Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Angola… o grande problema étnico.

Esta matança era contra quem? Era para acabarem com o colonialismo português? Não, eram o MPLA com a ajuda de Cuba e Russia a quererem exterminar o povo do Centro e Sul de Angola!
Mas a culpa de tudo isto é de Portugal que retirou a tropa portuguesa, antes de haver eleições livres, e entregou o armamento ao MPLA e lhe deu apoio logistico para a entrada de Cuba e assim matarem os verdadeiros patriotas.
...............................................................................
É verdade que havia postado um artigo, em meu blogue, defendendo a UNITA como o partido democrático que sempre lutou pelos direitos dos Angolanos. Falava de uma realidade e dos estatutos da UNITA, mas acabei por o retirar. Pois é muito complicado implantar uma democracia em Angola visto que existem várias etnias rivais e que não aceitam serem governadas por uma etnia que não seja a sua! Durante todo o tempo que lá vivi, convivi com várias, e os da zona de Luanda são aqueles que sentem que são os maiores e melhores homens do planeta. E como tal, eles se usam de arrogância para com os do centro e sul de Angola. Eu conheço muito bem o povo Angolano! Sei que, nunca haveria paz em Angola se os do centro e sul focem governo e implantassem uma democracia! Seria o terror, haveria novamente um mar de sangue.


Enquanto estive, durante 3 meses, no campo de concentração em Nova Lisboa, actual Huambo, pude presenciar os comboios que antes transportavam mercadorias e passageiros, passaram a transportar, do porto do Lobito para o Huambo, artilharia pesada de guerra, desde carros blindados, plataformas de lançamento de canhões e milhares de Cubanos albergando fardas e cinturões com balas e armas Russas, para ajudarem o MPLA a fazer desaparecer a etnia Ovimbundu da qual surgiu, e era composto em cerca de 70%, o movimento do “galo negro” UNITA, povo do centro e sul de Angola. Nunca consegui tirar da memória aqueles comboios com tanta artilharia pesada a fim de derreterem com tudo. Os angolanos do centro e sul vão ter que gramar, para sempre, com uma opressão e até serem subjugados pelos do norte de Angola. É triste mas é assim! Tenho pena e me sinto triste, pois os angolanos deveriam viver em união e em democracia com paz e justiça social para todos sem haver diferenças. Numa democracia não pode existir etnias, religião nem cor. Somos todos irmãos, com ideias diferentes, mas temos de aceitar os outros para que os outros aceitem a nós.
Uma guerra de 30 anos para imporem uma ditadura aos filhos de Angola. Os portuguêses já lá não estavam. Vejam os videos destes conflitos de 1975 a 2001. Hoje o povo vive numa opressão como nunca.

5 comentários:

  1. Querido amigo, não entendo as guerras. Não entendo como pode um ser humano matar outro ser humano, tudo isso em virtude de discondâncias de um "poder maior", que não vai para a zona de batalha, apenas manda jovens indefesos. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Sei que é algo triste um pais viver dividido pela guerra, mas em parte isto é devido a tentarem unirem várias tribos sob uma mesma bandeira durante o tempo que os paises começaram a "colonizar" o continente africano, com isto só foi uma panela de pressão despertando ódio entre as tribos rivias e até inimigas...

    Desculpa se fui um pouco "raso" neste meu comentário.

    Fique com Deus, menino José Sousa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jose; eu não costumo deitar as culpas a ninguem, mas acho que foi tudo uma grande merda, porque também estive na Guiné e hoje ainda pergunto o que fui la fazer,mas ninguem me sabe responder.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  4. Nunca vou entender as guerras tb,algo muito triste que ainda hoje existe =(
    Acho que enquanto não aprendermos a conviver com as diferenças dos outros isso ainda vai existir :(
    Precisamos de PAZ e viver de bem com nossos irmãos.

    Bjos querido e tenha uma boa tarde!

    ResponderEliminar
  5. Querido amigo, sou uma apaixonada por Angola tenho amigos de lá, um deles é o Dino um angolano defensor ferrenho da sua patria, maravilha este post, minha reverencia pelo seu espaço lindo e pelo seu coarção tbém meu amigo, aki serei sua seguidora e perseguidora, rss, gostei muito e obrigada pelo carinho em meu cantinho da harmonia. outro dia venho ler o Che Guevara, a semana passada esva eu dando aulas obre Cuba e seu aspecto histórico, agora chego aki e e vejo o Guevara, sou sua admiradora agora.
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar