Vivo apaixonado, desde os 9 anos pelo Kwanza Sul - Amboim - Angola (Cidade da Gabela)
Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem
Musica
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Andwa, os lindos pássaros da minha selva!
Aquela selva, de árvores de grande porte com suas enormes copas, por baixo de si tinha muitas plantas de cafeeiros. Havia um pássaro, chamado de Andwa, que nidificava dentro dos cafeeiros. Seus belos ninhos com seus filhotes eram de beleza rara. Esta ave temia pouco o homem, por isso fazia seus ninhos nestas plantas que eram rasteiras, com cerca de 2 a 3 metros de altura. Acontecia muita vez o homem estar a mexer nos filhotes e os pais a uma distancia de um metro de nós, ou mesmo dentro do ninho. Se lhes roubássemos os filhotes ainda de tenra idade era fácil alimenta-los com banana, pois seus pais os alimentavam de frutos, principalmente de banana, mamão, goiaba ou papaia. Eu tinha uma grande gaiola onde coloquei cerca de uma dúzia desses belos pássaros e já faziam por lá suas crias. Eram lindas as Andwas e os seus belos cantares enchiam-me a alma!
José, você teve coragem de aprisionar os bichinhos? Rsrsr Pássaros, eu adoro vê-los pular saltitantes de galho em galho, em casa tenho bebedouros e comedouros, eles me visitam sempre. Grande abraço!
A beleza dos aves silvestres da Africa e do Brasil tem que ser preservada para uma mostra aos futuros moradores destas terras. Bela a figura dessa ave. Ainda tenho a honra de ter visitas de várias espécies bem no amanhecer do dia. Abraço
Não os conhecia amigo,são belos e diferentes.Uma lembrança boa amigo,mas que hoje nãos os prenderia e ficariamos a observa-los placidamente.Oxalá estejam preservados, vou pesquisar sobre eles. Um abração amigo.
Oi, José....bons tempos esses.....em que se podia ter um pássara na gaiola...mas também não é certo tê-los assim...Meu marido sempre me diz para que eu não faça isso. Aqui temos uma espécie chamada Tié Sangue...ou Tié Sangria....todo vermelho...as vezes eu teimo em querer um destes, em dar água, comida...mas ele me diz que não é certo. E acabo concordando, pois não devo querer o que é da natureza, mesmo que eu vá cuidar....E você sabia que se esse Tié ficar em gaiola ele fica Laranja?, pois em cativeiro não tem um alimento específico.... Muito lindo esse pássaro. Abraço.
Olá, José...Linda ave!Eu mora em casa e sempre colocamos migalhas de pão e grãos de arroz e de manhã cedo tem todo tipo de passáros.Outro dia nos deparamos com um tucano...lindo, até tiramos fotos, mas não aprece muito sua beleza... Paz e bem
Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista.Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.Estou em mudança em busca de meus sonhos vou ficar um tempo afastada mas volto logo. Deus abençõe vc bj no coração!
Ola,Sou brasileiro e adoro Angola, nunca pode ir conhecer este país maravilhoso, que lindo pássaro. Um dia irei conhecer o seu país tão belo, parabéns pelo blog, gostei muito e minha companheira também. Continue sempre postando cultura para o mundo.
Felicidades
Diego Elias http://portifoliogradfisica.blogspot.com/
Nasci no seio de uma familia humilde no lugar de Laborins-São Pedro de Alva-Penacova. Com 22 meses apanhei Poleomielite e nunca mais andei. Fiz um ano de escolaridade mas aos 9 anos, meus pais, levaram-me para Angola, para traz, deixava os amigos e a aldeia perdida nas serras da Beira Litoral. Nunca mais frequentei a escola, no entanto, aos 14 anos já eu ensinava os meus amigos de raça negra, lá na selva onde vivia, a lerem. Senti-me um professor privilegiado por ensinar os meus amigos. Por lá vivi até aos 22 anos dentro de Selvas e Savanas, nos arredores da Cidade da Gabela na provincia do Kwanza Sul. Ali, naquele paraíso, cresci no ambiente dos meus cambas (amigos), com eles aprendi todos os seus abitos e costunes, com eles aprendi e saboriei a lei da selva, vivi com a pura Natureza e liberdade. Quando parti, para fugir da guerra, senti que o meu corpo partia mas o meu coração ficava lá. Pois, sou branco por fora mas negro por dentro. Por favor leiam os meus artigos e deixem um comentário, ajudem-me a crescer, pois foi sempre com as ideias dos outros que hoje sou o homem que sou, com o grande compunente de "sentimentalismo". Um abraço.
Martins Raposo disse...Gostei de ler todos os textos que até agora escreveu no seu blogue. Têm uma forte componente poética e um certo misticismo a que certamente, não foi alheia a sua vivência no ambiente de luxuriante beleza que nos descreve. Catorze anos são uma vida, muito em especial se eles foram vividos com o ardor e a simplicidade que caracteriza os jovens. Continue a escrever, pois os seus textos revelam um conhecimento factual do que viveu e sentiu na sua juventude que guardou ciosamente para nosso prazer. Já deve ter muitos leitores atentos como eu, por isso desejo-lhe sorte e saúde para continuar, sem medo de ir mais longe ainda, porque tem mérito para isso. Força Amigo!
Situação Geográfica
Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1.000 e os 2.000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano.
Nome dos locais
Antes da colonização (Depois, na colonização)
Amboim(Porto Amboim)
Bailundo(Vila Teixeira da Silva)
Benguela (São Filipe de Benguela)
Calandula (Duque de Bragança)
Camacupa(Vila General Machado)
Ganda (Vila Mariano Machado)
Huambo (Nova Lisboa)
Kuito (Silva Porto)
Kuvango (Vila da Ponte)
Lubango (Sá da Bandeira)
Lwena (Vila Luso)
Massango (Forte República)
M'Banza Kongo (São Salvador do Congo)
Menongue (Serpa Pinto)
Namibe (Moçâmedes)
N'Dalatando (Vila Salazar)
N'Giva (Vila Pereira d'Eça)
Saurimo (Vila Henrique de Carvalho)
Soyo (Santo António do Zaire)
Sumbe (Novo Redondo)
Tombua (Porto Alexandre)
Uíje(Carmona)
O FIM DE LE PEN?
-
*Ramón Díaz Yanes, Cuba | Cartoon Movement*
Marine Le Pen está proibida de atuar na política por cinco anos e não
poderá concorrer às eleições de 2027.
ILUKE
-
(Pseudo-sepultura)
É uma alegoria. Uma imitação do sepulcro real onde repousam os restos do
finado.
Uluka=atribuir nome/pseudônimo
Iluke=réplica/homóni...
KWALE: PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA
-
_ O que tens feito pela aldeia, vilarejo, vila ou cidade em que
nasceste?Essa é a pergunta, ponto de partida, para o "mahezu" de hoje.A
comuna do Kwale (os...
Viagem VII
-
* A viagem seguia, uma das primeiras daquela manhã. Já havia abundância
de sol àquela hora do dia, tão precoce. O autocarro descia nas calmas,
das ...
LOST BOAT
-
It wanders,
On a wide and forgotten beach,
Beyond Maputo, It wanders
It wanders
Under the wind that stretches.
The lost boat wanders,
In search...
Hoje meu amor...fui poesia no teu corpo!
-
Meu amor hoje sonhei que fui a lua branca...o mar imenso que no teu corpo
se fez onda...a estrela que se fez claridade...a luz que iluminou o teu
olhar q...
Um "VIJU" NO DIA DOS NAMORADOS
-
(Extracto de "O relógio do Velho Trinta)
Ao chegar da viagem, no aeroporto internacional de Mwangope, uma inusitada
conversa entre pai e filho atraiu a a...
Morte do Julio severo e pedido de ajuda
-
Morte do Julio severo e pedido de ajuda
*Eu quero me apresentar*
*Meu nome é Sarah eu sou viúva do Julio.*
*Muitas pessoas não sabem sobre a morte do Julio,...
A Escola
-
Certas lembranças me faz voltar no tempo. Estive lembrando quando eu me
preparava para frequentar o primeiro ano escolar, isso aos sete anos e nos
anos ...
Direção...
-
Se a vida te mostrar um obstáculo, desvie
e não olhe...Esqueça e mude de direção...
Dê atenção somente às coisas importantes,
Não sei se a vida é curta ou l...
Vanessa vence a inveja!
-
*A inveja é prova de nossa dependência ainda dos sentimentos primitivos do
egoismo e da vaidade. Superar esses sentimentos é vencer. *
Diariamente sofremo...
Toronto
-
A cidade de Toronto e muito grande tem uma população com mais de 5 milhões
de pessoas, limpa, educada, simples assim como a sua população
Andar por Toronto...
Sobre a vida, 12 de junho, os amores e o vinho.
-
Querendo ou não, hoje é um dia no qual é improvável, pelo menos por alguns
poucos minutos, não se pensar sobre o conceito e a aplicabilidade do amor,
de pe...
Era uma vez um Principe…
-
[image: img2]
Naqueles Tempos havia gente que trabalhava por gosto…Não importava se
era remunerado ou não o seu trabalho…importava é que ficasse fe...
Criatividade e Inovação
-
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO - PRA QUÊ?
"Criatividade é um assunto que fascina a todos, objeto de muitos estudos,
embora no contexto empresarial seja novo.
O...
COMO ODIAR O MPLA?
-
É tanto o desejo de se manter vozes caladas que nos convidam a viajar num
país 2. É a prova de que ser angolano não basta.
Você precisa ser do MPLA.
As...
o mau, o péssimo e o pior
-
Era um carro em andamento e foi um pontapé de lado.
Por um segundo foi como se o tempo parasse enquanto uma lágrima se
materializava num futebol anime. Ne...
Quentes e... Boas!
-
O tempo começou pouco a pouco a arrefecer e, como que a anunciar o inverno,
apareceram as primeiras castanhas. O pregão – quentes e boas! – era um
sugest...
"IMAGINANDO"
-
Antes de partir!
perguntarei para onde vou
por que não tornarei a vir
ao lugar aonde estou.
Quem foi que assim não pensou,
ou ainda não nasceu, ou está a d...
A MINHA VIDA
-
* Minha vida se tornou muito especial; a partir do momento em que te
conheci. Não sei se foi amor a primeira vista; só sei que foi amor.Tenho
vontade ...
Reciprocidade
-
O amor nada pede em troca,
mas,há esperança que ele nos traga a reciprocidade
almejada.
Cuidar do amor é o melhor que podemos fazer, o amor carece de cu...
genießen Sie die Fahrzeugentwicklung
-
genießen Sie die Entwicklung des Automobils ist die aufregendste Sache für
sich. Weitere Referenzstandorte modernster Informationstechnologie Entwicklungen ...
Sócrates e António Costa, amigos do coração.
-
OS POLÍTICOS TEM DE SEREM JULGADOS E HUMILHADOS AO CONTRÁRIO DO QUE DEFENDE
O CORRUPTO JOÃO SOARES
A política em Portugal está podre. O José Sócrates que...
DEDICATÓRIA AO EMIGRANTE
-
Tu, meu amigo distante
Um dia tiveste de emigrar,
Deixaste tua terra e amigos
E lá partiste a chorar.
Quando à tua terra regressas
Para uma férias passa...
Invictus
-
INVICTUS, o poema que inspirou Mandela Do fundo desta noite que persiste A
me envolver em breu – eterno e espesso, A qualquer deus – se algum acaso
existe,...
O empecilho.
-
A CGTP é o maior adversário dos trabalhadores portugueses,enquanto uma
parte substancial dos trabalhadores não perceber isso,que essa central
defende a ma...
TEDx, um evento inspirador e inovador.
-
O meu primeiro contacto com o TED deu-se nas aulas de inglês Advanced
level, onde minha professora nos colocava a assistir as palestras no
youtube. Seu obj...
-
*Sobreviver 10 Anos a fazer a Diferença! *
Porque eles merecem todo o nosso amor!
Faz hoje, 08 Maio de 2013 10 anos que a Sobreviver nasceu. A nossa his...
Procedures to Write Cute Quotes to Your Dear Ones
-
Quotes can be said as one of the best ways to express love, feel, thoughts
and interest etc. In fact, some people will claim for those quotes in the
form o...
-
Amores meus, vou ficar sem postar por algumas semanas, mas não deixarei de
visita-los ok, meu muito obrigada pelo carinho sempre!Vou deixar um
Conselho Ch...
Deus me fez assim!!!
-
fonte imagem QUANDO ME SINTO FRACO, ENTÃO É QUE ME FAÇO FORTE! Sei que Deus
não me criou para que eu me sentisse derrotado pelos problemas que a vida
me ap...
4º CAPITULO
-
* Cidade da Gabela nos anos 1960 a 1975 *
*Mas, tal como eu dizia, ao vermos os pirilampos tremíamos de medo daquelas
aparições e temíamos que foss...
Flamengo vira febre na Tchada, em Bissau
-
“O Flamengo é união. O preto representa a África e o vermelho todas as
outras cores, todas as raças. Viva o Mengão!” Foi com essas palavras que o
minei...
- MAIO - 2012
-
Ufa... ufa...
Pensei que não fosse mais voltar. Maio para mim é sempre assim... cheio de
bons motivos para comemorar a vida. E nesse maio de 2010 não poder...
FIM
-
[image: .]
O Angola em Fotos termina aqui. Foram quase dois anos de publicações
diárias, visualizadas por mais de cinquenta mil pessoas, o que certamente, ...
Namorar voce
-
Quero namorar suas palavras e as outras que você copiou de alguém...
Quero namorar seus sentimentos, suas verdades. Suas mentiras também...
Quero nam...
Bonito pássaro, nunca vi nada parecido!
ResponderEliminarMas, preferia ve-lo mesmo solto, fagueiro e feliz na natureza.
Abraços, amigo!
Realmente lindo, mais ainda livre, a voar por este mundo sem fim...Belo texto, triste cativeiro...abraços
ResponderEliminarJosé, você teve coragem de aprisionar os bichinhos? Rsrsr
ResponderEliminarPássaros, eu adoro vê-los pular saltitantes de galho em galho, em casa tenho bebedouros e comedouros, eles me visitam sempre.
Grande abraço!
A beleza dos aves silvestres da Africa e do Brasil tem que ser preservada para uma mostra aos futuros moradores destas terras.
ResponderEliminarBela a figura dessa ave. Ainda tenho a honra de ter visitas de várias espécies bem no amanhecer do dia.
Abraço
Não os conhecia amigo,são belos e diferentes.Uma lembrança boa amigo,mas que hoje nãos os prenderia e ficariamos a observa-los placidamente.Oxalá estejam preservados, vou pesquisar sobre eles.
ResponderEliminarUm abração amigo.
Oi, José....bons tempos esses.....em que se podia ter um pássara na gaiola...mas também não é certo tê-los assim...Meu marido sempre me diz para que eu não faça isso. Aqui temos uma espécie chamada Tié Sangue...ou Tié Sangria....todo vermelho...as vezes eu teimo em querer um destes, em dar água, comida...mas ele me diz que não é certo. E acabo concordando, pois não devo querer o que é da natureza, mesmo que eu vá cuidar....E você sabia que se esse Tié ficar em gaiola ele fica Laranja?, pois em cativeiro não tem um alimento específico....
ResponderEliminarMuito lindo esse pássaro.
Abraço.
Olá, José...Linda ave!Eu mora em casa e sempre colocamos migalhas de pão e grãos de arroz e de manhã cedo tem todo tipo de passáros.Outro dia nos deparamos com um tucano...lindo, até tiramos fotos, mas não aprece muito sua beleza...
ResponderEliminarPaz e bem
Oi, José, são uma espécie de rara beleza, realmente. Abraços. Paz e bem.
ResponderEliminaracordar e ouvir o canto dos pássaros é maravilhoso e nos deixa mais felizes!
ResponderEliminarbj!
Amigo José,
ResponderEliminarGrato pela visita ao Scorpio.
Essa Andwa tem um porte e um colorido da plumagem
primorosos.
Um abraço e bom fim-de- semana.
Amigo poeta José, que beleza de pássaro e de texto. Encheu-me a alma.
ResponderEliminarLindo.
Saudações poéticas.
Quantas vezes estamos tristes, desmotivados, meio perdidos ou até estamos passando por algum período de muito sofrimento. Coisas assim acontecem com todos, mas tenho algo a dizer para você. Não desista.Peça ajuda a Deus para que lhe guie e de sabedoria, porque Ele pode te ajudar quando você estiver triste e desmotivado. Peça a Ele para te dar mais força para você agüentar esse período difícil e para que não desista. Vamos, sei que você consegue. Fale com Ele.Estou em mudança em busca de meus sonhos vou ficar um tempo afastada mas volto logo. Deus abençõe vc bj no coração!
ResponderEliminarÉ um lindo pássaro realmente. Beijos
ResponderEliminarJose
ResponderEliminarNa fazenda de minha tia tem muitos pássaros mas nenhum eu vi de perto.
com carinho Monica
Não sou a favor de animais em gaiolas, salvo quando é para preservar a espécie.
ResponderEliminarOla,Sou brasileiro e adoro Angola, nunca pode ir conhecer este país maravilhoso, que lindo pássaro.
ResponderEliminarUm dia irei conhecer o seu país tão belo, parabéns pelo blog, gostei muito e minha companheira também.
Continue sempre postando cultura para o mundo.
Felicidades
Diego Elias
http://portifoliogradfisica.blogspot.com/