Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

domingo, 26 de dezembro de 2010

Foi um passeio bonito!


Naquele dia, eu, meus pais e duas irmãs, dentro de uma Renault 4L, saímos da Gabela e fomos até ao Dombe Grande, mais propriamente, á fazenda de cana doce, “Cassequel”. Passamos pelas cachoeiras do Binga, Salinas, Novo Redondo (Sumbe) e apanhamos a recta que parecia não ter mais fim, até Benguela. Essa recta ficava sempre perto do mar, embora não nos apercebêssemos disso. De dentro do alto “capim”, daquela savana, vimos aparecer gente que se aproximavam da estrada com cestos á cabeça cheios de Lagosta da rocha, que havia em abundância, a fim de ver se o viajante parava e as comprava. Depois, lá fomos ao local da fábrica de açúcar, em Dombe Grande, mas para fazer a travessia do largo rio Catumbela, só existia uma ponte para o comboio. Foi então colocado, como de costume, uma carreta para onde a Renault subiu e connosco lá dentro, os empregados da linha a empurraram até chegar á outra margem, onde já existia a continuidade da estrada para se chegar ao local.
Enquanto seguimos por cima daquela ponte, olhávamos para a frente e víamos a estreita linha que, afunilada, passava por baixo do carro. Dos lados só víamos o rio infestado de Jacarés. Foi a primeira vez que vi tais gigantes répteis. Depois, desembarcamos daquela carreta, seguimos por uma estrada que ficava por entre uma gigantesca plantação de cana-de-açúcar. Por entre aquela fazenda existam várias linhas de ferro para as máquinas que com seus vagões transportavam a cana para dentro da fábrica. Ali, conheci também um tipo de manga que nunca tinha visto. Tinham o tamanho de uma cabeça de uma criança.
Lá encontramos o meu tio Albertino de Oliveira, mais conhecido na empresa pelo senhor Oliveira, com seus dois filhos, o Fernando e o Zé Manuel com minha tia.
O rio Catumbela, à escala angolana, é um rio pequeno, com pouco mais de 250km. Nasce a Sul do Cusse, no Planalto Central, província da Huíla e desce apressado quase 2000m, entre terra vermelha e rochas graníticas. Por vezes, descansa numa curva e alarga.
De Caluquembe até perto do Alto Catumbela, corre para Norte. Aí, encontra o caminho para o mar e vira a poente.
Chega à Catumbela, perto do Lobito, já cansado, depois de ter alimentado as barragens do Lomaum e do Biópio. Mais uma das minhas recordações de “Angola eu te amo”.

13 comentários:

  1. Recordar é viver e essa sua recordacao, nos faz viver com vc esses momentos lindos.
    Beijos

    iram

    ResponderEliminar
  2. Linda a descrição que fez de tudo.
    Seu blog é ótimo.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Achei que o Rio não era tão pequeno devido aos 250 km de extensão, realmente pensamos que é pequeno devido a ser um curto trecho feito de carro, mas a pé, ou a cavalo, levaria dias e dias...

    Fique com Deus, menino José Sousa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá amigo Daniel! Quando digo que o rio é pequeno, refiro-me a comparalo com os outros de Angola, como por exemplo o Kwanza com cerca de 2.500 quilometros. um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Só tu mesmo. Porque não escreves um livro sobre as tuas recordações de angola. Olha que seria muito bom. Este blogue é fantástico. E eu nasci perto deste sitio

    ResponderEliminar
  6. Mais um ano está chegando ao fim, e na beleza das noites iluminadas, os sonhos de muitos corações se preparam para a viagem à procura de suas realizações, que ocorrerá durante todo o ano vindouro.
    A mesma ocorreu no ano que por hora se finda.
    Sonhos saíram, alguns já voltaram sorrindo e outros, de mãos vazias, aguardam a chegada do novo ano, para seguir numa nova busca
    E quando a meia-noite trouxer o Novo Ano para o mundo e os fogos de artifício anunciarem a sua chegada, nossos sonhos sairão por aí...
    Que Deus tome a frente e que nas noites sem luar, as estrelas brilhem mais forte, iluminando o longo caminho.
    Que no próximo ano possamos continuar a ser amigos e esperarmos juntos a chegada dos nossos sonhos que partiram, comemorando com imensas taças de amizade verdadeira a vinda e a realização de cada um.
    FELIZ ANO NOVO.....FELIZ 2011

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. José, concordo com o amigo aí de cima quando diz que você poderia escrever um livro, suas histórias são lindas e muito boas de se ler.
    José, recordar é viver...
    Feliz 2011!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Oi meu querido amigo

    Obrigada pelo carinho em 2010 e que estejamos juntos sempre.
    Que 2011 seja um ano de muita paz, saúde, amor e realizações!

    Feliz Ano Novo!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderEliminar
  9. Uma história deliciosa e maravilhosamente bem escrita.
    Gostei de ler e, de me rever nestas viagens pelas terras lindas de Angola.
    Manuelaldeias

    ResponderEliminar
  10. Angolanas, lindas paisagens
    Locais que outrora percorri
    Grande rios com suas margens
    Muitas coisas lindas eu lá vi.

    Lobito, Benguela e Sá da Bandeira
    Nova Lisboa e Silva Porto, "Kuito"
    General Machado, Chinguar e Bela Vista
    Moçamedes e Luso, tudo era tão bonito.

    Luanda linda princesa
    Com suas praias maravilha
    Onde quase tudo era beleza
    também havia muita simpatia.

    ResponderEliminar
  11. E assim vamos conhecendo um pouco deste lugar que imagino seja maravilhoso na historia.Grato pela generosidade.Viver e recordar é reviver Jose.Meu abraço e paz e Feliz 2011 e que possamos seguir juntos trocando ideias e sentimentos de um mundo.

    ResponderEliminar
  12. Jose Lindo texto recordar é viver como é bom recodares tempos idos. Espero que este novo ano traga tudo de bom para ti e familia.
    Um abraço
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  13. Alô, José!
    Finalmente, consegui me colocar como seguidor do teu belo blog!
    Bonita narrativa!
    Tenha um 2011 de sucessos!
    Saudações!

    ResponderEliminar