Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Nelson Mandela


Não é um líder político Angolano, mas eu tenho de falar dele, pois, ele, pertence a um país irmão e é um homem com grande valor humano.



Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo a 18 de Julho de 1918. É um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz, que foi recebido em2002.
Este negro tinha muita razão para, depois de ter sido torturado pelos Africânderes que tomaram o poder em 1948, sair com ódio ao homem branco. Mas não… bem me lembra, no dia em que fora libertado, depois de ter passado 20 anos de cativeiro e tortura, dizer a todos os presentes que o recebiam com enorme alegria, que não queria vinganças e que o país teria que continuar a seguir em frente, no progresso, mas com direitos iguais e que, deveriam fazer parte dos futuros governos, todas as raças. “Todos de mãos unidas para fazer da África-do-sul um país multirracial de direitos iguais e governado por todos”.
Nelson Mandela, passa assim a ser considerado, para mim, o maior líder político em todo o mundo, tenho muito respeito e consideração por este homem.

Um pouco da sua história

Actividade política


Mandela, como jovem estudante de direito, envolveu-se na oposição ao regime do Apartheid, que negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido em Portugal sigla inglesa, ANC) em 1947, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC.
Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos africânderes Partido Nacional apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se activo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1975) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.
Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville em 21 de Março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do ANC e outros grupos antiapartheid.
Em 1961 tornou-se comandante do braço armado do ANC, o chamado Umkhonto we Sizwe ("Lança da Nação", ou MK), fundado por ele e outros. Mandela coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo, fazendo também planos para uma possível guerrilha se a sabotagem falhasse em acabar com o apartheid; também viajou em colecta de fundos para o MK, e criou condições para um treinamento e actuação paramilitar do grupo.
Em Agosto de 1962 Nelson Mandela foi preso e sentenciado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 02 de Junho de 1967 foi sentenciado novamente, dessa vez a prisão perpétua (apesar de ter escapado de uma pena de enforcamento), por planejar acções armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo.
Enquanto estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o ANC (e que viria a público em 20 de Junho de 1980) em que dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a acção da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!"
Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em cessar o incentivo a luta armada, em Fevereiro de 1985, Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do ANC e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de Fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O ANC também foi tirado da ilegalidade.
Nelson Mandela recebeu em 1989 o Prémio Internacional Al-Gaddafi de Direitos Humanos, e em 1993, com de Klerk, recebeu o Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país. Cercou-se, para governar, de personalidades do ANC, mas também de representantes de linhas políticas.
Pela morte de sua Bisneta:

Mandela, o homem que foi e será sempre, para mim, o pai do humanismo. Ele é o meu lider. Para ele e toda a familia, deixo as minhas condelencias pela morte de sua querida Bisneta. Deus estará sempre com o homem que o servio. Um grande abraço e Deus vos abençoe.

26 comentários:

  1. Realmente, ele é um homem maravilhoso, e que pena que nessa altura da vida tenha que passar por tamanha dor.

    Enfim, que sabemos nós da vida, não é amigo?

    Junto-me a você, e rezo prá que Deus o abençoe e lhe de forças para vencer mais essa prova.

    Um grande abraço e tudo de bom.

    Cid@

    ResponderEliminar
  2. Parece que os bons sofrem mais provações.
    Grnde homem e exmplo para os jovens.
    Abraços criativos

    ResponderEliminar
  3. Oi, José

    Mandela, simplesmente absoluto!

    Feliz "Dia dos Namorados".

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Querido José, Nelson Mandela para mim, é exemplo de coragem e luta.
    Como havia falado pra você, há 17 anos Nelson Mandela esteve no Brasil, visitou o Centro Integrado de Educação Pública Nelson Mandela, e eu tive o privilégio de estar presente a esse momento histórico.
    Deixo para você essa frase...

    "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
    Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
    Nelson Mandela.

    Um grande abraço e um beijo!
    Dora

    PS: A música é linda e gostosa de ouvir!

    ResponderEliminar
  6. paz é Amor para ele que viva mas anos para alem dos seus 91 anos .

    ResponderEliminar
  7. Ele talvez seja um dos homens mais importantes das história da humanidade. Há os que se tornam importantes pelo mal e pelo bem. Mandela é um dos maiores benfeitores. Abraços. paz e bem.

    ResponderEliminar
  8. Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.

    Nelson Mandela

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Nelson Mandela, é digno de todas as homenagens, me junto a todos vocês para homenagea-lo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha de post amigo...Mandela é um homem exemplar.
    Doce e sereno final de semana pra ti...
    Um grande abraço!
    Valéria

    ResponderEliminar
  11. Ché...
    ( Gosto da sensação se o tratar assim, se me permite )

    Segui o trilho que me deixou. Vim conhece-lo, movida pela intuição, que nunca me abandona... e encontro alguém que pertence a um mundo em extinção, mas que ainda existe, felizmente. Bem haja por existir e por ter passado pelos meus "pequenos detalhes". Também eu continuarei por aqui e acompanharei o que escreve.

    Importante o texto que escreve sobre Mandela, um homem que é exemplo e pilar da humanidade. Uma pedra preciosa com quem temos o privilégio de partilhar o mesmo tempo...

    Um abraço grato!

    ResponderEliminar
  12. Que legal!
    Adorei saber mais da vida desse grande homem.
    Parabens pelo post!

    Bom fim de semana!

    Iram

    ResponderEliminar
  13. Um HOMEM que se confunde com a própria história do mundo que ele ajudou a escrever e a construir... o líder perfeito! Ele sobreviveu ao cativeiro porque a sua missão era mudar o mundo... e conseguiu!

    Obrigado por esta dádiva. Forte abraço!!!

    ResponderEliminar
  14. Olá José Sousa,
    Sou brasileira e, como todos nós por aqui, multiracial e multicultural, somos uma mistura de portugueses, índio e africanos de vários lugares, especialmente de Angola. Trabalho numa instituição do Ministério da Cultura, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN, que estou certa você vai gostar de pesquisar por lá. O Site é: www.cnfcp.gov.br . Trato do acervo de literatura de cordel.
    Estou adorando passear e pesquisar em seus domínios, também sou encantanda com a cultura africana, especialmente, as de lígua portuguesa. Já estudei muito sobre a guerra colonial, para entender o porquê de todos estes conflitos... Todos por aqui somos admiradores de Nélson Mandela, por tudo que ele reperesenta para a humanidade. Também solidarizo-me com mais esta dor que a vida lhe impõe... é muito difícil a história deste homem, mas também nos transmite muitos ensinamentos e nos enriquece um pouco mais.
    Obrigada pela sua visita ao http://rosarioecordel.blogspot.com . Aproveite o visite o blog que mantenho com uma amiga poeta Dalinha Catunda - Cordel de Saia - http://cordeldesaia.blogspot. Estarei sempre por aqui seu blog é muito rico em informações e imagens. Obrigada por nos oferecer tantas fontes para pesquisas.
    Abraços,
    Maria Rosário Pinto
    Rio de Janeiro - RJ - BRASIL

    ResponderEliminar
  15. Ola, ja sou sua seguidora a tempos e sempre estou por aqui, é lindo tudo o que escreves,Parabéns!
    Beijos em seu coração

    ResponderEliminar
  16. José que blog mais lindo e completo que vc nos da de presente!!!
    Adorei sua história , e estar por aqui!
    Aguardo sempre sua visita!
    Obrigada Luciana

    ResponderEliminar
  17. obrigada por me visitar!! muito bom os post que vc tem aqui, tanto nesse como no outro blog: quero ser selvagem, parabens!!!!!!!! bjos e seja sempre bem vindo aos meus..

    ResponderEliminar
  18. Olá Jose, vim retribuir a companhia lá no blog. Obrigada também pela felicitação à minha filha. Depois volto para visitá-lo com mais tempo. Abraço!

    ResponderEliminar
  19. Olá amigo, vim conhecer o seu blog e gostei muito. Li tantas coisas que desconhecia e outras que ouvi por aí. Realmente África deve ser místico para agarrar tantos corações e deixar neles a marca da saudade. Obrigado pela visitinha. Beijo meu

    ResponderEliminar
  20. Cá estou, José! Seu blog é fantástico... Poesia, informação, paisagens lindas, mulheres bonitas, sensibilidade de quem sabe escrever bem... Gostei muito, serei seu novo hóspede. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  21. Grande homem.Merece todas as homenagens e a vida lhe pregou mais uma peça,levando a netinha para o mundo espiritual em um dia táo especialmente marcado.Parabéns pela blogada.

    ResponderEliminar
  22. Neste "cantinho Angolano" senti uma grande paixão, por uma terra que não conheço.
    Agradeço e retribuo visita ao meu blog.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia Ché! (foi assim que li no perfil, certo?)

    Vim na verdade retribuir tamanha gentileza, mas confesso que me deparei com um mundo diferente do que costumo visitar.
    Não li tudo, claro que não. Não deu tempo, mas o pouco que absorvi já foi o suficiente para acompanhar cada palavra escrita.

    As imagens são belíssimas e o blog é lindo de ler.
    Parabéns.
    Estarei seguindo-o.
    Xeros

    ResponderEliminar
  24. Olá José

    Olha, só passei pra te dizer que não vou te deixar pra trás quando eu for à Africa, viu? Até recebi um convite para ir assistir a copa por lá, mas devido outros compromissos, não pude. Não é o momento.

    Beijos

    Iram

    ResponderEliminar
  25. Sei que as vezes só resta este caminho (a luta armada), mas só deve ter usada como último recurso...

    Fique com Deus, menino Jose Sousa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar