Estes são os Blogues dos que amam Angola

Estes são os Blogues dos que amam Angola
Carreguem com o rato nesta imágem

Musica

segunda-feira, 24 de maio de 2010

China, nova colonizadora de toda a África.

Ciquem neste Link. http://www.mpdaangola.com/ pesquisem bem e vejam, seguranças chinezes, canibais, já mataram e comeram cerca de 400 homens Angolanos.
..................................................................................


De: Nela de Kandados



Está mau, Angola tem o rabo preso com a China, e estes não perdoam nada,não falo dos pobres chinetocas que para ai vão trabalhar, esses não recebem nada,
A China envia para Angola, prisioneiros das suas cadeias superlotadas e outros dissidentes contra o regime, assim limpa a china de pessoas para eles indesejáveis, obrigando-os a trabalhar dia e noite sem terem de se ocupar deles, acontece o mesmo pelo menos no Dubai, em outros lados não sei, mas vi uma reportagem muito boa na BBC acerca disto, e os pobres ainda estão contentes pois na China viviam muito pior, e como toda a genta sabe eles não respeitam nada, devastam os mares africanos de peixe fazendo razias deixando os pobres pescadores sem alimento, e investem os mercados com materiais de contrafação a todos os niveis, espero bem que na construção dos inumeros prédios em Luanda vistoriem os materiais, para não haverem acidentes daqui a uns anos, ainda por cima tiram o trabalho aos naturais que tanto necessitam de emprego, mas a culpa não é dos pobres que para ai vão, coitados, mas dos dirigentes desse belo pais,que quer comquistar o mundo e todos os meios são bons e quando há petróleo e diamantes no ar, eles dão tudo pois depois recebem a dobrar. Coitados dos paises que caem nas suas maõs ficam endividados para a vida
..................................................................................


De: José Sousa de Kandandos



Oi pessoal do "Kandando", espero que estejam todos de boa saúde e que continuem com este Espírito de boa vontade para falar de uma coisa que é tão complicada. Eu sinceramente... primeiro tenho de agradecer ao Cazimar por nos manter informados sobre Angola, terra do nosso coração. Depois tenho que dizer que, a Nela tem razão, muita razão no que diz. Só vou acrescentar ao que ela diz o seguinte: "Culpado de tudo é o José Eduardo dos Santos, família e Capangas". São eles que roubam e assinam acordos com os larápios! Coitados dos que tiveram a família na Guerra, os que perderam famílias não tem direito a uma migalha do bolo. Aqueles que nem sequer estiveram na guerra, que nem sequer sabem o que foi lutar pela Independência, esses, comem tudo e não vai restar nada. Os verdadeiros fiéis à pátria vão ter que viver, num futuro muito próximo, sob a colonização chinesa. Tenho pena dos meus Cambas! Pois, tal como eu, inspirava-mos uma Angola independente, democrática e com direitos iguais.
Pena, né?

Kandandos

Uma chega para quem ainda é muito verde, com falta de maturidade.

Lixo nas Caldas da Rainha-Portugal
Resposta para a pessoa que deixou um comentário na minha mensagem "Tradições nos meus Cambas". Bem como vejo que tem pouca procura e de pouco interesse o que escreve, pois nas ultimas 9 postagens ainda ninguém fez um comentário, porque, acho que, tal como este, das caldas, não é necessário um blog para informar, pois se eu quiser saber da história de qualquer cidade do mundo, encontro tudo na Net. Por isso só entrei para lhe fazer ver o seguinte: Pessoa com a sua mentalidade é que dão cabo do planeta...aqui fica primeiro o seu comentário no meu blog: "Para quê andar léguas a pé se têm tanta gasolina? para Quê cavar de enxada Se já existem tantas máquinas? Para quê ter filhos e mais filhos para depois abandonar a tristes sortes? Para quê batuques agressivos se há músicas tão harmoniosas? Para quê fazer cócó nas praias em vez de usar os sanitários? Para quê lixo aos Montes nas ruas em vez do queimarem. Porque não duches mesmo que colectivos? Há TRADIÇÕES BONITAS È É BOM CONSERVÁLAS. Mas as outras? As de primitivos... Essas NÃO… Aproveitem a EVOLUÇÃO com menos poluição. Aproveitem AS BARRAGENS E A ENERGIA SOLAR". Agora, vou-lhe dizer que: já vivi e conheço muito, tanto na selva como nas cidades. Agora uma coisa é certa! Existe muito mais porcaria e falta de higiene no meio das cidades, vilas e aldeias desta civilização, do que lá na selva. lá a natureza se encarregava de purificar tudo. O ar, a água, os alimentos a paz e o amor. Parabéns pela forma de pensar e sentir, mas acho que você está muito longe da realidade. Foram 14 anos sem precisarem de andarem em farmácias, mas, aqui todos recorrem a elas. Porque? Porque o homem, com a ganância de coisas artificiais, veja lá se cresce e mude de mentalidade...

Nota: Nota só quantos erros você dá no que escreve!!!

Fique bem

sexta-feira, 21 de maio de 2010

É isto que faz meu coação chorar... "Vem Deus e poem a sua mão!"

Atualmente, o volume de receitas com a venda de petróleo e de empréstimos garantidos pela extracção de petróleo é basicamente razoável, mas milhares de crianças são deixadas à mercê da ajuda alimentar financiada pelas Nações Unidas. Uma criança morre em cada três minutos de causas inteiramente preveníveis – 480 por dia. Queridos irmãos Angolanos, o sol quando nasce é para todos, mas o homem da gravata quer o sol só para ele. Abram os olhos, já é tempo de mudança, o voto é a melhor arma para acabar com a corrupção. As riquezas de Angola são dos fiéis Angolanos. Acabem com essa corja de gatunos. No dia do voto vão todos, mas votem contra esse gatuno da gravata para o bem dos meus Cambas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tradições nos meus "Cambas"


Os portugueses estiveram em Angola cerca de 500 anos. Eu, estive lá, como muita gente que lê os meus blogues sabem, nos anos 60 e metade dos anos 70. No entanto, segundo apreciei com meus olhos, é que sempre incentivaram os nativos de Angola a continuarem a ter as suas tradições de origem. Tradições, essas, que sempre dei e continuo a dar muito valor. Um povo, tem, desde séculos, as suas tradições e penso que não pode, ou não deveria haver um outro povo que tentassem substituí-las, não!!! Não concordo com essas. Eu falo disso, porque tal como tem acontecido em Portugal, também em Angola, actualmente, os jovens estão-se deixando influenciar por culturas e tradições que vem do Brasil, china, Europa e E.U.A. (confirmem no You Tube). É uma pena isto acontecer, pois eu vivi, como todos já se aperceberam, no mato, na selva, na savana, no lugar do Amboim-Kwanza-sul, e uma das coisas que ficou enraizada em mim foi as tradições dos meus “Cambas”. O Xinganche (um homem vestido com Capim e mascarado), a Batucada, o Semba (tipo de musica), o Feiticeiro (Bruxo que faz feitiço), o Soba (o Homem que ditas as leis e toma as devidas medidas na aldeia), o Quimbanda (Curandeiro). Depois tem o artesanato; o artesanato, faziam de tudo, desde panos, até peças feitas, com tanta sabedoria, de pau, de marfim, de chifre, até o capim (erva) servia para fazerem Quindas (cestos) lindos. Penso que os trabalhos artesanais dos africanos são lindos e inigualáveis. Havia, ainda, aqueles sinais feitos de uma Sanzala para a outra a 3, 4 ou 5 quilómetros de distância, através de grandes Bombos ou através de toques feitos por uma corneta construída de um grande chifre. Esses sinais, até poderiam serem o meio de comunicação para saberem que amanhã haverá ali uma dança, ou que iriam á caça, ou que precisavam de socorro do Quimbanda etc. etc. Enfim… são estas e muitas que me está na alma e não aceito que acabem com estas tradições, do país que tenho no coração.

Mucanda da minha amiga Helena

Canjala-Kwanza Sul



De: Helena

Luanda, 20 de Maio de 2010

Oi José, estas foram as primeiras fotos que eu tirei na Canjala a caminho de Benguela. A Capelinha à época estava mais bem conservada do que hoje é uma pena pois sempre que ali passo recordo com saudade uma das minhas antigas colegas de internato que era oriunda desta localidade, os seus pais também tinha uma fazenda por sinal com o nome dela fazenda Maria Manuela, as saudades apertam-me imenso quando ida de Luanda entro na província do Kwanza Sul na linha divisória que é o rio Longa a norte de Porto Amboim, recordo-me duma colega que já não está entre nós e que era nata da Conda os Pais tinham também uma roça de café o apelido dela era Moreso de parte de Mãe e do lado paterno Abrantes Sampaio, foi minha colega de internato durante algum tempo e da qual guardo as melhores recordações. Há lembranças que nos perseguem durante a vida e esta minha colega é realmente uma dessas pessoas que muito marcaram a minha vida na adolescência, e sempre que piso território do Kwanza Sul ela está sempre presente em meus pensamentos. Conheci no Sumbe durante uma das minhas permanências em trabalho um hóspede do hotel Sol Nacional que ao abordar com ele este episódio me dissera que era positivo porquanto as recordações eram demasiado fortes e transportavam uma carga positiva que me dava uma sensação de paz interior bastante forte.

Não sei se já passastes algo semelhante pois todos nos que tivemos uma infância vivida em fazendas comungamos todos as mesmas brincadeiras, as mesmas passagens fosse no Kwanza Sul ou Kwanza Norte no meu caso o dia-a-dia da fazenda era igual quer na época da colheita do café quer na época da capina nas tongas. Adorava ver as fogueiras no fundo do terreiro à noite com o luar a brilhar, Ver os pirilampos passarem e quantas vezes nos diziam que eram o maiambolas os espíritos que estavam a passar.

As fogueiras afugentavam a bicharada pois a presença das onças por perto era frequente mas havia espalhadas na proximidade da nossa casa várias armadilhas onde muitas caíram quando, elas, vinham tentar apanhar algum cão como o fizeram algumas vezes até uma vez chegaram a entrar dentro de nossa casa onde levaram uma cadela mesmo debaixo dos pés de minha Mãe, parece inacreditável mas é verdade só quem não viveu é que não acredita.

Resposta:
Querida amiga Helena, não tenho palavras para descrever o que dizias na tua mucanda. Tudo aquilo eu vivi e ao ler o que falavas os meus olhos encheram-se de Lágrimas. Se fores ao meu Blog verás que tem uma mucanda tua e a resposta. "Amo Angola" e aqui tão distante só eu e Deus é que sabe o quanto sofro. Vai continuando ligada a mim porque assim estás a dar um contributo para que este meu Blog "Angola eu te amo" continue bem vivo e falando mais e mais do Kwanza sul onde ficou meu coração.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resposta a uma amiga virtual em Angola


Mais um para alegrar o seu dia, o meu já iniciou pois aqui o trabalho começa mais cedo do que aí mas isso não está em causa o que interessa é que nos sintamos bem. Tudo de bom para si e seus.
Sempre que posso dou uma espreitadela no “Angola eu Te Amo” e vou ver se arranjo um pouco mais de tempo para comentar devo dizer-lhe que este último de que fala, dos seus melhores dias aqui passados, confesso-lhe que até chorei, pois você viveu na integra de alma e coração toda a vivência típica de uma fazenda, eu também vivi e apesar de me manter em Angola recordo com imensas saudades aqueles tempos. Agora, o Mundo está mudado a globalização tem os seus aspectos positivos mas também os tens muito, muito negativos, em especial no tocante aos valores morais! Actualmente as pessoas valem pelos bens que possuem ou que ostentam e não pelos seus actos! É triste mas é um facto, e refiro-me com uma certa desolação, pois é um mal que afecta o mundo inteiro, e tenho receio que parte desses valores, no interior, também se vá perdendo com o acesso às parabólicas, à Net, os celulares, enfim tudo o que não tínhamos na nossa infância e adolescência, mas era-mos mais mas mais felizes.

Por agora termino enviando-lhe um forte Kandando da cidade da Kianda… Vá dando notícias.

....................................................................................................................................................................

Querida amiga Helena, Antes de mais quero-te agradecer o material que me tens mandado. Depois quero-te agradecer por tudo o que dizias em relação de hoje em dia as pessoas se estão transformando derivado á “globalização os valores morais não existem mais, as parabólicas, Net, telemóveis, estão estragando as pessoas”. Tudo o que escrevo n "Angola eu te Amo", é um sentimento tão grande que existe em mim, porque vivi num tempo em que não existiam essas coisas e nós era-mos todos muito mais felizes. Não é por acaso que tenho o meu outro Blog "Queriaserselvagem", não!!! Tudo nesses dois blog's tem a ver, o primeiro, pelo facto de amar Angola e lá ter vivido os melhore dias da minha vida, onde todos, os mais velhos e criançada, se sentiam felizes. Principalmente era assim por todo o Amboim. O outro, tem a ver com a revolta da ganância do homem, de terem feito a globalização, de tal forma que leva a que os valores morais, na terrinha do meu coração, vão deixar de existir. É triste, e ninguém se interessa pelo seu semelhante, tudo por causa de coisas, corrupção em grande escala, a pobreza surge de tal forma como nunca existiu, e no fundo só servem para dividir os homens. Aqueles anos 60 e 70, não mais irão existir no meu Amboim, no meu kwanza-sul, na minha Angola, onde as crianças de pés descalços, e eu era um deles, sorriam de tanta felicidade que a mãe natureza nos dava.
Fica bem, Angola sempre, continuarei a escrever e a empenhar-me no Blog "Angola eu te amo", porque é aí que tenho o coração e gostaria de ver toda a criança viver sempre com o seu sorriso inigualável.
Um beijo

terça-feira, 18 de maio de 2010

A Face oculta

A Angola que a nossa comunicação social não mostra.
Claro que é obrigatório ler …
Um país muito rico onde a exploração se sente. Aqui se vê qual é o papel das multinacionais e das elites nacionais.
Isto é que deve chocar os humanos, a exploração desenfreada do homem pelo homem.
Não me falem dos animais e muito menos de animais de estimação. A obrigação de qualquer ser humano é , antes de mais , ajudar qualquer ser humano em dificuldades .

domingo, 16 de maio de 2010

Os melhore dias da minha vida (Janeiro de 1962 a Junho de 1975)

Os cafeeiros
As Holo-holo (Trotinetas)

Fui feliz na minha juventude. Cresci junto de gente boa, gente com um grande poder de humanismo, eram os meus amigos de raça negra das selvas do Amboim. Não tive outros amigos, mas hoje, com 56 anos de idade, sinto que, em todos amigos que criei, aqueles foram os melhores. Para mim sentia-os como irmãos. Vivia com eles nas sanzalas, nos kimbos. Aquelas aldeias eram as nossas cidades. Eles construíam em madeira, com as suas habilidades, um veículo de 2 rodas e que era idêntico ao que é vendido hoje aqui e que é chamado de trotineta. Naquelas descidas de terra batida e vermelha, logo em frente à Sanzala da Cananguena - Lundo, lá iam todos em fila com esses veículos, chamados de “Holo-holo”, e a poeira no ar e a criançada gritando de alegria.
Ali, por todo lado existiam as roças, chitacas, lavras, arimbos de café. As lavras eram mais de milho, feijão, batata-doce, mandioca, jinguba, papaia, mamão, abacate, manga, banana, ananás, Sap-sap (fruta pinha), etc.
Às Sextas-feiras e Sábado eu com um gira-discos de marca Philips, movido a pilhas e com 2 colunas, fazia farra até às 2h. da manhã com a luz fornecida por um petromaxe. Aquela gente, de todas as idades, mexendo o mataco e roçando as suas partes genitais na perna do parceiro, dançavam o merengue, o semba, as mornas e coladeiras. Para alem dos vinis da bela música como o Brinca na areia do Minguito, Zé Viola, Duo Ouro Negro, Thinina, Bana, Cesária Évora, e os merengues da República Dominicana etc. também gostavam que eu passa-se o Calhambeque do Roberto Carlos. Aqueles cafécos da minha idade entre os 16 e os 20 anos, de seios bem erguidos, de minissaia e um quimono, mostrando as belas ancas e suas barriguinha dançava com erotismo, não havia tabus e punham a minha cabeça maluca.
Durante os dias da semana, os mais velhos trabalhavam nas roças ou nas lavras.
Era uma zona de muito café, e era espectacular o todo desenrolar daquela planta. Desde o nascer da flor que inundava a tonga com o seu perfume e se misturava com as manhãs de Cacimbo, até o grão passar a vermelho pareciam cerejas, depois era colhido e colocado em grandes terreiros para secar, no fim de estar seco era transportado para dentro de um Armazém onde existia uma gigantesca debulhadora com grandes correias e grandes polis, accionada por um tractor que ficava na parte de fora e fazia a ligação á descascadora através dum veio. O Café saía dessa máquina em tão grande quantidade que dava para encher um saco de 50 quilos em 3 ou 4 minutos. Esse café, desde sair da Tonga até ser transportado para o lugar que recebia, acho que era o grémio, era transportado pelas velhas Secania, Volvo, Bedford, e quando paravam lá ia o ajudante colocar um calço de madeira junto á roda. Havia ainda umas carrinhas Chevrolet, GMC, Ford, e os Land Rover, e JEEP, alguns eram postos a trabalhar por manivela. Que grande saudade daqueles tempos onde todos nós vivíamos com alegria, Liberdade, Paz e Amor… Foi os melhores anos da minha vida e é por isso que “Amo Angola”.



Vocabulário:
Sanzala, Kimbo – Aldeia rudimentar.
Roças, Chitacas – Fazenda de cultivo de Café.
Arimbos – Lavras onde se cultivava todo o género para alimento.
Farra – Baile.
Mataco - O traseiro, rabo, nagdas.
Cafécos – Moças da idade dos 14 aos 25 (se focem solteira).
Quimono – Género de um Blusa mas curta de forma a ver-se a barriga.
Cacimbo – Nevoeiro denso provocado pela floresta virgem.
Terreiro – Era um terreno do tamanho de um campo de futebol, de terra batida, género de Eira.
Tonga – Era o nome que se dava dentro das roças de café que tinham sombra produzida por arvoredo secular.

sábado, 15 de maio de 2010

Uma pergunta ao Governo Brasileiro!!!


"NEGRO"


O político mais poderoso do mundo é negro...

E o líder da oposição (Partido Republicano) também é negro.

A mulher mais rica e influente nos media é negra.

O melhor jogador de golfe de todos os tempos é negro.

As melhores jogadoras de ténis do mundo também são negras.

O actor mais popular do mundo é negro.

O piloto de corrida mais veloz do mundo é negro.

O mais inteligente astrofísico na face da terra é negro.

O mais próspero cirurgião cerebral do mundo é negro.

O homem mais rápido do mundo é negro.

....POR QUE NO BRASIL
ELES AINDA PRECISAM DE COTAS?

ONG em Benguela

Notem como se vive em Benguela. Negro e Branco lado a lado, na finalidade de fazer dessa terra um local onde todos vivam em paz, amor e egual sociedade... orgulho-me com isso.

ONG "Cruz Azul" reabilita 248 tóxico-dependentes

Benguela – 248 tóxico-dependentes foram reabilitados em 2009, na província de Benguela, pela Organização não Governamental Angolana Cruz Azul (CAA), por forma a promover a sua reintegração social.

Segundo o director-geral da instituição, Castilho Singelo, os mesmos foram reabilitados através da reeducação cristã e social, para desencorajar o consumo desregrado de bebidas alcoólicas e outras drogas, como o cigarro.

Explicou que os cidadãos foram igualmente integrados no mercado de trabalho, por via do Programa de Geração de Emprego.

Castilho Singelo acrescentou que alguns recuperados são provenientes de diversas províncias do país, particularmente Benguela, garantindo que outros tóxico-dependentes, sobretudo jovens, ainda se encontram em reabilitação.

A ideia é reinseri-los este ano no meio social e familiar.

A par disso, notou que 360 mil cartilhas educativas sobre as medidas de prevenção contra a malária, cólera, VIH/Sida, tuberculose e drogas foram distribuídas nos mercados informais, nas igrejas e escolas.

Disse terem trabalhado ainda na sensibilização dos automobilistas para cumprirem com as normas do código de estrada, evitando o álcool na condução.

De acordo com o responsável, a ONG também dedicou especial atenção à realização de palestras em unidades militares, para sensibilizar os agentes das consequências negativas do álcool e de drogas.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Porto Amboim


Porto Amboim é uma cidade portuária de Angola com uma população de 65.000, que compreende uma área de 4.638 km ². É conectado por um isolado 123 km 610 milímetros estreitos ferroviários Gabela, Embora fechado em 1987 devido à guerra civil e ao abandono da maioria das plantações de café, a maior fonte de receitas da Gabela. Originalmente Porto Amboim era conhecido como Kissonde, uma pequena vila depois colonizada em 1587 pelo Português nomeá-lo e depois Benguela Benguela Velha (Old Benguela), devido à criação de outra aldeia hoje conhecida como Benguela. Em 1923, o nome foi mudado para Porto Amboim.
Esta cidade era ligada á cidade da Gabela por um caminho-de-ferro onde circulava um comboio movido a lenha. Dois homens seguiam, de pé, entre a fornalha e a vagonete que transportava a lenha. Iam colocando lenha e mantendo a chama bem acesa para que a caldeira de água continuasse a ferver, tipo panela de pressão, para que, com essa pressão, empurrasse os pistões para cima e para baixo a fim de, através dos êmbolos, fizesse mover as rodas. Nas subidas teriam que dar força á fogueira, na descida teriam que, com um balde, atirar com água para a fogueira acalmasse e assim obrigaria o comboio a andar menos.
Lá subia e lá descia, por entre a floresta deixando para traz muito fumo, o comboio apitando e fazendo “Pouca terra Muita terra, Pouca terra muita terra… e toda a floresta, nas encostas dos morros do Amboim, sorria ao ver o Comboio (trem) passar. Nas aldeias, à beira da linha, toda a criançada corria para verem o bonito comboio passar. Piiiiiiiiiiiiiiiiiii Piiiiiiiiiiiiiiiiiii

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Diva das Morna e Coladeiras


Cesária Évora (Mindelo, 27 de Agosto de 1941), também conhecida como «a diva dos pés descalços», é a cantora cabo-verdiana de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular. O género musical com o qual ela é maioritariamente relacionada é a "morna", por isso também recebe o apelido de "Rainha da morna" (mesmo tendo sido bastante sucedida com diversos outros géneros musicais).
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora foi hospitalizada e submetida hoje à tarde a uma intervenção cirúrgica em Paris, na sequência de um problema cardíaco, disse hoje à agência Lusa a promotora da cantora em Portugal.
Segundo a mesma fonte, Cesária Évora, 68 anos, ter-se-á sentido mal domingo de manhã e hoje foi internada de urgência num hospital da capital francesa, onde foi operada ao coração.
A mais famosa cantora de Cabo Verde actuou sábado no Coliseu de Lisboa, num espectáculo intitulado "Vozes Africanas", em que também cantou angolano Bonga.
Digressão cancelada
Na sequência da hospitalização, já foram cancelados 20 concertos de Cesária Évora previstos até ao final de Agosto, disse a fonte da agência que representa a cantora em Portugal. Roménia, Suíça, Turquia, Bélgica, Polónia, Finlândia, Estados Unidos da América, Canadá, Itália, China, Grécia, Tunísia, França e Brasil eram os países onde Cesária Évora tinha concertos marcados. O primeiro espectáculo realizar-se-ia no sábado em Bucareste (Roménia) e o último deste grupo a 27 de Agosto em Belém (Brasil).

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um comércio no mato junto de uma Sanzala ou Kimbo


Os portuguese, que pençavam em ter a sua fazenda lá no mato e distante da cidade, faziam sempre por ficarem colados aos kimbos (Aldeias) de negros.

Instalavam-se muitas vezes em construções de planta e acabamentos rudimentares, que eram residência e loja ao mesmo tempo. Na residência, metiam a mulher e os filhos.
Na loja, uns barris de vinho, caxipembe, ao fundo do balcão para vender aos copos, algumas peças de pano, calças e camisas que vinha da América em fardos, espiras de onças de tabaco com 100 cigarros (Fracesinhos) que eram vendidos a vulço consuante a quantia que quisecem, petróleo para alumiar, peixe seco e farinha de milho, sabão, sal, açucar e outras bugigangas diversas, como missangas e pulseiras de latão — e com tudo isso, de manhã à noite, sem domingos nem feriados, negociavam com os negros: ou a lombongo (dinheiro) na mão, ou permutando a mercadoria com o milho, o feijão, o café, e a mandioca que cada um trazia da lavra.

Mas isto também acontecia com alguns negros que, também, já tinham as suas lojas, não só no mato como na cidade ou vila. Era assim em "Angola Minha".

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dedicatóra á terra mãe (Angola)


Angola geograficamente
É a rainha das nações,
Sua natureza tão pura
Nos invade os corações.

De pequenino a conheci
Por ela me apaixonei,
Quando a tive que deixar
Só eu sei o que chorei.

Me parecia com um filho
Quando perde a sua mãe,
Não a perdi só a ela
Mas os meus amigos também.

Tem potencia em riqueza
Para sustentar os seus filhos,
Todos desejavam a independência
Mas meteram-se em sarilhos.

Imagino aquela mãe
Ver seus filhos com fome,
Não lhes podendo valer
Seu coração se consome.

A Deus todos os dias
Peço que justiça seja feita,
Aos que estão no poder
Tem de ser feita uma colheita.

Seus filhos já sofreram
À procura da igualdade social,
A terra é de quem a ama
E todos terão de viver por igual.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

AQUI ESTÁ A VERDADE SOBRE O CASO MIALA, LEIAM BEM POR FAVOR

Bunker para os milionários

A pura verdade:

LEIA IMPORTANTE
Fui colaborador do SIE

AQUI ESTÁ A VERDADE, LEIAM BEM POR FAVOR

Meus irmãos, não vamos fugir do tema porque há quem quer desviar a nossa atenção. Vamos todos ler o que disse o académico e activista cívico, Justino Pinto de Andrade: "Miala foi acusado de ter preparado um golpe de Estado e era isto que nós queríamos que fosse esclarecido aqui, mas infelizmente a acusação não foi nesse sentido" Quem não conseguiu de ler, que volta a ler de novo e daí vou explicar como e porque Miala levou apenas 4 anos de prisão (Isto segundo os lambe botas do JES).

O nosso Miala, genuíno, teve de um lado a sorte de apanhar somente os tais 4 anos mas não fugiu àquilo que ele próprio disse: " Verríssimo disse-me que o Presidente da Republica havia lhe informado para eu ficar calado e quieto porque já não estamos naquele tempo de..."
A problema do Miala não tem nada à ver com golpe de estado nem insubordinação ou que mais que podemos pensar.

A realidade é esta: Como Director dos SIE, Miala solicitou ao PR a compra de aparelhos sofisticados que interferem nas conversas telefónicas para actualizar os seus serviços. O PR deu o seu aval. Chegaram os aparelhos e como não podia deixar de ser, solicitou ao vendedor, que se fizesse uma experiência para aprovar e confirmar a compra.

Dado o valor da compra, o vendedor aceitou e infelizmente, para Miala, neste dia, o teste foi a linha telefónica do seu rival, de sempre, KOPELIPA. Mas quem deu o número de Kopelipa, ninguém sabe. Estavam cinco chefes no tal gabinete de operações, os 4 actuais réus e o Verríssimo. O aparelho interceptou e gravou a conversa entre Kopelipa e "TONINHO VAN DUNEM". Tinha saído de Lisboa para EUA e disse ao Kopelipa que voltaria à chamar no dia seguinte às 16H00 para afinarem as conversas.

Até lá, tudo bem. Comprovaram o aparelho e Miala convoca uma reunião com os seus 4 colaboradores, no dia seguinte às 18H00, no fim do dia de trabalhos. Às 16H00, do mesmo dia, Miala acompanha, sozinho, a tal conversa entre Kopelipa e Toninho e ouviu coisas que não esperava; Oiçam bem: O PR está metido nos desvios dos bilhões de USD do contrato com a China. A família nobre está preparada em investir na construção de empresas em Luanda, especialmente na nova estrada entre Golfe e Cacuaco. Kopelipa assegurou o Toninho: "Não te preocupes que já ocupamos todos os terrenos da zona. Está tudo marcado para ninguém construir".

No dia da reunião, estiveram todos, excepto o Verríssimo. Esperaram 10 minutos e tomou a palavra o Miala que ao dirigir-se aos seus colaboradores disse: "O que ouviram ontem constitui um segredo do estado; ninguém pode levar esta conversa fora daqui como estipula os regulamentos da segurança do estado. Hoje, ouvi coisas que nenhum de vocês ouviu e temos de aconselhar o Presidente para mudar o seu comportamento; Temos de tomar medidas activas para o seu bem".

Na mesma ocasião, entra o Verríssimo que só ouviu a última parte: "Hoje, ouvi coisas que nenhum de vocês ouviu e temos de aconselhar o Presidente para mudar o seu comportamento; Temos de tomar medidas activas para o seu bem." Isto bastou para queimar os outros. Logo que acabou a reunião, precipitou-se e foi informar aos adversários de Miala que são: Kopelipa e Zé Maria e estes, na mesma hora ligam para o Presidente que já tinha acabado o seu trabalho para voltar pois havia um problema de vida ou de morte contra ele.

Ao voltar na cidade alta, ouviu o Vérrissimo e tomou as medidas que devia tomar. Foi dali que tudo começou a história e a verdade está aqui. Miala passou à ser uma pedra no sapato da família nobre pois até lá, ele (Miala) também não sabia da realidade do destino dos bilhões desaparecidas. Mas desde aquele dia, já soube o porque do silêncio do Presidente sobre o assunto e como não é da família pobre.

JES instaura uma sindicância contra Miala e dirigida por quem? Zé Maria e Kopelipa; Nomeia os substitutos do Miala no SIE; sabem quem são? Zé Maria e Kopelipa. Lhes deu a autoridade de fazer tudo para calar a boca do Miala. As invenções começaram na tentativa de golpe de estado; NÃO PEGOU; Passaram na tentativa de envenenamento do PR; NÃO PEGOU. Forma pensando e acabaram na tal de insubordinação e agarraram-se ali mesmo.

É por isto que o Juiz do STM foi aconselhado à não tocar no problema do golpe de estado senão Miala iria desbobinar tudo. Cada vez que Miala tocava neste assunto, Patónio ficava perplexo e para não assumir as consequências, mandou Miala para fora.

Tudo foi cozinhado e é por isto que não queriam a confrontação entre Miala e os seus rivais (adversários) palacianos. Estou escrevendo isto à partir da Europa porque em Angola, não podia por conhecer o sistema. Tenho muito à relatar por possuir a autorização dos condenados.

Meu irmão / minha irmã; és dos primeiros à conhecer esta verdade e como querem nos calar a boca para não divulgar a verdade, cabe-te à ti retransmitir estas verdades aos outros angolanos genuínos para começarmos à saber quem são os que nos governam e quais são as intenções deles. Tratam-se de 3 bilhões de dólares que o próprio Presidente da República não quer mandar investigar o desaparecimento duma dívida que o país (Angola) contraiu em que meia dúzia de pessoas querem beneficiar.

É com estes valores que a família do JES comprou bancos em Portugal e estão a inundar Angola, especialmente Luanda com Bancos privados; o nosso dinheiro, o dinheiro do povo. A Isabel, a Tchizé e outros, onde é que trabalharam na vida deles para comprar um banco que o governo português declarou em falência? Acordemos, irmãos pois o país está à ser vendido ou seja estamos à vender o nosso próprio país com o nosso silêncio. Olhem bem ou analisem bem isto: Em Angola de hoje, Angola monarca de JES, a economia está com a família (Bancos, Sonangol e TAAG); a segurança do país entregue aos primos; o parlamento, também a um primo analfabeto; para ludibriar os angolanos, nomeia um primeiro ministro fantoche que nem poder tem, nem plano para dirigir o país e como não bastasse, os verdadeiros angolanos estão à ser exonerados, nomeados para embaixadores afim de afastarem-se do sistema, e eliminados tranquilamente sob aplausos do próprio angolano porque sabem que a maioria é analfabeta e assim poderão bem controlar.

Agora, vem aí o pior, conforme disse o General Miala, "a intenção deles é re-colonizar Angola mas a minha posição não lhes oferecia tranquilidade para isto", querem obrigar os nossos burros deputados a votarem a lei constitucional à maneira deles onde eles têm tudo a ganhar e o Angolano, tudo a perder.

Nesta lei constitucional, caso for aceite, vamos entregar o país à bicharada. Será o nosso fim. Ele quer e pretende jogar melhor que Mobutu, deixar a família e as coisas bem seguras. ESTA HISTÓRIA DE ELEICÕES PRESIDENCIAIS INDIRECTAS, isto é o voto no parlamento pois será tão fácil corromper os burros dos nossos deputados e assim o país passará nas mãos da família nobre.

Irmão, por favor, balumuka e mande esta mensagem para mais angolanos a fim de estarmos todos em sintonia. Se guardares esta mensagem contigo é porque estás a favor da família nobre. Há 30 anos que está no poder, nunca fez nada para com o povo e não é agora que vai fazer algo. Não me digam é porque o país estava em guerra.

Esta desculpa da guerra deve acabar. Luanda não conheceu a guerra nem por uma semana. Aquilo foi apenas distúrbios de 3 dias mas que o próprio MPLA provocou pois sentia-se incómodo ao lado da UNITA armada. Mas já estamos em paz há 7 anos e José Eduardo dos Santos roubou mais em 7 anos do que em 23 anos. Já deram conta disto? Por isto, balumukeno!!! General Miala foi mau para uns e bom para outros. Não se pode agradar a todos, duma vez. Mesmo se morrer, pelo menos deixou-nos esclarecido sobre o tipo de governantes que temos e vamos, todos, reflectir.

Passem esta mensagem a inúmeros angolanos até chegar no próprio José Eduardo dos Santos para ter a consciência tranquila do que o povo Angolano já sabe das verdades sobre o caso Miala. Não se tratava de tudo quanto queriam nos fazer crer.

Kamoxi
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Olá amigo Kamoxi

Seja bem-vindo a este espaço "Kandandos Angola".
A questão que levanta, é muito pertinente. É uma questão política interna, das guerras também elas, internas, entre chefias militares, que no dever do seu cumprimento enveredam por outros caminhos, ao qual o povo desconhece e é altamente prejudicado. Chefias essas, que também manobram a imprensa, ao ponto do povo só ter acesso às informações que eles manipulam, resultante do elevado grau de analfabetismo apresentado por esse mesmo povo, que facilmente é manipulado.

Muitos angolanos, não estão motivados nem capacitados para abordar este tema, devido precisamente ao impedimento do acesso às verdadeiras causas de como tudo se processou.

Amigo, estamos a falar de Angola, onde tudo é possível, inclusive o impossível.

Continue a colaborar connosco.
Estamos juntos!

Abraços e kandandos

(nota: Veja o próximo vídeo. Infelizmente o nosso país, detentor de muitas riquezas, ainda continua a precisar das ajudas internacionais. Este facto antigamente, acontecia por causa da guerra. Actualmente, não existe guerra e continuam a ser necessárias ajudas internacionais. Eu pergunto: onde estão a ser investidos os capitais resultantes das receitas do petróleo? Não será, um desprestígio para nós angolanos e para quem governa Angola. Para mim estas situações são indicadores relevantes. Para outros, talvez sejam, irrelevante)

_________________
Cazimar

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Extorquidores de bens colocam o povo na miséria

Por: Nela de Kandando

Até dói o coração ver os filmes “Angola saudades de quem te ama I e II”, no primeiro pelo respeito que demonstram pelos seus queridos mortos, no segundo pela vida fácil e difícil que esses jovens angolanos levam, como é difícil viverem o dia-a-dia e em que condições miseráveis nem mesmo animais deveriam viver dessa maneira, e fácil porque adquirem maus hábitos para lhes facilitar viver, mas que deixa marcas profundas para o futuro. Penso que devem estar tão habituados a esse modo de vida que não querem ir para instituições, porque ai têm regras e eles não as querem cumprir, mas a sabedoria está nos que sofrem, já sabem ver o que está mal, talvez saia dai um novo líder.
Agora que contraste da maneira de viver dessas crianças e os imensos carrões topo de gama que se vêem nas ruas, Angola realmente é para os ricos, e ainda se confirma melhor no filme A caminho de casa, que belo condomínio, mas mais uma vez para quem pode, os ricos.....
E pensar que eu e os meus pais sempre vivemos no bairro da Cuca, numa rua sem asfalto e só podemos ter carro de segunda mão mas já usado ao fim de 15 anos de ai viver e tanta economia foi preciso fazer, éramos pessoas de bem, agora ninguém se mistura, as pessoas vivem em condomínios privados e fechados, parece que têm medo de ver a realidade angolana, pois lá dentro nas suas belas casas com todas as mordomias abstraem-se da verdadeira pobreza que os rodeia. Tenho pena que as coisas estejam assim, os contrastes são descomunais.

Por: José Sousa de Kandando

Sinceramente!!! Depois de ver os dois filmes "Angola saudades de quem te ama", fiquei desiludido e muito triste. Eu amo Angola a cima de tudo, mas, nunca no tempo em que lá vivi, no tempo Colonial, de 1961 a 1975, nunca vi um desequilíbrio tão grande entre pobre e rico! Não... não vi crianças sofrendo com fome e terem que andarem na rua a pedir! Não, não vi… todos tinha fartura de alimento e todos tinham direito a estudar, se não iam à escola era porque os pais, para não trabalharem, mandavam os filhos fazerem os biscates. Mas, fome! Isso era coisa que não existia em Angola. Também, como já alguém falou, quem comprava carro, ou seria usado, ou não seria um topo de gama. É muito triste o que se passa em Angola hoje em dia! Pessoas vivendo em altos luxos e outros comendo um pouco de arroz colocado num cartão por falta de prato e comendo com uma colher improvisada de cartão! Nunca isso existiu quando por lá vivi. E atenção! Eu vivi no mato, a 50 quilómetros da Cidade da Gabela, mas ia de vez em quando às cidades, à Gabela, Luanda, Huambo, Benguela, Sumbe, Porto Amboim, Lobito, Benguela e isso de miséria nunca vi. Lamento muito o que estão deixando acontecer em Angola. Ou se muda de governo, ou o verdadeiro patriota vai ser chupado, escravizado e miserável, por culpa do capitalismo estrangeiro e do José E. dos Santos e seus capangas. Eles é que são os causadores de toda a miséria e problemas. É um governo não legitimado pelos angolanos, verdadeiros patriotas. Um governo com uma politica 50 vezes pior da que existiu em Portugal de Salazar. Agora sei porque o MPLA lutava pela independência! Era para se apoderar do poder e extorquir a riqueza só para capangas e familiares e fazer de todo um povo, um povo miserável!!! É orrivel...

Por: Maria de Kandando

Que tristeza ver como está luanda!!!!!
Afinal luanda tem hoje a pura cara da africa, e como africana que é, é sinónimo de todas as outras cidades africanas.....desmazelo, sujeira, ruas que viraram mercearias falta de higiene, incompetencia e desordem em todos os lugares,vendedores ambulantes por toda a parte, maior parte de suas gentes maltrapilha e de baixíssimo nível .......palmeiras e jardins secos por falta de trato e tanta ignorância humana.....
Gente temos de acordar para a realidade!!!!!!!!Não pudemos mais ficar imaginando luanda como a 40 anos atrás!!!!!
Angola toda está com a cara da verdadeira africa miserável, corrupta e perdida!!!!
É triste mas é a realidade... Triste ver esses novos tipos de loja com cenário de lama e lodo bem na frente!!!!!
É a nova sobrevivência dessa pobre gente perdida que mais parece gado... mas em outros tempos pelo menos andavam bem higienizados e com melhor aparência....será que de tão perdidos que andam, esqueceram de tudo???
As imagens com a verdadeira realidade de hoje, que não gostaríamos de ver só nos chocam cada vez mais. É triste demais.... Na época colonial nada disso acontecia, ninguém morria de fome, nem criança alguma estava nessas condições.
Os que diziam ser "verdadeiros defensores" do povão e estão no puleiro vivendo com o maior luxo, viajando pelo mundo fora com incríveis mordomias e dando gorjetas polpudas aos garçons dos países por onde viajam, para darem a impressão que em angola está um paraíso, foram precisamente os primeiros que viraram as costas para toda essa população, marginalizando-os e excluindo-os de tudo.....
e no final de contas os colonizadores é que eram muito maus....
As imagens e videos de angola do presente dizem tudo, mostram a verdadeira face de santo dos "verdadeiros defensores" do povão... só precisam ser canonizados...O video em baixo, estão todas as razões pela qual o Bloco não quis receber o dito presidente de angola na viagem a portugal , nem precisamos comentar mais nada, a música retrata tb o descontentamento de grande parte da população.
Enquanto o sanguessuga ditador corrupto continua no poder mais de 30 anos violando, sabotando e enriquecenco cada vez mais assim como toda sua família, o povão continua na mais completa miséria...e morrendo de fome...
Doa a quem doer mas a brutal desigualdade social crescente a cada dia em angola bem como desrespeito total aos direitos humanos só não vê quem não quer....
é triste mas é a pura realidade...os videos mostram tudo...


Por: Ritinha de Kandandos


Realmente que imagens chocante para quem deixou para trás uma Luanda tão linda e limpinha!
Quem se atreverá a entrar naquele chiqueiro para fazer compras?
Aí na carrinha, eles vão bem trites. Será que a urnas leva morto?
Que coisa horrível.
Pobre Angola...pobre povo Angolano!

Por: Casimar de Kandados

A tua visão, é partilhada por muitos angolanos que se encontram, espalhados pelo mundo.No exterior de Angola. Só é pena, que os angolanos que vivem e sentem na pele diáriamente as dificuldades, gostem de ser «massoquistas» ao ponto de escolherem para orientar os seus destinos, os governantes que os maltratam.
Optam, pelo lamento e pelo sorriso, farra e bebidas. Desvalorizando a maior arma que possuem. Provavelmente desconhecem o elevado valor que o «voto» pode possuir no seu destino e do país. Deixam-se cegar pelas palavras do marketing político, e pelas ofertas de chapéus, camisolas, etc,. Enquanto os abutres, vão sacando as riquezas do país.
Vamos continuar o nosso trabalho.
Estamos aqui, para falar de Angola, para o bem e para o mal.

Por: Jaime Rodrigues de Kandandos

Pelas imagens que vi ,e pelo arrepio que me percorreu o corpo de alto a baixo,só posso dizer : como é que isto é possivel,uns com tudo e outros infelizmente sem nada.
Aquilo que sinto neste momento,é dificil de explicar por palavras, pois não consigo entender, de como os governantes desta nova Angola,podem ficar indiferentes a uma situação destas,pois agora, acredito que não deve de ser a unica,deve de haver muitas mais crianças,mulheres e homens a passar fome,a comer o pão que o coisa ruim amassou a viverem situações a que nós nem imagina-mos.
Ao meu ver, e isto sinceramente, me deixa com uma tristeza sem igual,pois esta realidade não é para mim,mas infelizmente, é a dura e crua realidade desta nova ANGOLA, e não, a realidade que os pomposos politicos pintam e se envaidessem.
Resumindo em poucas palavras: A NOVA REALIDADE DE ANGOLA (que um dia foi minha tambêm).
Que Deus ajude todas as crianças,mulheres e alguns homens de ANGOLA.

Por: Xana de Kandandos

amiga casimar e isso mesmo eles gostam do desleixo e isso e a fachada de eles todos
ricos e pobres.
So aparencia e incompetencia...
Se eles fossem competentes e bem formados nao havia tantos estranjeiros a trabalharem na nossa terra.
Eles culpam a guerra mas ja antes era assim com a guerra, piorou porque desleixaram a educaçao, tenho pena dessa gente, mas se eles escolheram assim eu estou errada por ter pena deles.
Nao acha amigas e melhor nao falarem mal tem gente que nao gosta e fica mal disposta. Ainda bem que tem pessoas corajosos como esse senhor que coloca o filme para todo mundo ver que a nossa terra nao esta nada bem e que o povo e as crianças continuam a morrer por falta de casa comida saude. Eu fico mal disposta e revoltada por ver que na nossa terra os sonhos do povo sao uma ilusao dos governantes e dos que tem muito dinheiro.

Vou embora

Isto doi... Nunca pensei que os Angolanos queriam a independencia para viverem em tamanha miséria e lixeira. Meu Deus... põe a mão nos verdadeiros filhos de Angola! Por favor... eles não merecem que os ocidentáis, com o apoio de José Eduardo dos Santos, estejam esturquindo toda a riqueza de Angola deixando os verdadeiros filhos em tamanha miséria. Nunca assim viveram no tempo colonial!!!


sábado, 24 de abril de 2010

É mais fácil nos por na capa de Jornal que nos ajudar!

Este artigo é do meu fiél amigo em Benguela (Guy Rodrigues)



Notem só, esta criança, não tendo um telemóvel verdadeiro, constroi um de barro. O seu sorriso, é um sorriso de felicidade e lindo que só existe estampado na face de quem é pobre. Estarão para sempre em meu coração.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

"This is beautiful! Try not to cry."

O conteúdo desta mensagem não é da minha autoria... mas não poderia deixa-la só par mim.


Ela deu um pulo assim que viu o cirurgião a sair da sala de operações.
Perguntou:
-Como é que está o meu filho? Ele vai ficar bom?
- Quando é que eu posso vê-lo?'
O cirurgião respondeu:
- Tenho pena. Fizemos tudo mas o seu filho não resistiu.
Sally perguntou:
- Porque razão é que as crianças pequenas têm câncer? Será que Deus não se preocupa?
- Aonde estavas Tu, Deus, quando o meu filho necessitava?’
O cirurgião perguntou:
-Quer algum tempo com o seu filho? Uma das enfermeiras irá trazê-lo dentro de alguns minutos e depois será transportado para a Universidade.
Sally pediu à enfermeira para ficar com ela enquanto se despedia do seu filho. Passou os dedos pelo cabelo ruivo do seu filho.
- Quer um cachinho dele?' Perguntou a enfermeira.
Sally abanou a cabeça afirmativamente.•
A enfermeira cortou o cabelo e colocou-o num saco de plástico, entregando-o a Sally.
- Foi ideia do Jimmy doar o seu corpo à Universidade porque assim talvez pudesse ajudar outra pessoa, disse Sally. No início eu disse que não, mas o Jimmy respondeu:
- Mãe, eu não vou necessitar do meu corpo depois de morrer. Talvez possa ajudar outro menino a ficar mais um dia com a sua mãe.
Ela continuou:
- O meu Jimmy tinha um coração de ouro. Estava sempre a pensar nos outros. Sempre disposto a ajudar, se pudesse.
Depois de aí ter passado a maior parte dos últimos seis meses, Sally saiu do "Hospital Children's Mercy" pela última vez.
Colocou o saco com as coisas do seu filho no banco do carro ao lado dela.
A viagem para casa foi muito difícil.
Foi ainda mais difícil entrar na casa vazia.
Levou o saco com as coisas do Jimmy, incluindo o cabelo, para o quarto do seu filho.
Começou a colocar os carros e as outras coisas no quarto exactamente nos locais onde ele sempre os teve.
Deitou-se na cama dele, agarrou a almofada e chorou até que adormeceu.
Era quase meia-noite quando acordou e ao lado dela estava uma carta.
A carta dizia:
-Querida Mãe,
Sei que vais ter muitas saudades minhas; mas não penses que me vou esquecer de ti, ou que vou deixar de te amar só porque não estou por perto para dizer:"AMO-TE".
Eu vou sempre amar-te cada vez mais, Mãe, por cada dia que passe.
Um dia vamos estar juntos de novo. Mas até chegar esse dia, se quiseres adoptar um menino para não ficares tão sozinha, por mim está bem.
Ele pode ficar com o meu quarto e as minhas coisas para brincar. Mas se preferires uma menina, ela talvez não vá gostar das mesmas coisas que nós, rapazes, gostamos.
Vais ter que comprar bonecas e outras coisas que as meninas gostam, tu sabes.
Não fiques triste a pensar em mim. Este lugar é mesmo fantástico!
Os avós vieram me receber assim que eu cheguei para me mostrar tudo, mas vai demorar muito tempo para eu poder ver tudo.
Os Anjos são mesmo lindos! Adoro vê-los a voar!
E sabes uma coisa?...
O Jesus não parece nada como se vê nas fotos, embora quando o vi o tenha conhecido logo.
Ele levou-me a visitar Deus!
E sabes uma coisa?...
Sentei-me no colo d'Ele e falei com Ele, como se eu fosse uma pessoa importante. Foi quando lhe disse que queria escrever-te esta carta, para te dizer adeus e tudo mais.
Mas eu já sabia que não era permitido.
Mas sabes uma coisa Mãe?...
Deus entregou-me papel e a sua caneta pessoal para eu poder escrever-te esta carta.
Acho que Gabriel é o anjo que te vai entregar a carta.
Deus disse para eu responder a uma das perguntas que tu Lhe fizeste,
"Aonde estava Ele quando eu mais precisava?"...
Deus disse que estava no mesmo sítio, tal e qual, quando o filho dele,
Jesus, foi crucificado. Ele estava presente, tal e qual como está com todos os filhos dele.
Mãe, só tu é que consegues ver o que eu escrevi, mais ninguém.
As outras pessoas vêem este papel em branco.
É mesmo maravilhoso não é!?...
Eu tenho que dar a caneta de volta a Deus para ele poder continuar a escrever no seu Livro da Vida.
Esta noite vou jantar na mesma mesa com Jesus.
Tenho a certeza que a comida vai ser boa.
Estava quase a esquecer-me: já não tenho dores, o câncer já se foi embora.
Ainda bem, porque já não podia mais e Deus também não podia ver-me assim.
Foi quando ele enviou o Anjo da Misericórdia para me vir buscar.
O anjo disse que eu era uma encomenda especial! O que dizes a isto?...
Assinado com Amor de Deus, Jesus e de Mim.
(vamos ver se Satanás consegue parar esta carta.)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Kibala é um município da provincia do Kwanza-Sul








Quibala ou Kibala é uma vila e município de Angola, na província de Cuanza Sul.
Tem 10 253 km² e cerca de 168 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município de Libolo, a Este pelos municípios de Mussende e Andulo, a Sul pelos municípios da Cela e Ebo, e a Oeste pelos municípios de Quilenda e Quiçama. É constituído pelas comunas de Quibala, Cariango, Dala Cachibo e Lonhe.
O concelho foi criado em 1944.
Actualmente a Quibala produz mandioca, cana de açúcar, milho, ginguba, banana, batata doce, repolho, alho cebola, abacate, abacaxi, feijão e sisal.
Novos Tempos Chegam a Quibala

Quibala, que foi elevada à categoria de vila ainda no tempo colonial, em 15 de Janeiro de 1974, é uma das localidades do Kwanza-Sul que mais sofreu durante o conflito armado, mas hoje, com a paz e estabilidade, começa a ganhar um novo cenário.

As acções, no âmbito da reconstrução nacional, são visíveis, segundo informação pelo Jornal de Angola, e constam da lista de prioridades definidas pelo governo da província, razão pela qual a sede do município já conta com novas infra-estruturas sociais, ligadas aos sectores da educação e saúde.
No sector da saúde, as autoridades sanitárias salientam o abastecimento de medicamentos essenciais que, garantem, melhorou significativamente, o que proporciona maior cobertura na assistência às populações.
Outro motivo de orgulho para os munícipes da Quibala é o número razoável do corpo clínico.
O chefe de secção de saúde em exercício afirmou, ao Jornal de Angola, que trabalham no município quatro médicos, um técnico médio e 130 técnicos básicos.
A Quibala tem um hospital municipal e oito postos médicos.
O sector da Educação também está em crescimento, dispondo de 68 salas de aulas em funcionamento na sede, na periferia e nas comunas, para atender os vários subsistemas de ensino no município.
O sistema de iluminação pública é assegurado por um gerador de 306 Kva. Para um abastecimento normal decorre o processo de renovação da rede eléctrica nas zonas urbanas e peri-urbanas.
A reabilitação das vias rodoviárias decorre a bom ritmo, estando em curso obras de reparação nos troços entre a sede municipal e as comunas do Cariango, Lonhe e Ndala Kachibo.
A sede do município da Quibala beneficiou, em 2009, de obras de alcatroamento das principais ruas, reabilitação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável.
As operações bancárias no município da Quibala num passado recente quase que eram impraticáveis, devido a inexistência de agências. Hoje, há duas, uma das quais construída de raiz. O sector do comércio ainda está aquém das expectativas das populações, tendo em conta a pouca agressividade dos comerciantes.
Muitos investimentos do sector privado, o que pode aumentar o volume de negócios.
O município da Quibala é privilegiado, por ser o elo de ligação entre Luanda e o Planalto Central.
A Quibala tem muito a oferecer aos transeuntes, logo que sejam explorados os locais de interesse paisagístico e turístico.
Para o presente ano e no quadro do programa do fundo à gestão municipal, a administração da Quibala vai implementar vários projectos sociais, com acções viradas para a aquisição de equipamentos para suportar o saneamento básico, construção da residência do administrador comunal de Cariango, primeira fase da reparação de passeios e lancis e manutenção da rede de distribuição de energia eléctrica. Para suportar os encargos, em Dezembro de 2009, recebeu quase 86 milhões de Kwanzas
O executivo de Fernanda Cabral pensa acelerar o desenvolvimento do município, com a colaboração do sector empresarial privado e das populações.
Segundo Fernando Cabral, vai levar a vila da Quibala à dimensão que merece. “Em todos os domínios, com destaque para a dinamização do ramo do turismo, construção de infra-estruturas sociais e industriais, habitação e outras que vão conferir dignidade aos munícipes”. Fernanda Cabral mostrou-se optimista quanto à resolução dos problemas sociais que afligem as populações, tendo em conta as várias acções do sector privado, que estão a ser desenvolvidas no município, com destaque para os projectos “Procana”, “Aldeia Nova” e “Terra do Futuro”. A fome e o desemprego, sublinhou, têm os dias contados.
A administradora pediu aos empresários que se empenhem, cada vez mais, na oferta de bens e serviços às populações da região.
Administrativamente, o município está dividido em quatro comunas: sede, Cariango, Lonhe e Ndala Kachibo e um sector administrativo de Katofe.
A Quibala tem 10.800 quilómetros quadrados e 142.248 habitantes.
A região, potencialmente agrícola, é considerada um dos celeiros da província, potenciando os mercados do Amboim (Gabela) e de Luanda, com produtos localmente cultivados, como milho, feijão, batata rena e doce, jinguba e abacaxi.
A administradora municipal da Quibala, satisfeita com as obras que vão dar um novo visual à vila, agradeceu os esforços do Governo que “tem realizado importantes acções para satisfazer as inúmeras necessidades das populações” e retirar a circunscrição dos escombros resultantes do conflito armado.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Porto Amboim - Kwanza Sul


Porto Amboim é uma cidade e município da província do Cuanza Sul, em Angola.
Tem cerca de 137 mil habitantes e 3 646 km². É limitado a Norte pelo município da Quiçama, a Este pelos municípios de Quilenda e Amboim, a Sul pelo município do Sumbe, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. É constituído pelas comunas de Porto Amboim e Capolo.
No local da actual cidade existia uma aldeia chamada Kissonde. Os portugueses tentaram colonizar a região em 1587, fundando uma povoação com o nome de Benguela. O povoado foi abandonado pouco depois e reconstruído no local onde hoje se situa a cidade de Benguela. Em 1771 os portugueses voltaram ao local original e ergueram a povoação de Benguela Velha, actual Porto Amboim. Em 1870 surge a primeira freguesia civil e em 1912 é instalado o município. Em 10 de Setembro de 1923 Benguela Velha é elevada à categoria de vila com o nome de Porto Amboim. Em 15 de Janeiro de 1974 passou a cidade.
Porto Amboim era o Porto e Estaleiro naval do Amboim. Era o local de escoamento do Café produzido nas serras do Amboim. Era ligado á cidade da Gabela por uma linha férrea e que passava entre a selva que cobria os cafeeiros no local do Congulo com paragem no Chindinde e que eu via passar todos os dias. Com o seu «pouca-terra muita-terra, pouca-terra muita-terra» e apitando fazia com que os garotos e crescidos se juntassem para o ver parar ao chegar, ao Chindinde, para descarregar e carregar passageiros. A sua máquina era a vapor produzido por lenha colocada na fornalha, e os vagões construídos de madeira com cobertura de chapas de zinco.
Ai que saudades eu tenho da minha adolescência!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kissonde

A formiga kissonde é avermelhada e carnívora. Na savana ou na selva caminhavam todas juntas formando um comboio com cerca de cinquenta metros de comprimento e quinze centímetros de largura e era formado por milhões de indivíduos. Se entrassem numa capoeira matavam e devoravam todas as galinhas ou coelhos que lá houvesse.
Se alguém tivesse o azar de adormecer na floresta ou savana, e por vezes acontecia por terem bebido uma bebida chamada “Morufo”, bastante alcoólica, que era seringada da Palmeira, e se fosse atacado por essas formigas, só lhes restariam os ossos. Um dia os meus amigos fizeram uma peripécia a um trabalhador da EIP (Electricidade Industrial Portuguesa), que havia chegado á pouco de Portugal. Ele desejaria muito ver um veado, um animal da família das Impalas, e então eles levaram-no á savana. Foram-no encaminhando até chegarem ao pé de um carreiro dessas formigas. Quando lá chegaram o homem foi conduzido até ao lugar onde passavam. Após pisar no carreiro, das malditas formigas, elas subiram-lhes pelas pernas a cima começando a morder-lhes de tal forma que ele gritava e teve de se atirar ao rio que ali passava porque só assim é que se livrava delas.

domingo, 18 de abril de 2010

MINHA QUERIDA MÃE


A consoada da noite de Natal tem o propósito de unir os laços familiares. Serve para uni-los em paz e amor.
Como você, minha querida mãe sabe, eu nunca pactuei com o facto, de nessa noite, haver troca de presentes. E muito menos quando os mesmos vêm de mãos de gente hipócrita. Para mim, os presentes não tem qualquer valor, mas a cinceridade, o relacionamento que tudo poderemos fazer para nos levar á fidelidade sim.
A palavra “AMOR” é pequena mas representa tudo o que é preciso, não só na noite de Natal, mas em todos os dias da nossa vida. Ninguém pode, ou deve pensar que, só porque nos pode ser prestável com bens materiais, já pode transpor essa palavra “AMOR”.
AMOR é aceitar que os outros vivam a vida da forma como mais desejarem, e aceitarem os outros para que eles nos aceitem a nós.
Só “Deus” sabe se voltarei a passar a Noite de Natal junto de si minha querida mãe, mas, seja como for, perto ou afastado, estará sempre presente no meu coração.
O filme da minha vida sempre teve e terá, a minha mãe, como Rainha das Mulheres.
Se pudesse pedir e receber um presente do Pai Natal, pedir-lhe-ia uma máquina que possibilitasse manter a amizade, a saúde e a felicidade de todos os que amamos.
Um grande beijo, um santo Natal e que Deus a ilumine.

Há uma rosa que amo
E nunca queria perder,
É a minha querida mãe
Que um dia me fez nascer.

Ao teu lado minha mãe
Sinto-me um homem feliz,
Se alguma vez a ofendi
Foi porque não soube o que fiz.

Do seu filho: Zé Sousa
24/12/2008