Vivo apaixonado, desde os 9 anos pelo Kwanza Sul - Amboim - Angola (Cidade da Gabela)
Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem
Musica
sábado, 2 de abril de 2011
Branquinha como a neve… até ao castanho torrado!
A Primavera em Angola inicia-se quando se inicia o Outono em Portugal! Era ver, nos morros (montanhas) do Amboim – Kwanza-Sul, o lindo cafezal se vestia de branco! Hum… que gostoso cheiro entravam pelas minhas narinas vindas da bela flor, parecendo neve que havia caído sobre aquelas plantas de café. Eram tantas flores que tapavam as folhas dessa preciosa planta “cafeeiro”. Passado 15 dias, a flor desaparecia para dar lugar a um pequenino grão que iria crescendo até se tornar adulto, sempre esverdeado. Já nos finais de Junho ele se tornava maduro e de cor vermelha, parecendo-se com uma cereja. Lá na “Roça”, logo pela manhã, o cheiro do café que o cozinheiro fazia num grande panelaço, para os trabalhadores tomarem antes de pegarem no trabalho. Saltava da cama e corria para lá, junto do cozinheiro e dos trabalhadores, para beber daquele delicioso café. Ele era puro, pois era cultivado lá na roça, secado no “terreiro” (género de uma eira mas de terra batida), debulhado por uma grande máquina que tinha umas grandes correias que ligavam umas polis às outras e que, através de um tractor agrário, se punha a marchar essa gigantesca máquina depiladora. Depois, pegava-se o grão, já descascado, colocava-se no forno, que tínhamos para coser pão, até ficar torrado. Em seguida seria feito em pó esmagando-o, com dois ou um pau, dentro de um “pilão (almofariz feito de um tronco de arvore). Hum!!! Nem posso recordar daquele cheiro e paladar gostoso do café natural criado lá na “tonga” (zona de cultivo nas montanhas).
Jose Meu pai era cafeicultor mas com a divisão da fazenda pra seis filhos. Tivemos que vender. Mas tenho um monte de gravuras dos cafés. E nossa região em MG ainda é de grandes fazendas mas os proprietarios são outros. Me deu saudade! com carinho Monica
José, nada disso conheci ao vivo, nasci e me criei na cidade, sempre conheci café em pó comprado no supermercado, quando era criança, era no "armazém". Quando leio suas histórias tenho uma vontade enorme de conhecer o que chamam de "roça", a simplicidade de viver, podemos encontrar felicidade nas coisas simples da vida, você comprova isso muito bem. Grande abraço! Lindo fim de semana!!
Tambem eu tive o previlegio de durante os dois anos que permaneci em Angola, poder admirar a linda paisagem dos caféeiros em flor. No norte deste país as plantas do café eram cultivados à sombra de enormes árvores. Já no sul, segundo diziam, os caféeiros eram plantados em campo aberto.
olá Jose! que belissima postagem essa flor dp café deixa ele lindo,não é mesmo,você sabia que sou madrinha dos blog do GUY e da Mariane? bjos e eles como estão vc sabe?
Olá passo em seu blog para convidar você a visitar o meu que é dedicado a cultura. De segunda a sexta feira noticiário cultural aos sábados minha coluna poética ás 09 horas da manhã e ás 5 da tarde Chá das 5 sempre com uma participação especial. Irei guardar sua visita lá. Abraços sucesso em seu blog. O endereço é informativofolhetimcultural.blogspot.com
Magno Oliveira Twitter: @oliveirasmagno ou twitter/oliveirasmagno Telefone: 55 11 61903992 E-mail oliveira_m_silva@hotmail.com
Adorei sua visita em meu blog. Tenho certeza que és uma bela criatura, sensível ao ponto de ser capaz de capitar por traz da beleza dos pés de café coberto de neves, a virtude do homem. Que Deus te abençoe e continue sendo esta pessoa que pode se mover corações através da sua luz. Um grande beijo.
pero que belleza de paisajes y campos cafetaleros... dentro de un mes recien comprenderé el texto..recien empiezo mis clases de portugues. saludos desde Perú
Visite meu blog.Se gostar, me siga. Hiper abraço iluminado.Felicidades e muitas alegrias. Hoje e sempre. João. PS.: Adorei estar aqui. Já estou te seguindo.
Quando é primavera em Portugal, no Brasil é outono....aqui, porém as estações não são bem definidas....no Ceará,então, nordeste do país, continental que É,o Sol está sempre a brilhar... Meu marido, nascido em Goa,viveu sete anos em Angola....teve que sair em 74. Agora, no seu blog, apreciarei Angola, sua beleza,seu povo, seus costumes. No meu último post, há um pilão de duas bocas: uma para a paçoca ( carne seca com farinha e cebola) e a outra para pilar o café torrado. Pertenceu à minha bisavó - tem mais de 150 anos. O Pilão da Bisa....nome da postagem.
Venha visitar-me: blog > Da Cadeirinha de Arruar Amei o seu Angola eu te Amo! Fraterno abraço, José
Que delícia, José! Eu gostava além de tomar o café, comer o fruto quando maduro. Docinho e muito bom para os neurônios. Tomar o café até hoje eu pratico todos os dias, o dia inteiro. Abraços. paz e bem.
LINDO JOSÉ ACHO QUE VOCE É UM REI,E AMA ESTE LUGAR LINDO,PARA MIM REPRESENTA QUE VOCE EÚM REI DONO DESTA PARTE DO MUNDO,É UM PARAISO AOS OLHOS COMO EXISTEM LUGARES QUE QUEM VIVE AQUI TÃO DISTANTE NEM IMGINA QUANTA BELEZA EXISTE,DEUS É MARAVILHOSO,NOS PERMITINDO PRESENCIAR TAIS BELEZAS VOCE É UM SER PREVILEGIADO POR VIVER AI UM ABRAÇO OBRIGADA PELA VISITAMARLENE
Cafezal é maravilhoso demais!! Quando íamos na roça dos nossos parentes, víamos esse processo igual você ilustrou.
Lá em casa tinha um "pilão" assim, de madeira, que a minha avó, para não perder o costume da roça, gostava de socar arroz, e até mesmo café de um único pé que tínhamos no quintal. Ela fazia isso com a maior alegria.
Um grande abraço.
(Tem uma música que a Inezita Barroso canta, que é bonita e é assim: "MEU CAFEZAL EM FLOR... MINHA FLOR, MEU CAFEZAL..."
Tudo que vivenciamos, fica gravado em nós. Somos um mosaico.
Um grande abraço. Tenha uma linda noite de paz.
(Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelo comentário)
Olá José Vim retribuir sua visita e agradecer seu comentário delicado lá no meu bloguito. Gostei muito de tudo que vi por aqui, li os textos, por sinal muito bons, informativos sobre um local que é praticamente desconhecido pra mim. Parabéns. Um abraço.
Venho retribuir a visita. Se quem vai apenas de férias passar alguns dias ao continente africano, o adora, quem lá viveu não pode deixar de o amar. A escrita mostra uma vivência sobre a vida e a cultura africana,que despertam curiosidade nas pessoas, sobre os assuntos aqui retratados e "falados". As diferentes culturas, os cheiros tão característicos dessa zona do globo, nunca mais se esquecem. Fica um misto de saudosismo , de boas recordações que serão sempre lembradas por muitos anos que se vivam. A maioria das pessoas que voltaram a Luanda ao fim de muitos, longos anos,ficam ainda com mais saudades da Luanda de antigamente. E se aqui em casa há quem deseje voltar, mas tenha medo de o fazer, outros há que acham melhor manter na mente a memória de tempos passados.
Vendo essas fotos, de repente, me deu nostalgia dos tempos em que passava férias no interior, em casa dos avós, onde havia tantas árvores floridas e a inocência feliz de criança...
Jose As garotas estão estudando muito e não me deram o novo email Eu até fico encabulada pela demora , mas assim que encontra-las vou pedir. E quero procurar as fotos de café de papai. Com carinho de sempre sua amiga Monica
Seja bem vindo a minha "casa" desculpe a demora, estava viajando, e estou reorganizando o meu blog oficial, onde a Vitrine Jubiart está sub locada, o post de hoje acho que você vai gostar... O endereço é: www.beatriz-jubiart.blogspot.com
Apesar de nunca ter ido em Angola tenho uma relação muito forte com ela, meu esposo nasceu em Lisboa se criou em Angola - Luanda, se orgulha de ser culturalmente Angolano, chegou no Brasil no final do ano de 1975.
Com mais tempo vou ler mais... amei as fotos, gostei imensamente dos textos.
Um abraço cheio de energia cá do outro lado do Atlântico.
Passei para uma visitinha... Já estive na roça há muito tempo atrás, lembro-me do perfume das flores dos cafezais... ah que saudade!!! Amei sua postagem. Uma linda semana! Beijinhos.
Deve ser uma experiência unica,com as suas fotos e explicação, deu pra ter uma super ideia e uma vontade louca de tomar um delicioso cafe desses..rs. Bjs.
Olá meu querido,demorei mas...cheguei rs. Que espetáculo de matéira heim!!! As fotos estão maravilhosas e senti o cheiro de café aqui rs. Esse aroma é maravilhoso. Adorei viu!!! Um beijo grande.
Bom dia José. Sempre que venho aqui aprendo um pouco mais.Obrigada!!!Mas, sinto tbém uma saudade muito grande nas entrelinhas, e como sempre digo "Saudade é vontade de ver de novo". Estou num novo endereço, pois resolvi excluir o Blog da Emília.Se quiser aparecer aqui vai o endereço:http://emiliaeavida.blogspot.com/ Quero aproveitar tbém parta lhe desejar uma Feliz Páscoa e uma semana cheia de paz.Um momento muito bom,(para mim que sou católica),refletir e repensar a vida, sobre todos os aspectos. Linda semana e apareça. Emilinha
Oi José! Só agora tive realmente tempo para percorrer um pouco de seu blog. Estive viajando e quando cheguei me envolvi com preparativos para meu aniversário, tudo muito corrido. Visitei seu blog de músicas e muito me admirei de ua admirção por Nelson Ned, sabe que quase não se houve mais suas músicas por aqui? É uma pena, depois vou escutá-las mais em seu blog. Quanto a este, achei belíssima sua homenagem à Angola! Para nós é uma aula sobre àquela cultura e seu povo. Belo blog, rico em diversidade e beleza de fotografia. Parabéns! Um abraço! Boa semana e uma páscoa maravilhosa para você!
Querido amigo, Páscoa é amor, ressurreição e renovação, abra seu coração e deixe que o amor faça sua eterna moradia. Tenha uma Feliz e abençoada Páscoa. Beijocas de chocolate.
Amigo Jose Adorei ler as tuas escritas sempre fico a conhecer alguma coisa de Angola e também a tua paixão peloa terra aonde cresceste. Um abraço: Santa Cruz
QUERO DIZER QUE UM GRANDE PRAZER CONHECER O SEU BLOG E DEIXAR MEU COMENTÁRIO, POIS SEI DA IMPORTANCIA QUE ELE FAZ PARA NOSSO EGO. cONVIDO VC TBM A CONHECER A MINHA PAGINA DE APOIO A BLOGUEIROS E QUE TENHO A 5 ANOS. CONHEÇA TAMBEM A REVISTA VIRTUAL E SE QUISER PARTICIPAR TENDO UM ESPAÇO NELA DEIXE UM COMENTÁRIO INFORMANDO O TEMA QUE GOSTARIA DE ESCREVER NELA. DEIXO MEU MSN dado.pag@hotmail.com E MEU LINK www.dado.pag.zip.net Um abraço e um otimo final de semana. Dado
...traigo sangre de la tarde herida en la mano y una vela de mi corazón para invitarte y darte este alma que viene para compartir contigo tu bello blog con un ramillete de oro y claveles dentro...
desde mis HORAS ROTAS Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION JOSE SOUSA
CON saludos de la luna al reflejarse en el mar de la poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
Olá amigo José, agradeço sempre pelos elogios e comentários lá no Cidreira Tec Net. também gasto muito do seu blog acho de boa qualidade. Ps. Estive fora da rede por uns dias pois o meu computador deu pana e tive que fazer um upgrade forçado. Abraço
Querido amigo, meu blog Devaneios está completando um aninho de vida, e gostaria de convidá-lo para comemorar. Tem um selinho lá para você. Tenha uma linda semana. Beijocas
Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Machado de Carlos. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs
Narroterapia:
Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.
Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.
Muito lindo o seu blog. Voltarei mais vezes para aprecia-lo com mais calma, cada detalhe! Fiquei feliz que vc agora é meu seguidor. Seguire o seu blog tb.
Sei bem, por experiencia o que é um cafezal. Toda aquela paisagem e todo aquele processo, fez parte da minha infancia. Num outro contexto é claro.
Querido José, é com grande prazer que venho agradecer pela visita e comentário deixado lá no meu blog. Mas para minha surpresa, descobri em nós algo em comum - nossa paixão pelo continente africano. Estou elaborando meu pré projeto de mestrado, que visa os Direitos Humanos nesse continente. Será um prazer lê-lo e desvendar sua experiência, assim como trocar conversas. E se prepare, vou tirar muitas dúvidas e sugestões de literaturas...rs Um abraço, Keila (K.)
Olá, para quem gosta de um café como eu é bom demais recordar, porém só no imaginário, nunca vi uma planta de café, mas sua narrativa é tão riquíssima em detalhes que pude me transportar no tempo e perceber o perfume das flores, o aroma do café, acompanhar a transformação do fruto verde em vermelho...Parabéns!, demais mesmo!
Nasci no seio de uma familia humilde no lugar de Laborins-São Pedro de Alva-Penacova. Com 22 meses apanhei Poleomielite e nunca mais andei. Fiz um ano de escolaridade mas aos 9 anos, meus pais, levaram-me para Angola, para traz, deixava os amigos e a aldeia perdida nas serras da Beira Litoral. Nunca mais frequentei a escola, no entanto, aos 14 anos já eu ensinava os meus amigos de raça negra, lá na selva onde vivia, a lerem. Senti-me um professor privilegiado por ensinar os meus amigos. Por lá vivi até aos 22 anos dentro de Selvas e Savanas, nos arredores da Cidade da Gabela na provincia do Kwanza Sul. Ali, naquele paraíso, cresci no ambiente dos meus cambas (amigos), com eles aprendi todos os seus abitos e costunes, com eles aprendi e saboriei a lei da selva, vivi com a pura Natureza e liberdade. Quando parti, para fugir da guerra, senti que o meu corpo partia mas o meu coração ficava lá. Pois, sou branco por fora mas negro por dentro. Por favor leiam os meus artigos e deixem um comentário, ajudem-me a crescer, pois foi sempre com as ideias dos outros que hoje sou o homem que sou, com o grande compunente de "sentimentalismo". Um abraço.
Martins Raposo disse...Gostei de ler todos os textos que até agora escreveu no seu blogue. Têm uma forte componente poética e um certo misticismo a que certamente, não foi alheia a sua vivência no ambiente de luxuriante beleza que nos descreve. Catorze anos são uma vida, muito em especial se eles foram vividos com o ardor e a simplicidade que caracteriza os jovens. Continue a escrever, pois os seus textos revelam um conhecimento factual do que viveu e sentiu na sua juventude que guardou ciosamente para nosso prazer. Já deve ter muitos leitores atentos como eu, por isso desejo-lhe sorte e saúde para continuar, sem medo de ir mais longe ainda, porque tem mérito para isso. Força Amigo!
Situação Geográfica
Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1.000 e os 2.000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano.
Nome dos locais
Antes da colonização (Depois, na colonização)
Amboim(Porto Amboim)
Bailundo(Vila Teixeira da Silva)
Benguela (São Filipe de Benguela)
Calandula (Duque de Bragança)
Camacupa(Vila General Machado)
Ganda (Vila Mariano Machado)
Huambo (Nova Lisboa)
Kuito (Silva Porto)
Kuvango (Vila da Ponte)
Lubango (Sá da Bandeira)
Lwena (Vila Luso)
Massango (Forte República)
M'Banza Kongo (São Salvador do Congo)
Menongue (Serpa Pinto)
Namibe (Moçâmedes)
N'Dalatando (Vila Salazar)
N'Giva (Vila Pereira d'Eça)
Saurimo (Vila Henrique de Carvalho)
Soyo (Santo António do Zaire)
Sumbe (Novo Redondo)
Tombua (Porto Alexandre)
Uíje(Carmona)
PRESENTE NA DISTÂNCIA
-
Na fuga dos dias proibidos
Nas aventuras desenhadas pelo vento
Nos segredos murmurados à meia-luz
E nas travessuras que roubaram risos
Escorreu...
Viagem VIII
-
A manhã apresentava-se límpida, o azul matinal borrifado de nuvens
espumosas. Porém, corria a pique, um vento gélido da montanha para a
cidade. U...
PRIMEIRA VISITA À MUNENGA MUNICÍPIO
-
A "Paz de Abril" foi a principal conquista dos angolanos nos 50 anos de
independência. Assim declarei em entrevista difundida pela LAC, na
sexta-feira, 04 ...
AS CHALADICES DO "BEBÊ"
-
*Nota prévia:*
O meu primo, de quem me fui despedir pela última vez (ele em outra dimensão
da vida e eu nesta prevalecente e ainda racional), nasceu Kitum...
EUA | ESTAMOS A MERGULHAR NUMA DITADURA
-
*Tarifas de Trump vistas como manobra para consolidar ainda mais o poder*
*< Jake Johnson* | Common Dreams | # Traduzido em português do Brasil >*
O sena...
A sós comigo!
-
A sós comigo parto para além de mim sem tempo nem norte
Sem hoje e sem amanhã...assim caminho num sono profundo
Com o olhar ausente e o corpo dormente ...
ILUKE
-
(Pseudo-sepultura)
É uma alegoria. Uma imitação do sepulcro real onde repousam os restos do
finado.
Uluka=atribuir nome/pseudônimo
Iluke=réplica/homóni...
Morte do Julio severo e pedido de ajuda
-
Morte do Julio severo e pedido de ajuda
*Eu quero me apresentar*
*Meu nome é Sarah eu sou viúva do Julio.*
*Muitas pessoas não sabem sobre a morte do Julio,...
A Escola
-
Certas lembranças me faz voltar no tempo. Estive lembrando quando eu me
preparava para frequentar o primeiro ano escolar, isso aos sete anos e nos
anos ...
Direção...
-
Se a vida te mostrar um obstáculo, desvie
e não olhe...Esqueça e mude de direção...
Dê atenção somente às coisas importantes,
Não sei se a vida é curta ou l...
Vanessa vence a inveja!
-
*A inveja é prova de nossa dependência ainda dos sentimentos primitivos do
egoismo e da vaidade. Superar esses sentimentos é vencer. *
Diariamente sofremo...
Toronto
-
A cidade de Toronto e muito grande tem uma população com mais de 5 milhões
de pessoas, limpa, educada, simples assim como a sua população
Andar por Toronto...
Sobre a vida, 12 de junho, os amores e o vinho.
-
Querendo ou não, hoje é um dia no qual é improvável, pelo menos por alguns
poucos minutos, não se pensar sobre o conceito e a aplicabilidade do amor,
de pe...
Era uma vez um Principe…
-
[image: img2]
Naqueles Tempos havia gente que trabalhava por gosto…Não importava se
era remunerado ou não o seu trabalho…importava é que ficasse fe...
Criatividade e Inovação
-
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO - PRA QUÊ?
"Criatividade é um assunto que fascina a todos, objeto de muitos estudos,
embora no contexto empresarial seja novo.
O...
COMO ODIAR O MPLA?
-
É tanto o desejo de se manter vozes caladas que nos convidam a viajar num
país 2. É a prova de que ser angolano não basta.
Você precisa ser do MPLA.
As...
o mau, o péssimo e o pior
-
Era um carro em andamento e foi um pontapé de lado.
Por um segundo foi como se o tempo parasse enquanto uma lágrima se
materializava num futebol anime. Ne...
Quentes e... Boas!
-
O tempo começou pouco a pouco a arrefecer e, como que a anunciar o inverno,
apareceram as primeiras castanhas. O pregão – quentes e boas! – era um
sugest...
"IMAGINANDO"
-
Antes de partir!
perguntarei para onde vou
por que não tornarei a vir
ao lugar aonde estou.
Quem foi que assim não pensou,
ou ainda não nasceu, ou está a d...
A MINHA VIDA
-
* Minha vida se tornou muito especial; a partir do momento em que te
conheci. Não sei se foi amor a primeira vista; só sei que foi amor.Tenho
vontade ...
Reciprocidade
-
O amor nada pede em troca,
mas,há esperança que ele nos traga a reciprocidade
almejada.
Cuidar do amor é o melhor que podemos fazer, o amor carece de cu...
genießen Sie die Fahrzeugentwicklung
-
genießen Sie die Entwicklung des Automobils ist die aufregendste Sache für
sich. Weitere Referenzstandorte modernster Informationstechnologie Entwicklungen ...
Sócrates e António Costa, amigos do coração.
-
OS POLÍTICOS TEM DE SEREM JULGADOS E HUMILHADOS AO CONTRÁRIO DO QUE DEFENDE
O CORRUPTO JOÃO SOARES
A política em Portugal está podre. O José Sócrates que...
DEDICATÓRIA AO EMIGRANTE
-
Tu, meu amigo distante
Um dia tiveste de emigrar,
Deixaste tua terra e amigos
E lá partiste a chorar.
Quando à tua terra regressas
Para uma férias passa...
Invictus
-
INVICTUS, o poema que inspirou Mandela Do fundo desta noite que persiste A
me envolver em breu – eterno e espesso, A qualquer deus – se algum acaso
existe,...
O empecilho.
-
A CGTP é o maior adversário dos trabalhadores portugueses,enquanto uma
parte substancial dos trabalhadores não perceber isso,que essa central
defende a ma...
TEDx, um evento inspirador e inovador.
-
O meu primeiro contacto com o TED deu-se nas aulas de inglês Advanced
level, onde minha professora nos colocava a assistir as palestras no
youtube. Seu obj...
-
*Sobreviver 10 Anos a fazer a Diferença! *
Porque eles merecem todo o nosso amor!
Faz hoje, 08 Maio de 2013 10 anos que a Sobreviver nasceu. A nossa his...
Procedures to Write Cute Quotes to Your Dear Ones
-
Quotes can be said as one of the best ways to express love, feel, thoughts
and interest etc. In fact, some people will claim for those quotes in the
form o...
-
Amores meus, vou ficar sem postar por algumas semanas, mas não deixarei de
visita-los ok, meu muito obrigada pelo carinho sempre!Vou deixar um
Conselho Ch...
Deus me fez assim!!!
-
fonte imagem QUANDO ME SINTO FRACO, ENTÃO É QUE ME FAÇO FORTE! Sei que Deus
não me criou para que eu me sentisse derrotado pelos problemas que a vida
me ap...
4º CAPITULO
-
* Cidade da Gabela nos anos 1960 a 1975 *
*Mas, tal como eu dizia, ao vermos os pirilampos tremíamos de medo daquelas
aparições e temíamos que foss...
Flamengo vira febre na Tchada, em Bissau
-
“O Flamengo é união. O preto representa a África e o vermelho todas as
outras cores, todas as raças. Viva o Mengão!” Foi com essas palavras que o
minei...
- MAIO - 2012
-
Ufa... ufa...
Pensei que não fosse mais voltar. Maio para mim é sempre assim... cheio de
bons motivos para comemorar a vida. E nesse maio de 2010 não poder...
FIM
-
[image: .]
O Angola em Fotos termina aqui. Foram quase dois anos de publicações
diárias, visualizadas por mais de cinquenta mil pessoas, o que certamente, ...
Namorar voce
-
Quero namorar suas palavras e as outras que você copiou de alguém...
Quero namorar seus sentimentos, suas verdades. Suas mentiras também...
Quero nam...
tudo tão leve e bonito
ResponderEliminarQue lindas e bucólicas lembranças dessas coisas tão simples e puras...
ResponderEliminarAbraços, José!
Jose
ResponderEliminarMeu pai era cafeicultor mas com a divisão da fazenda pra seis filhos. Tivemos que vender.
Mas tenho um monte de gravuras dos cafés. E nossa região em MG ainda é de grandes fazendas mas os proprietarios são outros.
Me deu saudade!
com carinho Monica
José, nada disso conheci ao vivo, nasci e me criei na cidade, sempre conheci café em pó comprado no supermercado, quando era criança, era no "armazém".
ResponderEliminarQuando leio suas histórias tenho uma vontade enorme de conhecer o que chamam de "roça", a simplicidade de viver, podemos encontrar felicidade nas coisas simples da vida, você comprova isso muito bem.
Grande abraço!
Lindo fim de semana!!
Tambem eu tive o previlegio de durante os dois anos que permaneci em Angola, poder admirar a linda paisagem dos caféeiros em flor.
ResponderEliminarNo norte deste país as plantas do café eram cultivados à sombra de enormes árvores.
Já no sul, segundo diziam, os caféeiros eram plantados em campo aberto.
olá Jose!
ResponderEliminarque belissima postagem essa flor dp café deixa ele lindo,não é mesmo,você sabia que sou madrinha dos blog do GUY e da Mariane?
bjos e eles como estão vc sabe?
Olá passo em seu blog para convidar você a visitar o meu que é dedicado a cultura. De segunda a sexta feira noticiário cultural aos sábados minha coluna poética ás 09 horas da manhã e ás 5 da tarde Chá das 5 sempre com uma participação especial. Irei guardar sua visita lá. Abraços sucesso em seu blog. O endereço é informativofolhetimcultural.blogspot.com
ResponderEliminarMagno Oliveira
Twitter: @oliveirasmagno ou twitter/oliveirasmagno
Telefone: 55 11 61903992
E-mail oliveira_m_silva@hotmail.com
Parecia tudo tão sereno enfim,
ResponderEliminarViveram-se dias de desespero
Depois do ataque à 7ª. esquadra
Que aconteceu a 4 de Fevereiro.
Em Março no norte sangrento,
Sangue derramado sobre capim
Foi tão grande o sofrimento
Causado por gente ruim.
Corpos mutilados pelas picadas,
Crianças, inocentes, e indefesas
Foram pela UPA chacinadas
Naqueles dias de incertezas.
Para que foi tanta maldade,
Naquela terra tão próspera
Foi falta de honestidade
Por quem de Angola não gosta.
José,
ResponderEliminarAdorei sua visita em meu blog. Tenho certeza que és uma bela criatura, sensível ao ponto de ser capaz de capitar por traz da beleza dos pés de café coberto de neves, a virtude do homem.
Que Deus te abençoe e continue sendo esta pessoa que pode se mover corações através da sua luz.
Um grande beijo.
pero que belleza de paisajes y campos cafetaleros...
ResponderEliminardentro de un mes recien comprenderé el texto..recien empiezo mis clases de portugues.
saludos desde Perú
Nossa! Que lindo, José!
ResponderEliminarEstou encantada com tao belas paisagens, esse lugar é deslumbrante.
Beijos.
Visite meu blog.Se gostar, me siga. Hiper abraço iluminado.Felicidades e muitas alegrias. Hoje e sempre.
ResponderEliminarJoão.
PS.: Adorei estar aqui.
Já estou te seguindo.
Olá,td bem?
ResponderEliminarLindas fotos!
Bjs!
OI amigo Joseé.
ResponderEliminarPassei pra dizer bom dia.
com carinho MOnica
Quando é primavera em Portugal, no Brasil é outono....aqui, porém as estações não são bem definidas....no Ceará,então, nordeste do país, continental que É,o Sol está sempre a brilhar...
ResponderEliminarMeu marido, nascido em Goa,viveu sete anos em Angola....teve que sair em 74.
Agora, no seu blog, apreciarei Angola, sua beleza,seu povo, seus costumes.
No meu último post, há um pilão de duas bocas:
uma para a paçoca ( carne seca com farinha e cebola) e a outra para pilar o café torrado.
Pertenceu à minha bisavó - tem mais de 150 anos.
O Pilão da Bisa....nome da postagem.
Venha visitar-me:
blog > Da Cadeirinha de Arruar
Amei o seu Angola eu te Amo!
Fraterno abraço, José
Que delícia, José! Eu gostava além de tomar o café, comer o fruto quando maduro. Docinho e muito bom para os neurônios. Tomar o café até hoje eu pratico todos os dias, o dia inteiro. Abraços. paz e bem.
ResponderEliminarLinda postagem.
ResponderEliminarNos enriquecendo em conhecimento.
José, que belo texto sobre o café. Tao bem escrito que pude sentir o cheiro do café até aqui.
ResponderEliminarLindas as imagens. Lindo este teu blog. Gosto de ler coisas assim naturais da terra. Vou ficar mais um pouquinho por aqui te conhecendo...
Abracos
Lindo, José! Imagens e texto. Uma " gostosura"! Eu que adoro café, fiquei com o perfume do café nos sentidos. Gostaria de sentir este...
ResponderEliminarBeijos com carinho e excelente fim de semana.
LINDO JOSÉ ACHO QUE VOCE É UM REI,E AMA ESTE LUGAR
ResponderEliminarLINDO,PARA MIM REPRESENTA QUE VOCE EÚM REI DONO DESTA PARTE DO MUNDO,É UM PARAISO AOS OLHOS
COMO EXISTEM LUGARES QUE QUEM VIVE AQUI TÃO DISTANTE NEM IMGINA QUANTA BELEZA EXISTE,DEUS É
MARAVILHOSO,NOS PERMITINDO PRESENCIAR TAIS BELEZAS
VOCE É UM SER PREVILEGIADO POR VIVER AI UM ABRAÇO
OBRIGADA PELA VISITAMARLENE
Boa tarde, querido amigo.
ResponderEliminarCafezal é maravilhoso demais!! Quando íamos na roça dos nossos parentes, víamos esse processo igual você ilustrou.
Lá em casa tinha um "pilão" assim, de madeira, que a minha avó, para não perder o costume da roça, gostava de socar arroz, e até mesmo café de um único pé que tínhamos no quintal. Ela fazia isso com a maior alegria.
Um grande abraço.
(Tem uma música que a Inezita Barroso canta, que é bonita e é assim:
"MEU CAFEZAL EM FLOR... MINHA FLOR, MEU CAFEZAL..."
Tudo que vivenciamos, fica gravado em nós. Somos um mosaico.
Um grande abraço.
Tenha uma linda noite de paz.
(Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelo comentário)
Olá José
ResponderEliminarVim retribuir sua visita e agradecer seu comentário delicado lá no meu bloguito.
Gostei muito de tudo que vi por aqui, li os textos, por sinal muito bons, informativos sobre um local que é praticamente desconhecido pra mim.
Parabéns.
Um abraço.
Lindo José Sousa, este seu blog.
ResponderEliminarBom texto e imagens magnificas.
Bom fim de semana.
Saudações poéticas.
Venho retribuir a visita.
ResponderEliminarSe quem vai apenas de férias passar alguns dias ao continente africano, o adora, quem lá viveu não pode deixar de o amar.
A escrita mostra uma vivência sobre a vida e a cultura africana,que despertam curiosidade nas pessoas, sobre os assuntos aqui retratados e "falados". As diferentes culturas, os cheiros tão característicos dessa zona do globo, nunca mais se esquecem.
Fica um misto de saudosismo , de boas recordações que serão sempre lembradas por muitos anos que se vivam.
A maioria das pessoas que voltaram a Luanda ao fim de muitos, longos anos,ficam ainda com mais saudades da Luanda de antigamente.
E se aqui em casa há quem deseje voltar, mas tenha medo de o fazer, outros há que acham melhor manter na mente a memória de tempos passados.
Senas que fazem parte da história, beijo Lisette.
ResponderEliminarQuerido amigo,
ResponderEliminarVendo essas fotos, de repente, me deu nostalgia dos tempos em que passava férias no interior, em casa dos avós, onde havia tantas árvores floridas e a inocência feliz de criança...
Bjs!!
Olá José!
ResponderEliminarÉ tudo tão lindo que eu não sei onde comentar!
Um beijo do tamanho desse mundo que é o seu mundo e muito lindo!!!
(Maria)
Jose
ResponderEliminarAs garotas estão estudando muito e não me deram o novo email
Eu até fico encabulada pela demora , mas assim que encontra-las vou pedir.
E quero procurar as fotos de café de papai.
Com carinho de sempre
sua amiga Monica
Oi José!
ResponderEliminarSeja bem vindo a minha "casa" desculpe a demora, estava viajando, e estou reorganizando o meu blog oficial, onde a Vitrine Jubiart está sub locada, o post de hoje acho que você vai gostar... O endereço é: www.beatriz-jubiart.blogspot.com
Apesar de nunca ter ido em Angola tenho uma relação muito forte com ela, meu esposo nasceu em Lisboa se criou em Angola - Luanda, se orgulha de ser culturalmente Angolano, chegou no Brasil no final do ano de 1975.
Com mais tempo vou ler mais... amei as fotos, gostei imensamente dos textos.
Um abraço cheio de energia cá do outro lado do Atlântico.
Bia.
ઇઉ ✿ܓܓ♫♫
ResponderEliminarOlá, amigo!
Passei para uma visitinha...
Já estive na roça há muito tempo atrás, lembro-me do perfume das flores dos cafezais... ah que saudade!!!
Amei sua postagem.
Uma linda semana!
Beijinhos.
♫♫.•*¨*•♫♫¸
°•♥° Brasil
°°•✿♫°.•
Deve ser uma experiência unica,com as suas fotos e explicação, deu pra ter uma super ideia e uma vontade louca de tomar um delicioso cafe desses..rs.
ResponderEliminarBjs.
Ola´meu amigo José!!
ResponderEliminarPerdoe minha ausencia em sua pagina, estive viajando e voltei nesta seguna!
Agora sim respondendo o carinho dos amigos.
Que vc tenha uma ótima tarde e que possamos nos encontramos no Alma do Poeta!
Abraços!
Blissima postagem meu amigo,,,cheia de sentimentos,,,abraços fraternos de bom dia e obrigado pelo carinho da visita,,volte sempre...
ResponderEliminarLindos os pés de café em flor...me lembra minha Minas Gerais...beijos querido, Dias lindos pra ti
ResponderEliminarUm belissimo final de semana pra ti amigo..abraços...
ResponderEliminarº°♥.¸Amigo.•✿♫°
ResponderEliminarBom fim de semana!
Beijinhos
¸.•´*✿♫°`•.¸¸
°•♥°Brasil°•♥°
♥♥ •.¸¸¸¸.•´º°
Olá meu querido,demorei mas...cheguei rs.
ResponderEliminarQue espetáculo de matéira heim!!!
As fotos estão maravilhosas e senti o cheiro de café aqui rs. Esse aroma é maravilhoso.
Adorei viu!!!
Um beijo grande.
Corrigindo: Matéria rs.
ResponderEliminarBjsssssssssssssss
Nossa, que lindo!...
ResponderEliminarAbraços e uma ótima semana!
Com o bananal que é Portugal vamos ter que ir todos para a apanha do café. boa semana
ResponderEliminarBom dia José.
ResponderEliminarSempre que venho aqui aprendo um pouco mais.Obrigada!!!Mas, sinto tbém uma saudade muito grande nas entrelinhas, e como sempre digo "Saudade é vontade de ver de novo".
Estou num novo endereço, pois resolvi excluir o Blog da Emília.Se quiser aparecer aqui vai o endereço:http://emiliaeavida.blogspot.com/
Quero aproveitar tbém parta lhe desejar uma Feliz Páscoa e uma semana cheia de paz.Um momento muito bom,(para mim que sou católica),refletir e repensar a vida, sobre todos os aspectos.
Linda semana e apareça.
Emilinha
José,
ResponderEliminarUma abençoada semana e una feliz e Santa Páscoa.
Beijos com carinho.
Oi José!
ResponderEliminarSó agora tive realmente tempo para percorrer um pouco de seu blog. Estive viajando e quando cheguei me envolvi com preparativos para meu aniversário, tudo muito corrido. Visitei seu blog de músicas e muito me admirei de ua admirção por Nelson Ned, sabe que quase não se houve mais suas músicas por aqui? É uma pena, depois vou escutá-las mais em seu blog. Quanto a este, achei belíssima sua homenagem à Angola! Para nós é uma aula sobre àquela cultura e seu povo. Belo blog, rico em diversidade e beleza de fotografia. Parabéns! Um abraço! Boa semana e uma páscoa maravilhosa para você!
- muito obrigado !
ResponderEliminarBoa semana (:
Dá sim para imaginar o cheiro, que delícia.
ResponderEliminarQue linda a imagem do cafeeiro.
BeijooO*
Querido amigo, Páscoa é amor, ressurreição e renovação, abra seu coração e deixe que o amor faça sua eterna moradia. Tenha uma Feliz e abençoada
ResponderEliminarPáscoa.
Beijocas de chocolate.
E cá estou eu!!!
ResponderEliminarGostei...Voltarei,José!
Uma linda e Santa Páscoa, amigo
;)
Beso
Bom dia, querido amigo.
ResponderEliminarFeliz Páscoa!!
Um grande abraço.
Muito belo e de muito bom gosto o teu blog. Será uma alegria segui-lo!
ResponderEliminarSeja Bem vindo ao meu Recanto!
Abraços!
Apenas a desejar bom fim de semana.
ResponderEliminarGostei muito de passar por aqui. Muito aprecio toda essa diversidade cultural que nos apresenta aqui. Parabéns!
ResponderEliminar♫° ·.Amigo!
ResponderEliminar✿♥
Um lindo fim de semana!
Beijinhos.
Brasil°º♫
°º✿
º° ✿♥ ♫° ·.
Amigo Jose Adorei ler as tuas escritas sempre fico a conhecer alguma coisa de Angola e também a tua paixão peloa terra aonde cresceste.
ResponderEliminarUm abraço:
Santa Cruz
Ché
ResponderEliminarObrigada pela atenção . Mamae quebrou o pé e minha tia rosa esta aqui conosco.
um grande abraço da amiga Monica
pode sim jose levar o texto para a escola, eespero as musicas
ResponderEliminarQUERO DIZER QUE UM GRANDE PRAZER CONHECER O SEU BLOG E DEIXAR MEU COMENTÁRIO, POIS SEI DA IMPORTANCIA QUE ELE FAZ PARA NOSSO EGO. cONVIDO VC TBM A CONHECER A MINHA PAGINA DE APOIO A BLOGUEIROS E QUE TENHO A 5 ANOS. CONHEÇA TAMBEM A REVISTA VIRTUAL E SE QUISER PARTICIPAR TENDO UM ESPAÇO NELA DEIXE UM COMENTÁRIO INFORMANDO O TEMA QUE GOSTARIA DE ESCREVER NELA. DEIXO MEU MSN dado.pag@hotmail.com E MEU LINK www.dado.pag.zip.net Um abraço e um otimo final de semana. Dado
ResponderEliminarHola J osé me encanta tu entrada, preciosas imágenes sobre la planta del café y su fruto, muy ilustrativo.Buen fín de semana.
ResponderEliminar...traigo
ResponderEliminarsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
JOSE SOUSA
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
José
Ramón...
Olá amigo José, agradeço sempre pelos elogios e comentários lá no Cidreira Tec Net. também gasto muito do seu blog acho de boa qualidade.
ResponderEliminarPs. Estive fora da rede por uns dias pois o meu computador deu pana e tive que fazer um upgrade forçado.
Abraço
Querido amigo, meu blog Devaneios está completando um aninho de vida, e gostaria de convidá-lo para comemorar. Tem um selinho lá para você. Tenha uma linda semana. Beijocas
ResponderEliminarLindíssimos pés de café José!
ResponderEliminarRiquíssimo!
Beijos,
Carla
José que texto maravilhoso!
ResponderEliminarMuito passar aqui.
Um abraço
Fernanda
Linda a primavera de Angola.
ResponderEliminarBoa noite!
Carla
Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Machado de Carlos. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs
ResponderEliminarNarroterapia:
Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.
Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.
Abraços
http://narroterapia.blogspot.com/
Muito lindo o seu blog.
ResponderEliminarVoltarei mais vezes para aprecia-lo com mais calma, cada detalhe!
Fiquei feliz que vc agora é meu seguidor. Seguire o seu blog tb.
Sei bem, por experiencia o que é um cafezal.
Toda aquela paisagem e todo aquele processo, fez parte da minha infancia.
Num outro contexto é claro.
Seu blog é muito rico. Parabéns!!
Ma Ferreira
Ma Ferreira disse...
ResponderEliminarDepois que fui visitar o blog do meu seguidor, José de Souza, ofereço esta postagem como boas vindas a ele tb!!
Ma Ferreira
Querido José, é com grande prazer que venho agradecer pela visita e comentário deixado lá no meu blog.
ResponderEliminarMas para minha surpresa, descobri em nós algo em comum - nossa paixão pelo continente africano.
Estou elaborando meu pré projeto de mestrado, que visa os Direitos Humanos nesse continente. Será um prazer lê-lo e desvendar sua experiência, assim como trocar conversas. E se prepare, vou tirar muitas dúvidas e sugestões de literaturas...rs
Um abraço,
Keila (K.)
Que lindas imagens! Excelente post.
ResponderEliminarParabéns!
Abraços,
Lu
Olá José!!
ResponderEliminarO meu amigo- quando a falte de tempo se faz por muito estudar, dou força e se precisar assino.
Um forte abraço e apareça sempre que puder!
Vinicius.
Oi Jose!
ResponderEliminarQue bom que esta de volta e mais aliviado com os estudos.Tomara que tenha saído tudo como planejado!
Obrigada pelas dicas la no blog!
Bjs.
Obrigada José pelos votos de felicidades no meu aniversário. Te ofereço meu carinho.
ResponderEliminarObrigada!!
Carla
tudo continua muito perfeito por aqui !!!
ResponderEliminaré sempre bom ter pessoas que entendem meras palavras do acaso que por acaso não são em vns
Meu amigo, nem precisava dizer que adorei o blog.
ResponderEliminarAs imagens falam por se só.
Abraço
José um dia encontrará seu amor em um vôo rasante.
ResponderEliminarBeijos e bom dia!
Carla
ola Jose, bom dia, passeando pela net encontrei teu blog, adorei a experiencia de vida, as fotos, desejo para vc saude.
ResponderEliminarAna Pierri
Olá, para quem gosta de um café como eu é bom demais recordar, porém só no imaginário, nunca vi uma planta de café, mas sua narrativa é tão riquíssima em detalhes que pude me transportar no tempo e perceber o perfume das flores, o aroma do café, acompanhar a transformação do fruto verde em vermelho...Parabéns!, demais mesmo!
ResponderEliminarMagnifico fotos, africa nostalgia, Saluga del Belgica
ResponderEliminarVisita mia blogspot katanga links sitos ex expats
http://passionretrieverpets.blogspot.com/