Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Angola... Rica mas pobre!

Ela (Indira Luyana) Estava a Passar à Ponte do Rio Kwanza e De Repente Viu Montão de Crianças e Estás Duas Coisas Lindas Chegaram até Ela e disseram "MOÇA, MOÇA, NÃO QUÊS MBORA SER MINHA AMIGA? ".  E ela disse “quero Sim”, então como é que se chamam? Elas Chamam-se Yola e a Outra é a Bela.
. Ela (Indira) Perguntei-lhes Onde é que Vocês Vivem? E Porquê que estão Descalças?
. Elas Responderam-me: - Vivemos naquela cabana que está aí em Frente! (Era muito Longe uma triste casa de barro). Com quem vivem? -Com a minha mãe e nós Somos 07! Ela viu as 05 meninas e os dois meninos. E porquê que vocês andam assim nessa ponte descalças? -Porque nós não comemos desde manhã (Já eram 17hs) temos fome e não temos comida, a minha mãe foi lá procurar. Indira pegou e deu 50kz a cada um deles (também estava a andar sem dinheiro) e depois havia uns Trocos de 50 kz... Ela (Indira Luyana) Sinceramente não Imaginava que uma nota de 50 e 10 kz podiam trazer tamanha FELICIDADE a um ser humano! As meninas pulavam e diziam: -Já não vamos dormir com fome! Ela Lembra-Se que elas disseram: -"JÁ NÃO VAMOS DORMIR COM FOME VOU COMPRAR LÁ O CAPEIXE". Isso foi chocante e pôs-lhe a reflectir, meus amigos enquanto nós gastamos dinheiro em vão e desnecessariamente em sapatos, roupas etc. têm crianças, mães e pais que estranham com 50kz ou com um pedaço de Pão. Agora ela (Indira) vê que é muito importante dar Valor ao que temos e é importante também nos contentar-mos com aquilo que temos, pois nós sentamos numa mesa e fizemos uma rica ceia de Natal e essas crianças? Fizeram o quê? NADA, PROCURAVAM PÃO!
. Evitem deitar comida, ou menosprezar certas coisas, para ela Isso foi uma lição de vida!
. Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

9 comentários:

  1. Este texto encontrei-o no Facebook do meu amigo de Benguela - Angola, Florentino Calei Dino.
    Tenho muita pena que isto aconteça na terra que amo! Pois no tempo da colonização isso não acontecia! Os culpados de tudo isso, é o Zè DU e seus capangas que exturquem as riquezas todas do país, não querendo saber do povo e fazem zonas de lazer para ricos em Cabo Verde, São Tomé e Principe e em Portugal. Aqui eles, a filha Isabel, tem instâncias turisticas só para genta da alta! A filha do gatuno ZÈ DU, é considerada entre as mulheres mais ricas do mundo! Onde é que ela trabalhou para ter essa fortuna? É a roubar de Angola o que pertence ao povo! Lamento que o povo ainda esteja a dormir, pois quando quizeram a independencia não era para serem roubados, esplorados e com falta de direitos sociais... muito otriste!

    ResponderEliminar
  2. É muito triste e revoltante saber que no mundo existem situações como esta e tanta gente poderosa que pode fazer alguma coisa e fica inerte, até dá a impressão que isso tudo dão-lhes prazer. Texto muito forte, tocante e reflexivo. Um carinhoso abraço amigo e te cuida. Que Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
  3. Pois é meu bom Jose. E saber que existem crianças que passam fome em paises que muitas vezes estão bem ou sendo surrupiados pela miseravel corrupção como o Brasil. São seres invisiveis Jose. A sociedade não quer ver,as autoridades ignoram.
    Lamentavel saber real.
    Bom lhe ver amigo.
    Um abração de paz e luz.

    ResponderEliminar
  4. A Yola e a Bela
    Encontraram uma amiga
    Naquela Angola tão bela
    Nela há muita menina bonita!

    Luanda com a sua baía
    E ilha também
    Naquelas águas maravilha
    Angola tanta bela tem!

    Estou contente com o seu regresso
    Amigo e meu "afilhado" José de Sousa.
    Espero que esteja tudo bem com você e sua família.
    Um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  5. Meu amigo, que lição de vida!
    Seu blog é uma aula de humanismo e cultura.
    Foi bom demais te rever.
    Abraço carinhoso, José!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Tudo bem. Sou a Leia Bous e vim apresentar o livro do meu amigo escritor Ulisses Sebrian. O livro é um delicia emocionante e um pouco picante. Chame-se o Diário do amor e da Felicidade. Basta dar um click no link para ler. Amei. https://www.clubedeautores.com.br/book/140574--O_diario_do_amor_e_da_felicidadeou entre no blog do Ulisses Sebrian http://truquedevida.blogspot.com.br/ e na a barra lateral tem a capa do livro só dar um click. Bjos.

    ResponderEliminar
  7. Querido amigo,
    Façamos como as árvores
    nesta nova estação de outono,
    que se despem das folhas
    mortas.
    Temos que nos despir de
    todas as mágoas, tristezas,
    incertezas, desamor.
    Vamos abrir nosso coração
    enchê-lo de amor, amizade,
    solidariedade.
    Quando a primavera chegar
    estaremos prontos a
    encher nossos jardins de
    flores de esperança.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. A visão poetizada da pobreza. É duro, mas é lindo.
    Esta visão todos podemos ter, se quisermos.
    Ao exprimi-la,no entanto há de ter cautela.
    Plágio é crime.
    Crime feito por Carmen Mateus. Sem escrúpulos. Sem honestidade ou ética. E ainda tenta representar pessoas sérias.
    verifica no google carmen Mateus + sentydus + contraplagio.

    ResponderEliminar
  9. A Indira é linda e gostei muito do post, os contrastes são gritantes na Angola e aqui no Brasil não fica muito atrás em certos lugares. Tenho amigos brasileiros por aí. Gostei muito da sua história tb e de sua luta pra superar tudo, parabéns!Estou a participar de seu blog, te convido a participar do meu se desejar
    Abraços e fica com Deus

    ResponderEliminar