. nossa que saudades de muamba nossa que rico poema o teu fascina-me tudo aqui o Jose obrigada por teres ido ao meu blog nossa hoje estou feliz por poder ter alguém como tu no meu espaço adoro tudo as fotos os quadros que retratam África ate a bandeira nossa obrigada estou comovida sabes o que é muamba apesar de ter vindo do meu pais aos 10 anos jamais esquecerei sertas coisas e sertas comidas saudades sou moçambicana não foge muito a regra beijos boa noite voltarei beijos grandes

    ResponderEliminar
  2. Ola jose obrigado pela tua visita ao meu blog. muamba coisa que nunca comi apesar de ter estado 27 meses na Guiné, gostei de ler os teus poemas é lindo, mas como eu escrevi no meu poema O Poeta, o poeta é um louco que vive e sabe viver

    Um Abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  3. Amigo José,

    Muito belo este poema. Gostei mesmo.

    Parabéns
    Mara

    ResponderEliminar