Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Republic of South Africa e a copa do mundo


Sei que este artigo não fala, directamente, de Angola, mas aborda um assunto complexo, que atinge, de uma forma geral, todos os Africanos, e como tal, me revolta.



Que ninguém viva de ilusões. O Campeonato do Mundo, ou se preferirem, a Copa do Mundo, não vai dar beneficio algum á população do país ou, até mesmo, a África. Aquele evento, é um como tantos outros, que já foram feitos e realizados com o apoio dos media, de forma a cobrirem todo o mundo e quem lucra com tudo isso são os poderosos que já têm milhões e continuam a fazerem estes eventos para irem buscar mais riqueza fazendo com que o mais pequeno e mais humilde acabe por cair na enrolação e gaste o seu dinheiro para verem os jogos, nem que para isso tenha de faltar em casa, para seus filhos, o pão e o leite. Os Sul-africanos não irão ganhar nada com isso. Vejamos quanto ganham os jogadores, os treinadores e presidentes destes clubes! Vejamos quanto ganham os organismos e seus dirigentes que fazem parte deste evento! Vejamos quanto ganham os media, canais de TV. Ainda nem começou esse campeonato mas já rendeu milhões, não ao povo da África do Sul. Pelos meus cálculos, só em Portugal já foram vendidos mais de um milhão de vuvuzelas “(inglês vuvuzela, do zulu) s. f. Tipo de corneta comprida, com som forte e grave, frequente entre os adeptos de futebol sul-africanos”. E as tshert’s estampadas, bandeiras, bonés etc. etc.. Vos garanto que o povo daquele país não tirará benefício nisso. O mundo é assim! O mundo caiu na mão de exploradores que só pensão, a todo o momento, como fazer e o que mais fazer, para que o mais pequeno continuem a largar suas poupanças a fim de alimentarem as suas ganâncias. Chamem-lhe o que quiserem, “Campeonato do mundo” ou como no Brasil “Cópa do Mundo”, isso é mais uma coisa que me revolta e me leva a sentir, cada vez mais, o desejo de querer ser selvagem.


Me desculpem por pensar assim, mas é que me revolta estas e outras estratégias aplicadas pelos malabaristas.

12 comentários:

  1. Democracias falidas,capitalismo selvagem,é um fartar vilanagem.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. A referência do mundo capitalista não é mais as pessoas. É o caminho do dinheiro. E para poucos usufruirem através da exploração dos demais. Abraço. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  3. é uma realidade que falamos apouco na nossa conversa

    ResponderEliminar
  4. José, aqui no Brasil é a mesma coisa, o comércio está colorido de verde e amarelo, objetos variados para levar o povo a consumir na intenção de torcer pelo Brasil, o que você chama de "vuvuzelas" creio que no Brasil tem o nome de "corneta", pelo menos é o mesmo estilo.
    Como você diz, quem lucra são os poderosos.
    Aqui no Brasil O evento da Copa do Mundo será ótimo para os políticos, teremos eleição para presidência da República no Brasil, e o povo estará distraído com os jogos e nem vai se preocupar com eleições e na hora de votar não estão consciente do voto.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Oi, José

    Vc tem toda razão. Quem ganha com tudo isso são apenas os poderosos e os "chamados" políticos. A mídia se aproveita disso. Isso sem falar na exploração do menos favorecidos.

    E esses jogadores então... nem se comenta. Não jogam pelo amor à Pátria e sim ao dinheiro. Nem se importam com o "povão coitado", que vive na ilusão.

    Parabéns pelo post.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo,enquanto isto...a bandidagem em todos os níveis e sentidos,vão passando despercebidos

    ResponderEliminar
  7. Bom demais soltar o verbo!
    Mas sabe quero pensar que pelo menos os estadios ficarão la...ainda que sem manutenção como aconteceu com o Engenhão no RJ.
    Vou por pimnta na conversa:
    Mas e os projetos sociais não se beneficiarão criando escolinhas de futebol ou algo assim?
    Mas e o turismo?
    Falando serio em algo que creio ser pertinente e que é minha eperança nesses eventos grandiosos:
    Não haverá ainda uma pentração externa de pessoas boa pra levantar a real situação da Africa e mostrar ao mundo?
    Penso que poderia ser algo positivo...
    Mas em fim...
    Deixa eu voltar pra meus sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  8. è sim um clamor dos desportistas, eu até compreendo o entusiasmo.
    Mas, o que é gasto poderia melhorar a vida de muitas crianças de rua em todo o mundo José.
    Beijos de luz.
    Goretti

    ResponderEliminar
  9. triste concluir que so o material pelo material importar, até o o lucro possa esgotar o homem. abraços

    ResponderEliminar
  10. Em suas palavras está explícito o capitalismo. É uma pena que retiram do pobre que não tem para enriquecer os que já possuem demais. Isso é egoísmo! Pensar mais em si do que naquele que lhe estende a mão.

    Amei o blog, obrigada pela visita lá no: http://mulheresadp.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderEliminar
  11. José, concordo em parte.

    Há muito trabalho nesse período para s pessoas que querem trabalhar. Houve trabalho antes, para s construcoes.
    O problema que vejo é nao se investir. Como abrir fábricas, essas coisas.
    No mais vc tem toda razao.

    ResponderEliminar
  12. José,

    Que blog lindo! Cheio de poesias, ilustrações, emoção... Eu amo ÁFRICA! Já andei tanto por esse mundo a fora, mas ainda não tive o prazer de ir a nenhum país da áfrica. Lendo o seu blog, tenho certeza que vou conhecer muito mais da vida e da cultura desse povo. E olha, quando eu marcar viagem para lá, vou levar vc comigo, ta?

    Parabéns, José! E obrigada pela presença no meu blog.

    Iram

    ResponderEliminar