Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Angola... Rica mas pobre!

Ela (Indira Luyana) Estava a Passar à Ponte do Rio Kwanza e De Repente Viu Montão de Crianças e Estás Duas Coisas Lindas Chegaram até Ela e disseram "MOÇA, MOÇA, NÃO QUÊS MBORA SER MINHA AMIGA? ".  E ela disse “quero Sim”, então como é que se chamam? Elas Chamam-se Yola e a Outra é a Bela.
. Ela (Indira) Perguntei-lhes Onde é que Vocês Vivem? E Porquê que estão Descalças?
. Elas Responderam-me: - Vivemos naquela cabana que está aí em Frente! (Era muito Longe uma triste casa de barro). Com quem vivem? -Com a minha mãe e nós Somos 07! Ela viu as 05 meninas e os dois meninos. E porquê que vocês andam assim nessa ponte descalças? -Porque nós não comemos desde manhã (Já eram 17hs) temos fome e não temos comida, a minha mãe foi lá procurar. Indira pegou e deu 50kz a cada um deles (também estava a andar sem dinheiro) e depois havia uns Trocos de 50 kz... Ela (Indira Luyana) Sinceramente não Imaginava que uma nota de 50 e 10 kz podiam trazer tamanha FELICIDADE a um ser humano! As meninas pulavam e diziam: -Já não vamos dormir com fome! Ela Lembra-Se que elas disseram: -"JÁ NÃO VAMOS DORMIR COM FOME VOU COMPRAR LÁ O CAPEIXE". Isso foi chocante e pôs-lhe a reflectir, meus amigos enquanto nós gastamos dinheiro em vão e desnecessariamente em sapatos, roupas etc. têm crianças, mães e pais que estranham com 50kz ou com um pedaço de Pão. Agora ela (Indira) vê que é muito importante dar Valor ao que temos e é importante também nos contentar-mos com aquilo que temos, pois nós sentamos numa mesa e fizemos uma rica ceia de Natal e essas crianças? Fizeram o quê? NADA, PROCURAVAM PÃO!
. Evitem deitar comida, ou menosprezar certas coisas, para ela Isso foi uma lição de vida!
. Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

7 comentários:

  1. Este texto encontrei-o no Facebook do meu amigo de Benguela - Angola, Florentino Calei Dino.
    Tenho muita pena que isto aconteça na terra que amo! Pois no tempo da colonização isso não acontecia! Os culpados de tudo isso, é o Zè DU e seus capangas que exturquem as riquezas todas do país, não querendo saber do povo e fazem zonas de lazer para ricos em Cabo Verde, São Tomé e Principe e em Portugal. Aqui eles, a filha Isabel, tem instâncias turisticas só para genta da alta! A filha do gatuno ZÈ DU, é considerada entre as mulheres mais ricas do mundo! Onde é que ela trabalhou para ter essa fortuna? É a roubar de Angola o que pertence ao povo! Lamento que o povo ainda esteja a dormir, pois quando quizeram a independencia não era para serem roubados, esplorados e com falta de direitos sociais... muito otriste!

    ResponderEliminar
  2. É muito triste e revoltante saber que no mundo existem situações como esta e tanta gente poderosa que pode fazer alguma coisa e fica inerte, até dá a impressão que isso tudo dão-lhes prazer. Texto muito forte, tocante e reflexivo. Um carinhoso abraço amigo e te cuida. Que Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
  3. Pois é meu bom Jose. E saber que existem crianças que passam fome em paises que muitas vezes estão bem ou sendo surrupiados pela miseravel corrupção como o Brasil. São seres invisiveis Jose. A sociedade não quer ver,as autoridades ignoram.
    Lamentavel saber real.
    Bom lhe ver amigo.
    Um abração de paz e luz.

    ResponderEliminar
  4. A Yola e a Bela
    Encontraram uma amiga
    Naquela Angola tão bela
    Nela há muita menina bonita!

    Luanda com a sua baía
    E ilha também
    Naquelas águas maravilha
    Angola tanta bela tem!

    Estou contente com o seu regresso
    Amigo e meu "afilhado" José de Sousa.
    Espero que esteja tudo bem com você e sua família.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo, que lição de vida!
    Seu blog é uma aula de humanismo e cultura.
    Foi bom demais te rever.
    Abraço carinhoso, José!!!

    ResponderEliminar
  6. A visão poetizada da pobreza. É duro, mas é lindo.
    Esta visão todos podemos ter, se quisermos.
    Ao exprimi-la,no entanto há de ter cautela.
    Plágio é crime.
    Crime feito por Carmen Mateus. Sem escrúpulos. Sem honestidade ou ética. E ainda tenta representar pessoas sérias.
    verifica no google carmen Mateus + sentydus + contraplagio.

    ResponderEliminar
  7. A Indira é linda e gostei muito do post, os contrastes são gritantes na Angola e aqui no Brasil não fica muito atrás em certos lugares. Tenho amigos brasileiros por aí. Gostei muito da sua história tb e de sua luta pra superar tudo, parabéns!Estou a participar de seu blog, te convido a participar do meu se desejar
    Abraços e fica com Deus

    ResponderEliminar