Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

quarta-feira, 8 de junho de 2011

As codornizes na savana.

Recordo, daquelas vezes em que os meus amigos levavam-me com eles para apanharem codornizes lá na anhára (savana). O Paulino agarrava em mim às cavalitas (sobre o seu dorso = costas), os outros todos caminhavam connosco para o local onde havia, por entre o capim (um trigo selvagem), vários caminhos por onde as pessoas passavam quando se dirigiam de uma aldeia para a outra, ou quando iam para os seus afazeres lá nas suas lavras junto ao rio. Naqueles caminhos estreitos colocavam-se várias ratoeiras feitas por uma lançada de um fio e uma vara que ficava vergada fazendo pressão, de forma que, quando a codorniz passasse dentro da lançada destrancava o laço e a vara, exercendo pressão, prendia a codorniz. Nós estávamos escondidos a uma distância dessas armadilhas cerca de uns 15 metros e víamos as codornizes a aparecerem aos bandos. Entre 5 a 8 minutos ouvíamos uma das armadilhas a disparar e a codorniz a saltar aflita. O pior era a minha irmã Filomena, ela nunca deveria ir connosco, pois sempre que disparava uma armadilha, ela gritava dizendo: -Já apanhamos uma!
Só que nós, ao escutarmos, não deveríamos abrir a boca que era para elas por lá continuarem e assim mais cairiam nas outras ratoeiras, pois assim elas ouviam-nos e fugiam. Por isso nunca queríamos que a minha irmã fosse, pois sabíamos que ela era muito arruaceira e estragava tudo. Quando ela não ia trazíamos dezenas delas. Eram tão saborosas fritas ou de churrasco, hum!

4 comentários:

  1. É uma delícia, mesmo, José. Mas que dá peninha dá. Quando menina, eu via meus irmãos irem caçar passarinhos.Às vezes só para matar. Levavam estilingue(= baladeira), que êles mesmo faziam.
    Era um pedaço de pau, em forma de forquilha, e prndiam uma borracha, de pneu velho,punham uma
    pedra e atiravam. Aqui, no Ceará, caçam uma ave que cnhamam de "avoante", lembra um pouco as cordonizes. São salgadas e vendem em cordas. O sertanejo come muito avoante. Hoje em dia, já não se vê tanto à venda, nas ruas. Talvez haja proibição, pela questão de higiene e de matança mesmo, creio. Não conheço, a lei, neste setor.

    Valeu, a leitura, meu querido amigo...
    Um carinhoso beijo

    ResponderEliminar
  2. Olá, José!
    Hoje, acho uma pena matar esses bichinhos, eu mesmo nunca os cacei, mas já comi codornas, elas são muito apreciadas no nordeste brasileiro, e agora são criadas em cativeiro, tanto para abate como para produção de ovos, que vendem bem.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Que tempo bom amigo, ja fiz muito laço para apanhar passaros e aves.MAs esta irmanzinha estragava a farra, né?
    Hoje com meu mole coração nao me vejo em caçada nem as permitidas.
    Compro ja abatidas,rsrs e com uma cerveja vai bem demais.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Que brincadeira boa! Só não era para as coitadas das codornizes...Rsrsrs
    Tem sempre um que gosta de atrapalhar a brincadeira não é?
    José, no Rio de Janeiro é muito apreciado os ovos de codorna, aqui em casa eu uso muito, comemos com molhos(espetadas no palito) ou em saladas. A ave eu nunca comi.
    Gostei de reler a história!
    Meu carinho e afeto, sempre...Bom fim de semana!

    ResponderEliminar